Vale a pena comprar um carro com o consórcio?

Vale a pena comprar um carro com o consórcio?

O sonho de ter o próprio automóvel está na cabeça de muitos brasileiros. Com o aumento das facilidades de crédito no país, isso se tornou uma realidade cada vez mais factível, ainda que muitas pessoas prefiram o consórcio como forma de adquirir um veículo. Em vez de parcelamentos e financiamentos sujeitos a juros, essa é uma maneira que alguns consumidores encontraram para conseguir o próprio carro. Mas será que vale a pena comprar carro com consórcio? Confira nossas informações e tire a sua própria conclusão de acordo com a sua situação e objetivos

Quando um consórcio pode ser uma boa escolha?

O consórcio de veículos é uma solução encontrada por muitos consumidores que não conseguem arcar com a compra de um carro à vista. O consórcio é administrado por uma empresa, que reúne um conjunto de compradores para contribuir mensalmente (até 75 meses) em um fundo. A cada mês há um sorteio e, independentemente de quantas parcelas você já tiver pago, é possível que você seja contemplado e receba uma carta de crédito para a compra de um veículo. Você continua obrigado a quitar o restante do valor total da carta. Somente quando o valor estiver completamente pago será possível receber o título definitivo de propriedade do veículo. Se houver atraso nos pagamentos, há incidência de multas e até mesmo a retomada do veículo pela seguradora.

Quais são as vantagens?

As principais vantagens do consórcio são financeiras. Afinal, não há juros e você sabe exatamente quanto deve pagar a cada mês. Há também a possibilidade de você ser sorteado logo no início do consórcio, o que te daria acesso ao veículo em um tempo mais curto. As taxas de administração são baixas, bem menores do que a dos juros de um financiamento, por exemplo. Você deve levar isso em consideração ao decidir se vale a pena comprar carro com consórcio.

E as desvantagens?

É importante lembrar, no entanto, que o consórcio também tem suas desvantagens. Não se sabe quando você será sorteado, então é preciso aguardar, ou dar lances-extra (como em um leilão) para que você receba sua carta de crédito antes dos demais consorciados.

E o financiamento, quando é recomendado?

Os juros de financiamento normalmente são mais altos do que os de um consórcio. Além disso, é preciso ter um nome “limpo”, não negativado, para obter a concessão desse tipo de crédito. Isso não ocorre quando se cogita entrar em um consórcio. A grande vantagem de um financiamento e que você recebe o carro na hora e só depois tem que se preocupar com as parcelas do financiamento. Nesses casos, é importante considerar também os gastos decorrentes da propriedade do veículo, como IPVA, seguro, manutenção e combustível. Se você tiver urgência em conseguir o seu carro novo e não se preocupar com taxas de juros, o financiamento pode ser a melhor escolha.

Com essas informações em mãos, fica mais fácil para você decidir se vale a pena comprar carro com consórcio. O que você acha? Deixe sua opinião aqui nos comentários! E aproveite para conhecer mais sobre o Meu Dinheiro, aplicativo que te ajuda a controlar melhor suas finanças e economizar para a compra do carro, independentemente da forma escolhida!