25 de abril de 2017

Saiba qual é diferença entre salário e remuneração

Ajude o Finanças Forever a crescer ainda mais. Curta e compartilhe nossa página!

Piso salarial, salário, remuneração. Todas essas formas de se referir aos ganhos mensais de um profissional ou uma categoria possuem significados diferentes. Entender a diferença entre salário e remuneração nos ajuda a planejar melhor o nosso orçamento e ter uma boa noção de nossa renda. Se você quer saber um pouco mais sobre esse tema, leia o nosso post de hoje!

salario e remuneracao diferencas

Salário, remuneração e piso: quais as diferenças?

Salário

Toda pessoa que exerce uma atividade remunerada deve receber um salário. De acordo com o Art. 457 da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), o salário é a contraprestação que o empregador deve dar ao empregado pela prestação de serviços. Ele deve ser pago em intervalos que podem durar, no máximo, trinta dias e no quinto dia útil do mês subsequente ao vencimento do trigésimo dia. O cálculo do salário inclui o próprio salário-base e acréscimos como adicionais de insalubridade.

Quando o salário é calculado, alguns valores são descontados. O INSS e o Imposto de Renda, por exemplo, são retidos de acordo com a remuneração do trabalhador. Benefícios como planos de saúde e auxílio-alimentação podem ser descontados caso seja acordado entre empregador e o funcionário. O vale-transporte, por outro lado, deve ter um desconto que não ultrapasse 6% do salário-base.

O pagamento pode ser realizado em cheque, dinheiro, depósito bancário e até em utilidades. Nesse último caso, pelo menos 30% do salário deve ser pago em dinheiro. Os ganhos podem ser calculados de acordo com a produção do funcionário, o tempo em que ele ficou à disposição do empregador ou o tempo gasto para a prestação de um serviço.

Remuneração

Já a remuneração é o resultado da soma do salário com as comissões, horas-extras gratificações, gorjetas e qualquer tipo de adicional (como participação nos lucros) pago pelo empregador. Ela indica a totalidade dos ganhos de um empregado e que são pagos, diretamente ou não, pelo empresário.

Piso

O piso salarial é um benefício concedido a algumas categorias. Ele determina o menor valor que o profissional pertencente a uma categoria pode receber por sua jornada de trabalho. Seja definido por lei ou convencionado pelos sindicatos, o piso pode possuir vigência nacional ou regional. O dos professores, por exemplo, é nacional e regulado por lei. Já o dos jornalistas, fixado pelo sindicato, varia de acordo com o estado. Em ambos os casos, ele não deve ser menor que o valor do salário-mínimo nacional ou estadual.

Por que saber a diferença entre salário e remuneração?

Os conceitos têm grande importância para o mundo jurídico e financeiro. O Imposto de Rendadeve ser calculado sobre o salário e não sobre a remuneração. Entretanto, ele também incide sobre parte da remuneração, como as horas-extras. Já a participação nos lucros que é recebida por funcionários anualmente não deve ser levada em consideração no momento do cálculo do imposto.

A diferença entre salário e remuneração também existe no que diz respeito à variação dos valores. Enquanto o primeiro não pode ser diminuído, o segundo pode. Caso um profissional não faça horas-extras ou não receba bônus, a sua remuneração cairá, algo que não pode acontecer com o salário.

E então, aprendeu a diferença entre salário e remuneração? Tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Deixe um comentário!

Gostou disto? Curta nossa página e compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Adicionar comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *