Vale a pena investir em imóveis em tempos de crises?

Vale a pena investir em imóveis em tempos de crises?

O mercado imobiliário, por quase sempre envolver grandes somas de dinheiro, é diretamente afetado no caso de crises financeiras. A crise econômica que afetou o Brasil em 2015 já tem seus primeiros impactos com a estagnação dos preços de mercado de imóveis e até deflação em alguns casos. Então fica no ar uma pergunta: a crise é um bom ou mau momento para investir em imóveis? Faremos algumas reflexões a seguir para entender como funciona o investimento imobiliário direto.

Preços de imóveis em tempos de crise

O principal efeito da crise que vem afetando o Brasil é a diminuição do consumo, e isso inclui, é claro, o mercado imobiliário. Por envolver grandes vultos de dinheiro, um imóvel é um bem muito sensível no que diz respeito a sua liquidez em tempos de crise: passa a ser mais difícil encontrar pessoas com poder aquisitivo para comprar um imóvel, e como a demanda cai, os imóveis, na melhor das hipóteses, para de se valorizar.

Isso por outro lado, pode abrir oportunidades para quem tem dinheiro guardado, para adquirir imóveis novos ou usados com preços bem acessíveis. Aí está a oportunidade para quem tem dinheiro acumulado de conseguir selecionar ofertas de imóveis no mercado, e considerando o momento de crise, até ter um poder maior de negociação na aquisição do imóvel. Mas para essa oportunidade se concretizar, é necessário conhece o histórico dos preços de imóveis, então, você leitor, pode aproveitar a oportunidade para passar a acompanhar também os valores do mercado imobiliário.

Investimento em construção

O momento atual da economia pode ser uma excelente oportunidade para você que aguardava construir um imóvel, mas é preciso ter cuidados: com a desaceleração do mercado da construção civil, e expectativa de redução dos financiamentos imobiliários, é possível que com o passar do tempo, os preços dos insumos da construção fiquem com preço estagnado – tanto materiais quanto mão de obra.

Se você esperava o momento para construir um imóvel próprio, ou para um negócio fechado, esse talvez seja o melhor momento para iniciar seu projeto, pois o poder de barganha com construtores e fornecedores de material de construção está maior. É o caso, por exemplo, de quem quer construir sua casa própria, aproveitar para refazer a fachada de sua casa, ou um imóvel para alugar em uma área que possua alta procura.

Caso você experimente se arriscar no mercado, construindo imóveis para alugar, ou construir imóveis para venda – como apartamentos residenciais e salas comerciais, por exemplo – essa é, provavelmente a época com maior risco para realizar a sua compra. É só sair na rua, ou abrir uma página de classificados, para ver que a quantidade de imóveis comerciais para alugar está aumentando, e a busca está cada vez menor, simplesmente porque vários estabelecimentos estão fechando as portas. Imóveis de alto padrão também se encontram “encalhados” no mercado atualmente, e a taxa de inadimplência de financiamentos do Governo para imóveis de padrão médio e baixo cresce a cada dia.

É importante ponderar seriamente as condições de mercado, para poder aproveitar as oportunidades apresentadas, e evitar os riscos do mercado na hora de investir no seu imóvel.

Texto escrito por Regina Silva, autora do blog Construindo.org, pondera sobre questões da construção civil.