18 de novembro de 2018

Score de Crédito: O que é e como ele impacta nas minhas finanças?

Ajude o Finanças Forever a crescer ainda mais. Curta e compartilhe nossa página!

score-de-credito-o-que-e-e-como-ele-impacta-nas-minhas-financas

A pontuação de crédito, conhecida hoje como score, pode significar a diferença entre ser negado ou aprovado para um empréstimo ou para os famosos cartões de crédito de fintechs populares no Brasil, como Nubank e banco Inter.  O score também determinará se a taxa de juros será baixa ou alta. Uma boa pontuação pode ajudá-lo a se qualificar para um aluguel e até mesmo a comprar um carro.

Mas você sabe exatamente o que é esse score e como ele influencia suas finanças?

O que é o score?

O score é uma representação do seu histórico de crédito através de um número de três dígitos entre 301 e 850.

Ele é usado como uma indicação de confiabilidade pelas financeiras, que usam o número como uma forma de ajudar a prever como você tratará sua linha de crédito com base em seu histórico financeiro.

Geralmente, quanto maior o número, mais confiável você aparece para os credores. Quanto mais baixa sua pontuação, mais dificuldade você enfrentará. Mas não são apenas os credores que podem levar em conta seu score – sua pontuação de crédito pode afetar se você é capaz de alugar um apartamento e até afetar as finanças da casa.

O que é avaliado em seu score?

Histórico de pagamentos: (35%) – Suas informações de pagamento da conta, incluindo quaisquer inadimplências e registros públicos.

Valores devidos: (30%) – quanto você deve em suas contas. A quantidade de crédito disponível que você usa nas contas rotativas é bastante ponderada.

Duração do histórico de crédito: (15%) – há quanto tempo você abriu contas e tempo de atividade da conta.

Tipos de crédito usados: (10%) – o mix de contas que você tem, como empréstimos e parcelamento.

Novo crédito: (10%) – Sua busca por novos créditos, incluindo pedidos de crédito e número de contas abertas recentemente.

Informações pessoais ou demográficas, como idade, raça, endereço, estado civil, renda e emprego não afetam a pontuação.

Como o score te afeta financeiramente?

Uma pontuação baixa pode afetar diversas áreas da sua vida, inclusive, sua saúde financeira. Por exemplo:

Aumenta o valor das suas contas

De acordo com o Credit.com , uma baixa pontuação de crédito faz você parecer indigno de confiança com o dinheiro – e não apenas com os bancos. As empresas com as quais você faz negócios ou compra de mercadorias ou assinaturas – provedores de telefonia celular, seguradoras e até mesmo empresas de serviços públicos – podem se preocupar com sua pontuação e cobrar taxas ou taxas mais altas apenas por precaução.

Determina se um empréstimo será aprovado

Contratar um empréstimo privado ou automático geralmente requer que você tenha uma boa pontuação. Sua pontuação de crédito é o maior fator na determinação da sua taxa de empréstimo automático.

Não é impossível obter um empréstimo com uma baixa pontuação de crédito, mas você provavelmente enfrentará taxas de juros muito altas.

Seu score muda a maneira como você paga pelas coisas

Assim como uma boa pontuação de crédito pode obter cartões pré-aprovados que oferecem pontos de recompensa ou ofertas de devolução do dinheiro, uma baixa pontuação de crédito pode prejudicar sua capacidade de usar cartões de crédito.

Quando você tem uma baixa pontuação de crédito que denota um histórico de crédito irregular, os credores podem diminuir seu limite se você não fizer seus pagamentos em dia. Eles também podem recusar seu pedido de aumento da linha de crédito ou simplesmente não disponibilizar um cartão em seu nome.

Além de limitar suas opções de pagamento, esse fator pode aumentar rapidamente sua taxa de inadimplência e prejudicar ainda mais sua pontuação.

Um bom planejamento aumenta sua pontuação

Uma boa gestão de crédito leva a uma maior pontuação de crédito, o que, por sua vez, reduz seu custo de empréstimos. Um bom controle financeiro, ou seja,  usar seu dinheiro com sabedoria e pagar todas as contas no prazo, ajudam a melhorar sua pontuação de crédito, reduzir o valor que você paga pelo dinheiro emprestado e coloca mais dinheiro no seu bolso para economizar e investir futuramente.

Gostou disto? Curta nossa página e compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Adicionar comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *