21 de outubro de 2018

Saiba como aumentar seu score de crédito

Ajude o Finanças Forever a crescer ainda mais. Curta e compartilhe nossa página!

saiba-como-aumentar-seu-score-de-credito.jpg

Suas contas estão todas atrasadas e você não consegue um financiamento ou empréstimo? Isso pode ser em virtude do seu score de crédito estar baixo. Para saber um pouco mais sobre como funciona essa análise de crédito e como aumentar o seu score de crédito, confira o artigo que preparamos sobre o assunto a seguir.

Para começar, o que é score de crédito?

De forma básica, o score de crédito é um esquema de pontos que informa quais são as possibilidades de um consumidor cometer inadimplência no tempo de um ano. Para isso, o serviço faz uso de informações públicas que estejam disponíveis em bases de dados de empresas que trabalham com a análise de crédito individual.

Ou seja, quando você solicita um cartão de crédito ou um empréstimo pessoal, o processo de análise da empresa é para verificar, entre outros diversos critérios, qual é o seu score e se é possível ou não lhe conceder o cartão ou o empréstimo.
Tendo como base os comportamentos de compra do consumidor, a tabela de pontuação do score varia entre 0 a 1000. Mais especificamente:
Grande risco de inadimplência – 0 a 300
Médio risco de inadimplência – 301 a 700
Baixo risco de inadimplência – 701 a 1000

E por que é importante manter o score alto?
Como já vimos, é através da análise do score que as empresas avaliam o quão bom pagador é uma pessoa. Portanto, quanto menor for o score, maiores as chances de um calote, ou seja, menores as chances de que a empresa conceda serviços àquele consumidor.

Nas raras vezes em que um empréstimo é aprovado para clientes com score de crédito baixo, por exemplo, as condições do contrato como taxas de juro, parcelamento e prazos são sempre exorbitantes, fazendo com que o empréstimo pessoal não seja mais uma boa opção.

É possível aumentar o score? Como?

Aumentar o score é uma necessidade de todas as pessoas que desejam fazer financiamentos ou grandes compras, para isso é preciso seguir alguns passos, sempre levando em consideração que os órgãos de proteção ao crédito atualizam a pontuação do score diariamente. Ou seja, caso seu nome tenha sido negativado, é possível que até reconquistar novamente a confiança do mercado e, voltar a pontuar positivamente no score, leve alguns meses. Vamos às dicas:

  1.  Limpe seu nome
    Estar com o nome sujo é o principal fator responsável por baixar o score de crédito e fazer com que instituições financeiras reprovem solicitações de empréstimo. Por isso, se deseja aumentar seu score, entre em contato com as empresas com as quais está em débito e proponha negociações para limpar seu nome.
  2. Pague suas contas de forma antecipada
    Evite deixar o pagamento das contas para o dia do vencimento, ao invés disso, prefira pagar antes do vencimento. Isso mostra ao mercado que você é um consumidor consciente e organizado, o que soma pontos ao seu score.
  3. Mantenha seus dados atualizados
    Garantir que seus dados estejam sempre atualizados mostra aos órgãos de proteção de crédito que o seu cadastro é confiável. Por isso é tão importante atualizar seu cadastro, o que pode ser feito pela internet ou em alguma agência presencialmente.
Gostou disto? Curta nossa página e compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Adicionar comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *