Você entende a influência da Taxa de juros Selic na economia?

Você entende a influência da Taxa de juros Selic na economia?

Muito se fala no noticiário sobre a taxa de juros Selic. Realmente essa é a taxa de juros mais importante da economia brasileira. Mas você sabe por que ela é tão importante?

Este artigo vai explicar o que é a taxa de juros Selic, como ela influencia na economia, quais os investimentos atrelados a ela, a importância das projeções dessa taxa e como ela impacta seus investimentos.

O que é taxa de juros Selic

De acordo com a definição do Banco Central do Brasil, a taxa de juros Selic “é taxa média ajustada dos financiamentos diários apurados no Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic) para títulos federais”.

Em outras palavras, é a taxa média das operações realizadas no Sistema (Selic).

Qual é a influência da taxa de juros Selic na economia

Para atingir a meta de inflação de 4,5% ao ano, o governo precisa adotar medidas para frear o avanço dos preços. E a principal ferramenta para isso é usar a taxa básica de juros da economia.

O Comitê de Política Monetária (Copom) é quem define a meta para a taxa Selic. O Banco Central atua no mercado financeiro comprando e vendendo títulos públicos para conduzir a taxa média das operações à meta do Copom.

Veja: se o Copom elevar a meta para a taxa de juros Selic, o Banco Central precisa influenciar nas transações do mercado financeiro de modo a atingir essa meta. Então, as taxas praticadas no mercado ficam também em patamar mais alto, seguindo a decisão do Copom. Os juros mais altos reduzem o crédito para o público e isso contrai o consumo. Segundo a lei da oferta e demanda, esse processo conduz os preços para baixo, controlando a inflação.

Essa dinâmica influencia também no nível de emprego.

Seguindo o caso anterior, uma redução no consumo para frear a inflação impacta também negativamente na economia gerando desemprego. Isso porque o consumo menor obriga algumas empresas a cortar funcionários ociosos, ocasionando desemprego.

E a interferência da taxa de juros Selic nos investimentos financeiros

A influência direta da taxa de juros Selic ocorre sobre os investimentos atrelados a ela. Esse é o caso do título Tesouro Selic 2021 (LFT). Caso o Copom eleve a taxa básica, o rendimento da LFT será maior, que é o contrário que a maioria das pessoas imagina.

Indiretamente, a taxa de juros Selic também influencia a Poupança e outros títulos de renda fixa.

No caso da Poupança, sua rentabilidade é de 0,5% a.m. + TR (Taxa Referencial) se a taxa Selic for maior do que 8,5% a.a. Caso a taxa Selic seja inferior a 8,5% a.a., a remuneração da poupança será de 70% da própria taxa Selic.

As taxas do Certificado de Depósito Interbancário (CDI) caminham com a taxa de juros Selic, historicamente. Como essas taxas têm variações comuns, uma subida na taxa básica vem acompanhada de alta na taxa do CDI.

Seguindo essa linha, muitas vezes o Certificado de Depósito Bancário (CDB) tem sua remuneração vinculada à taxa de juros CDI. Como essa taxa vincula-se à taxa Selic, a taxa do CDB também é influenciada.

Qual é a importância das projeções futuras da taxa de juros Selic

Pensar nas perspectivas da taxa Selic é muito importante porque traz previsibilidade.

Investir na poupança é melhor do que comprar um título público indexado à taxa Selic? Responder essa pergunta exige conhecer o cenário atual e as expectativas futuras. É melhor investir em títulos públicos até qual patamar da taxa Selic?

Outro fator de destaque para as projeções da taxa Selic é identificar a perspectiva de venda de títulos antes do prazo de vencimento.

Percebeu a importância da taxa de juros Selic na economia real e nos investimentos financeiros? Isso contribui para a criação de cidadãos mais conscientes do funcionamento do País. Por esse motivo é importante passar esse conteúdo adiante. Faça sua parte, compartilhe este artigo nas redes sociais!