26 de julho de 2017

Taxa de custódia do Tesouro Direto

Ajude o Finanças Forever a crescer ainda mais. Curta e compartilhe nossa página!

Recebi uma dúvida por e-mail da leitora Sonia.

A questão é sobre a taxa de custódia do Tesouro Direto. Para ajudar a compreender melhor como funciona o investimento em Títulos do Governo (Tesouro Direto) encontrei um infográfico que explica muito bem esse tipo de investimento. O infográfico do Tesouro Direto está no final do post.

taxa de custódia tesouro direto

Sonia comenta e pergunta:

Olá Everton tudo bem?

Estou com uma dúvida em relação a taxa de custódia. Abri uma conta na BANIF pois eu vi pelo site do Tesouro Direto que esta corretora não cobra taxa nenhuma…

Mas vi depois uma reportagem que a BANIF comecaria acobrar a taxa de custodia. Pelo chat da BANIF perguntei se mesmo invertirmos uma vez por mes cobraria a taxa de custodia, eles disseram que para o Tesouro Direto não é cobrado nenhuma taxa apenas a taxa do CBLC. Mas esta taxa nem todas as corretoras cobram correto? Qual outra corretora vc me indicaria, uma que não cobre taxa alguma?

Olá Sonia,

Essa informação da BANIF procede. Realmente eles não cobram taxa “deles mesmos”. Mas cobram uma taxa de custódia que a própria CBLC cobra deles e eles repassam para gente. Na verdade, essa taxa de custódia da CBLC é um valor que o próprio investidor tem que pagar junto a CBLC para manter seus títulos do Governo em “guardados lá na CBLC – Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia.

Essa pequena taxa de custódia é paga de 6 em 6 meses. É uma cobrança semestral.

Eu, particularmente, invisto em Tesouro Direto através da Spinelli. O pessoal da Spinelli me repassam essa taxa de custódia da CBLC de 6 em 6 meses.

Normalmente eu recebo a seguinte mensagem em meu e-mail:

Prezado investidor do Tesouro Direto,
Prezado Informamos que no mês de julho será cobrada em sua conta junto ao seu agente de custódia, a soma dos valores das taxas da BMFBOVESPA e do agente de custódia, quando esse montante for superior a R$ 10,00. Essa regra se aplica apenas para os títulos adquiridos à partir de 6 de abril de 2009, conforme política de tarifação do Tesouro Direto. Para mais detalhes acesse  http://www.tesouro.fazenda.gov.br/tesouro_direto/manual_investidor13.asp#manual13.
Atenciosamente,
Tesouro Nacional e BMFBOVESPA

A Spinelli também repassa a cobrança dessa taxa. Infelizmente não conheço nenhuma corretora que seja totalmente isenta de taxas.

Espero ter ajudado.

Abraços,

@everton_ric

PS. Segue abaixo um infográfico sobre o Tesouro Direto.

Fonte do infográfico: http://blog.invistaativa.com.br/aprenda-a-investir/o-que-e-o-tesouro-direto/

Crédito da imagem: Freedigitalphotos.net

taxa de custódia tESOURO dIRETO

Gostou disto? Curta nossa página e compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Adicionar comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *