18 de setembro de 2018

Startup Weekend, como organizar um evento de empreendedorismo

Ajude o Finanças Forever a crescer ainda mais. Curta e compartilhe nossa página!

Startup Weekend

Pra quem nunca ouviu falar o Startup Weekend é um evento de 54 horas seguidas de empreendedorismo, de muito mão na massa, organizado por voluntários e conhecido como o maior evento de empreendedorismo do mundo.

Milhares de pessoas em todo mundo já participaram deste evento, mas o que pouca gente sabe é o que rola por trás dos bastidores.

Gostaria de recomendar a leitura do texto criado por Luciano Billota, resumindo uma experiência de anos junto a este evento.

https://medium.com/@lucianogoyabillotta/nos-bastidores-do-startup-weekend-bf53cf87e7bd

Aproveito pra ir além, o texto é excelente e bastante completo, retrata muita coisa, mas a frase que ouvi da Fernanda Sabra esta semana resume bem o que é organizar um evento destes, “Preciso de uns 3 meses para me recuperar deste evento”.

Eu e empresa no qual sou sócio, já ajudamos vários eventos, de tudo quanto é forma, organizando, patrocinando, dando mentoria, etc. Pra quem nunca participou acho válida a experiência, mas sinceramente lamento muito o descaso, falta de feedback adequado, falta de feedback e falta consideração por parte da empresa detentora dos direitos do evento (Tech Stars) com os organizadores em diversas situações que também vivi durante o tempo que também fui voluntário. Se não fosse pelas pessoas que conheci e que tive condições de ajudar de alguma forma, teria vergonha de dizer que já estive envolvido com o Startup Weekend.

Fica minha crítica para que melhorem ou que alguém participe e crie algo melhor, que possa ajudar as pessoas a enxergarem o empreendedorismo como um caminho e uma transformação em suas vidas, tudo isto de uma forma muito menos sacrificante e com maior valorização dos organizadores que realizam um maravilhoso trabalho voluntário. Voluntário para os organizadores, pois a detentora da marca recebe parte do dinheiro arrecado em vendas de ingressos, patrocínios, etc.

Fica a dica, antes de participar como organizador ou não, leiam o texto de Luciano Billotta “Startup Weekend“.

Tiago Comério – Empreendedor, empresário, investidor, escritor e analista de sistemas formado pelo IFES – Instituto Federal do Espírito Santo.

 

Gostou disto? Curta nossa página e compartilhe este conteúdo com seus amigos.
2 Comentários

Adicionar comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *