26 de julho de 2017

Um final de semana sem compras

Ajude o Finanças Forever a crescer ainda mais. Curta e compartilhe nossa página!

Uma história real, passada em nossa vida de casal, onde nos conseguimos ficar um final de semana completo, incluindo a sexta-feira, sem comprar absolutamente nada. Alimentação, roupa, acessórios e nada, absolutamente nada.

“No final de semana passado nós não compramos nada!” E então eu disse para minha querida esposa.

Tudo começou na quinta-feira, quando resolvemos fazer a compra da semana. Fizemos uma lista das coisas necessárias, bem como uma refeição antes de ir ao mercado. Nunca vá ao supermercado com fome, e sem uma pequena lista preparada de antemão, com suas necessidades.

Então compramos, frutas, carne, pizza, ingredientes para cachorro-quente, pão de forma, refrigerante, suco, cerveja, etc. Como somos consumidores conscientes e controlamos nossas contas, compramos apenas o que estava na lista.

Gasto consciente pode significar  que você é uma pessoa que consegue viver somente com aquilo que tem necessidade, ter controle da sua vida financeira e absolutamente não querer ter um padrão vida fora de suas possibilidades.

Olha só, eu já tinha percebido isso antes, porém neste período de apenas três dias, para mim ficou mais claro que se pode viver com menos. Como por exemplo: Acabou o refrigerante, tomaremos suco. Terminou o suco tomaremos água, e assim por diante.

O que não vale é ficar se queixando de não ter dinheiro para comprar tudo o que gostaria. Isso é uma tremenda besteira!

Falando um pouco de mim e não mais do casal.

Já morei fora da casa de meus pais por mais de 10 anos. No princípio morei com amigos, depois aluguei um quanto para viver sozinho, com mais liberdade, até me casar. Agora morando no exterior, vejo que minha vida se resume em duas malas. Roupas, fotos, lembranças dos lugares onde visitei, notebook, e documentos. Viver assim me deixa mais leve.

Procuro usar tudo que tenho o máximo possível. Usando o tênis velho, camiseta velha vira pijama, toalhas velhas se transformam em pano de chão, entre outras coisas. Embora com alimentos seja um pouco mais complicado, pois quando acaba você não tendo alternativa a não ser fazer novas compras.

Portanto se pensarmos em quantas outras coisas e objetos compramos só pra poder mostrar aos amigos ou porque esta na moda (exemplos de hoje em dia: Iphone4 e Ipad), ou ainda para te dar uma satisfação pessoal. Será que isso vale a pena?

Saindo um pouco do assunto alimentação. Sugiro que os leitores tenha consciência em seus respectivos gastos. Pratique a frugalidade. Procure comprar menos.

Em meu ciclo de amigos e parentes tenho um exemplo que mostra o consumismo exagerado. Todos já tiveram ao redor ou mais de 10 aparelhos de telefone celular. Com uma média de um celular novo a cada ano. Eu possui 3 diferentes aparelhos de telefone celular em toda minha vida. Não sei quando foi inventado o celular. Mas fica claro que não há necessidade de comprar um celular novo a cada ano. O atual celular que possuo é um N95 da Nokia, tem três anos de uso e segue firma e forte.

Quanto mais nós compramos, mas os fabricantes utilizam matéria-prima para confeccionar novos produtos para nós consumidores. Assim estamos acabando com todos os recursos naturais existentes ao nosso redor. Pense nisso.

           Um forte abraço a todos e até a próxima.

Gostou disto? Curta nossa página e compartilhe este conteúdo com seus amigos.
8 Comentários

Adicionar comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *