20 de julho de 2017

[via TED] Joachim de Pousada e a gratificação de longo prazo

Ajude o Finanças Forever a crescer ainda mais. Curta e compartilhe nossa página!

Dr. Joachim de Pousada [1] fez um experimento muito interessante. Uma coisa fantástica com crianças e descobriu que a maioria não pensa no futuro e nas gratificação do longo prazo, ou seja, todo mundo quer ganhar mais rapidamente, agora e hoje. Não sabem esperar. Não possuem a disciplina, paciência, persistência e perseverança necessária para aguardar a gratificação que virá no futuro,  com muito mais bônus no longo prazo. :-)

Joachim de Pousada fez um experimento que consiste em: deixar uma criança de 4, 5 ou 6 anos, sozinho em uma sala, com um marshmallow, e pedir para o mesmo esperar por 15 minutos sem comer o tal marshmallow. A gratificação viria em receber outro docinhos por ter esperado os tais 15 minutos sem comer o primeiro. Ou seja, ganharia em dobro no futuro. Uma gratificação de longo prazo, já que 15 minutos para uma criança de 5 anos é uma eternidade.


Em nossos investimentos isso tem tudo haver. Quem investe pensando no longo prazo, certamente recebe mais por isso. Basta começar cedo, praticar a disciplina e ser consciente de que o melhor ainda está por vir.

Assisti esse vídeo abaixo pela primeira vez no site da Arata Academy, recomendado por Seiiti Arata. O vídeo tem pouco mais de 7 mins. Caso queira ver legendado em português, clique na opção: “view subtitles” para adicionar a legenda em português.

Conheça o canal TED Talks no YouTube.

Espero que todos aqui tenham se divertido um bocado. O vídeo acima é sensacional. Uma experiência fantástica.

Conheça o resumo do livro Como Investir Dinheiro de Rafael Seabra.

Um forte abraço a todos, bom final de semana e até a próxima.

No Twitter: @everton_ric


Fontes: [1] http://en.wikipedia.org/wiki/Joachim_de_Posada

                      http://ted.com

Gostou disto? Curta nossa página e compartilhe este conteúdo com seus amigos.
9 Comentários

Adicionar comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *