24 de julho de 2017

Sabedoria nos gastos na Irlanda

Ajude o Finanças Forever a crescer ainda mais. Curta e compartilhe nossa página!
O título deste artigo possui o nome de um país europeu, pois é onde moro hoje. E este texto, de minha autoria, foi publicado na página 11, na seção de economia da edição de junho/2011 da Revista News BRazil, aqui da Irlanda, quando fui honrosamente convidado pelo seu editor executivo: Ricardo Lúcio.
Valeu Ricardo!!

Como é tema é o mesmo que escrevo nestas páginas quase que diariamente, porém tomei coragem em republica-lo aqui somente agora.

O mesmo possui dois nomes de supermercados que foram citados como exemplos de economia nos gastos diários dos brasileiros que aqui vivem.

A Revista News BRazil é uma publicação em português, direcionada à enorme comunidade de brasileiros que hoje estão a viver nesta pequena ilha europeia. A distribuição da mesma é feita em média escala para toda Irlanda, gratuitamente, e sua maior concentração está em Dublin, capital do país. Também se faz uma pequena distribuição no interior no país e em Londres, capital da Inglaterra, conforme a demanda. Sempre tem uma edição atualizada da revista em todos estabelecimentos de revenda de produtos brasileiros, assim como na Embaixada, Consulado e escritórios de advocacia. Outros exemplos de pontos de distribuição são: os restaurantes e salões de beleza que atende a comunidade brasileira presente no país.

Boa leitura!!

Sabedoria nos gastos na Irlanda
Existem muitos pontos onde podemos chamar atenção para o consumo consciente, porém neste pequeno artigo vou tentar explicar os caminhos a serem seguidos por aqueles que desejam uma melhor sabedoria na hora de efetuar um gasto, seja como compra de produtos, coisas ou serviço. Ele servirá como uma introdução as facilidades das finanças pessoais.
Dinheiro foi feito para gastar e a única coisa boa que se pode fazer com ele é gastá-lo. Mas a questão é: quando gastá-lo? Ou ainda: como você o gasta?
Nos dias de hoje, temos uma enorme poluição visual de marketing e publicidades, muito mais que nas décadas anteriores. Na televisão, internet, revistas, jornais, panfletos e outdoors em todos locais as empresas estão exibindo sua marca, produtos e serviços, eles querem convencer você, eu e todos a comprar seus produtos, no entanto, aquele que tem consciência de que se pode viver sem aquilo que está sendo anunciado, poderá dizer não.
[...]

E esse é o jogo, dizer não é tão importante quanto fazer planejamentos, lançar suas despesas e receitas em uma planilha, gastar menos do que se ganha etc. Se nós não dizermos não, estamos todos “quebrados”. Com uma enxurrada publicitária diária, temos que dizer não literalmente dezenas de vezes em um único dia.
Sabedoria nos gastos nem sempre é gastar menos ou consumir pouco, mas poder espremer os valores quando se está gastando dinheiro para possuir algo. Ter esta sabedoria é sobre tudo saber fazer excelentes decisões quando se diz sim.
Isso tudo não tem nada haver com privação e sim, poder agir com liberdade.
Em nosso caso, moradores de Dublin e toda Irlanda, podemos contar com dois dos grandes supermercados conhecidos que possuem grandes promoções: Aldi e Lidl.
Ambos possuem sua promoções, no caso do primeiro, o Aldi, toda semana existe uma nova variedade de frutas e legumes com preços abaixo da média, a chamada “Aldi super 6”, onde os valores destes alimentos estão sempre com mais de 50% de descontos.
Já no Lidl, existe o “Saturday super sale!”, onde podemos encontrar diversos tipos de promoções, como: roupas, coisas para casa, alimentação e calçados.
Outra maneira bem legal de se economizar dinheiro morando no exterior é contratar serviços diversos com os próprios brasileiros. Exemplos disso é que nós mais vemos na Irlanda. Amigos contratam seus conhecidos para comprar cursos de inglês, comprar passagens de navio com retorno para o Brasil, cabeleireiras brasileiras, serviços de gráfica e impressões, transportes etc.
Isso mostra que existem “várias saídas” praticas para nossos gastos do dia-a-dia e que junto com tudo isso, podemos dizer que estamos economizando agora para o investir em nosso futuro, seja investimento aqui na Irlanda ou no Brasil, através de caderneta de poupança ou em imóveis.
Para a maioria das pessoas, o prazer do consumismo imediato é mais importante que economizar hoje para consumir amanhã. Embora eu acredite que isso tem muito haver com o instinto humano, somos todos conduzidos a gastar mais e mais, porque é de fácil acesso, entrega à domicilio, pagamento parcelado, então, por que não comprar hoje mesmo?
Aqueles que simplesmente conseguem não comprar nada hoje, economizar, investir o que economizou, com esforço ou sem, poderá ter o mesmo nível financeiro quando este se aposentar. E este é um caminho sem volta, ou você economiza hoje para viver igualmente melhor no futuro, ou consome todo o dinheiro que possui hoje aqui na Irlanda e “tente sobreviver” com o dinheiro que o governo vai te pagar mensalmente em 2030, isso se existir o INSS no futuro.
Economizar freqüêntemente e investir é importante porque muitos de nós, uma vez que trabalhamos 8 horas por dia e não temos disponibilidade de tempo livre para fazer com que nossos salários cresçam diariamente.
Em suma, sugiro que você junte suas forças, o suficiente para gastar menos hoje, procurando os descontos, comprando na época de promoções e investir o que sobra do seu salário no final de cada mês. Fazendo seu precioso dinheiro trabalhar para você, através dos juros que você vai receber na caderneta de poupança, já que você não tem tempo livre para fazer com que ele cresça ainda mais.


Um forte abraço a todos leitores e até a próxima edição da revista.

Siga o ator deste blog no Twitter: twitter.com/everton_ric
CURTA a nova página do blog Finanças Forever no Facebook

Gostou disto? Curta nossa página e compartilhe este conteúdo com seus amigos.
5 Comentários

Adicionar comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *