17 de junho de 2019

Saiba como controlar seus investimentos em tempos de crise

Ajude o Finanças Forever a crescer ainda mais. Curta e compartilhe nossa página!

como-controlar-seus-investimentos

Como controlar seus investimentos em tempos de crise

Com o cenário político extremamente instável, a economia apresenta iguais oscilações. Em meio a uma crise econômica, grande parte das pessoas ficam inseguras na hora de poupar dinheiro, e com a alta nos preços, fica mais difícil fazer sobrar uma renda para destinar esse tipo de recurso aos investimentos.

Aqueles que já guardavam dinheiro na forma de ativos podem sentir-se tentados a sacar esse valor, ou têm medo de sofrer um prejuízo. Confira dicas para controlar melhor os seus investimentos em tempos de crise.

Seja sensato

Investir não é o mesmo que apostar. Sempre revise a sua estratégia de investimento, e saiba se ela é a melhor a se adotar em tempos de crise. Lembre-se que todo investimento apresenta um risco. Avalie se a sua carteira é variada o suficiente para que possa passar por esse momento delicado sem ser prejudicada.

Se for necessário, procure ajuda especializada em finanças, e adote uma nova estratégia para que os riscos sejam equilibrados. Maior risco, geralmente significa maior rendimento, mas quando uma grande quantia está em jogo, é bom repensar se a rentabilidade ainda está valendo a pena.

Adote estratégias conhecidas

Investidores que se mantém apenas nas bolhas seguras de investimento costumam apresentar um rendimento baixo por estarem confinados aos menores riscos do mercado.

A crise, no entanto, não é o momento para testar novas técnicas de investimento se você ainda não possuir um capital muito bem estabelecido. Procure estratégias consolidadas, e que já foram testadas em períodos de fragilidade econômica.

Analise relativamente

Ao verificar o rendimento, não basta apenas ver quanto por cento você ganhou. Se o mercado está retraindo, um rendimento singelo pode significar fracasso, agora, se, por exemplo, a sua carteira está rendendo cerca de duas, três, ou mais vezes a taxa de retorno do mercado, então o seu investimento vale a pena.

Entenda o mercado

Essa pode ser a parte mais complicada de se tornar um investidor. Ao contrário do que as pessoas pensam, o mercado não varia de maneira aleatória e desordenada. Ele segue padrões.

As oscilações diárias das bolsas de valores não são nada mais que reflexos da saúde dos países que elas representam. Elas decorrem de decisões políticas, acordos econômicos, bem-estar das empresas.

Saber como todos os pontos influenciam nas taxas de rendimento é uma maneira de saber quais são os melhores momentos de realizar aplicações, onde fazê-las, e encontrar a melhor hora para sacar ou mudar de posicionamento.

Sistema de gestão financeira

Em tempos de crise, é essencial manter todos os gastos sob controle, assim você evita o desperdício, registra todas as entradas e rendimentos, e é possível saber onde cada centavo está sendo investido.

Existem softwares que podem te ajudar a fazer esse controle de maneira simples e eficiente, sem que você demande muito tempo consultando planilhas e fazendo cálculos. Todos os dados ficam disponíveis em uma única interface, e podem ser editados de maneira intuitiva.

Precisando de um gerenciador de investimentos? Clique aqui e acesse agora

Gostou disto? Curta nossa página e compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Adicionar comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *