16 de fevereiro de 2019

Vantagens de comprar determinados produtos “fora de época”

Ajude o Finanças Forever a crescer ainda mais. Curta e compartilhe nossa página!

vantagens-de-comprar-determinados-produtos

A hora das compras é o momento de aproveitar o dinheiro ganho em objetos que te satisfaçam e melhorem a sua vida. Mas também é nessa ocasião que mora o perigo de gastar mais do que deveria e afetar toda sua economia. Por isso, é preciso consumir com consciência e não perder de vista seu controle financeiro. Uma das técnicas para tal é escolher épocas do ano diferentes do comum para obter os itens desejados. Entenda:

As compras “fora de época”

Planejar com antecedência considerando a época do ano ajuda a economizar. Existem ocasiões já conhecidas em que um produto está “em alta” ou fora de época, assim como é comum em frutas e outro alimentos. Mas ao contrário deles, em que os mais baratos são os alimentos comuns da época, alguns itens se tornam mais vantajosos quando menos se precisa deles.

Quais as vantagens?

Seguindo a lei de oferta e procura, quando se tem mais produto em estoque do que sendo comprados, eles se estagnam nas prateleiras. Ao ocupar o estoque, sobra menos espaço para os itens mais populares no momento e logo vira prejuízo para o empresário. Esses produtos entram em promoção, mesmo estando em perfeito estado, só por ser ponta de estoque. Em alguns casos os vendedores podem até ficar mais abertos para negociar e você pode pechinchar ainda mais. E mais: ao exercitar a compra antecipada, você já terá em mãos tudo que precisa e pode evitar gastar por impulso ou enfrentar lojas cheias.

Os produtos sazonais

Existem itens comuns do nosso dia a dia que são procurados em determinada estação do ano. É o caso de aparelhos de ar-condicionado e ventiladores, muito vendidos no verão. Por causa disso, seus preços são mais altos e a grande procura atrapalha a obter o item desejado. Assim, se souber com antecedência que precisa de um deles para aguentar o verão, opte por comprar durante o inverno para economizar sem disputar com outros consumidores. Barracas de praia, aquecedores e decorações temáticas de estação também seguem a mesma regra.

Vestuário e moda

Não é mistério que as lojas constantemente renovam as araras e correm para tirar do estoque as roupas ultrapassadas. Mas, além da própria troca de coleção, é ainda mais vantajoso comprar roupas de estações passadas. Se adiantar e comprar os casacos e cachecóis dentre as sobras durante a primavera ou verão sai muito mais barato do que se esperar esfriar, o mesmo vale para regatas e roupas de banho no inverno. Claro que a variedade pode ser reduzida, mas certamente as grandes lojas oferecem opção o bastante para se vestir com elegância e economia. O mesmo vale para momentos específicos como ano novo – se adiantar e comprar a roupa branca meses antes vale sempre a pena no bolso.

As datas comemorativas

Experimente comprar decoração natalina em janeiro e já estar pronto pro natal seguinte sem gastar a mesma fortuna. Ovos de páscoa infelizmente não podem ser guardados tanto tempo, mas segurar a tentação por um final de semana vai agradar o bolso e ainda poderá se satisfazer depois. Outras datas, não necessariamente comemorativas, também influenciam o mercado. É o caso das compras escolares, que se puderem ser antecipadas evita a correria de início de ano e ainda pode diluir a despesa ao longo dos meses.

Gostou da dica? Acompanhe nosso blog e assine nossa newsletter com conteúdo exclusivo para aprimorar sua gestão financeira.

Gostou disto? Curta nossa página e compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Adicionar comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *