19 de maio de 2019

Tudo que micro e pequenos empreendedores precisam saber sobre gestão financeira

Ajude o Finanças Forever a crescer ainda mais. Curta e compartilhe nossa página!

tudo-que-micro-e-pequenos-empreendedores-precisam-saber-sobre-gestao-financeira

Muita gente diz que empreender é uma arte. Pode até ser, mas não é apenas isso. Ser empreendedor significa se preparar, estudar, adquirir conhecimento técnica e experiência no mercado e, acima de tudo, é cuidar de dinheiro. É fracassar, não desistir e começar novamente, do zero, especialmente quando se é pequeno. Nesse texto, falaremos sobre tudo o que micro e pequenos empreendedores precisam saber sobre gestão financeira.

A gestão financeira é o que mantém um negócio vivo, lucrativo e em operação. Por isso, preste atenção ao que traremos para você neste artigo. Confira!

Todo centavo conta

Empreendedores responsáveis por micro ou pequenos empreendimentos costumam ser mais econômicos em suas atividades do que grandes empresários. Em ambas as empresas, o uso do dinheiro precisa ser levado muito a sério, mas nos pequenos empreendimentos, em que os recursos são ainda mais escassos, cortar tudo o que não é necessário e operar sempre na máxima eficiência possível é um pré-requisito caso se queira obter sucesso.

Por isso, nada de desperdícios, sejam eles com gastos desnecessários de energia ou gás, contratar mais funcionários do que o necessário, etc. Apostar na terceirização de serviços pode ser uma boa, pois, para você, todo centavo conta.

Planejamento é fundamental

Alguns empreendedores donos de micro e pequenos empreendimentos possuem uma postura bastante maléfica para a sua própria organização, que pode ser resumida em uma frase: “viver um dia após o outro”. Esse tipo de comportamento impede que a empresa cresça, ou pior, pode causar severos prejuízos para os cofres do negócio em caso de decisões equivocadas.

Planejamento é fundamental. Seja para o curto prazo, seja para o médio, ou para o futuro da empresa. Quanto se espera crescer e aonde se quer chegar? Pensar sobre isso e planejar cada investimento são ações necessárias para que a empresa atinja seus objetivos e expanda sua atuação.

Entender o dinheiro é muito importante

Empreendedorismo é arte, mas também é saber. As movimentações de dinheiro, o mercado e os motivos que levam clientes a preferir certos produtos e serviços ao invés de outros precisam estar na mente do empreendedor. Não precisa ser um PhD em Economia, mas é importante saber como o dinheiro funciona, suas burocracias, tendências, características e como o seu mercado local se comporta.

Com tudo isso em mente, tomar decisões que envolvem o gerenciamento financeiro fica muito mais fácil, diminuindo o risco de falhas e prejuízos. Por isso, tire um tempo para se preparar e estudar, leia notícias do mercado, acompanhe tendências e inovações.

A tecnologia está do lado do microempreendedor

Todas as atividades que um empreendedor precisa realizar para gerir seu financeiro, especialmente em um contexto de poucos trabalhadores, mas muito trabalhos podem ser complexos sem uma ajudinha. Por isso, a tecnologia está do lado do micro e pequeno empreendedor. Especialmente com a internet e os dispositivos móveis que possibilitam acessos online em tempo real, fazer a gestão financeira fica ainda mais fácil.

Procurando um gerenciador financeiro empresarial? Clique aqui e conheça agora!

Gostou disto? Curta nossa página e compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Adicionar comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *