24 de julho de 2017

Resumo do Livro Zen To Done (ZTD) de Leo Babauta

Ajude o Finanças Forever a crescer ainda mais. Curta e compartilhe nossa página!

Aqui você encontrará uma visão geral do conteúdo do  livro Zen To Done.

O livro Zen To Done (ZTD) do autor Leo Babauta, tem como principal meta explicar os 10 hábitos propostos pelo sistema ZTD, dos quais podem mudar sua vida (ou a minha), ajudando à quem conseguir por em prática todos ou alguns destes hábitos, a ter uma vida mais organizada e sem estresse.

Zen To Done é um sistema de uma só vez simples e poderoso, e pode ajudar os leitores a desenvolver aqueles hábitos propostos no livro para manter todas suas tarefas e projetos organizados, manter seu dia de trabalho simples e estruturado, sua mesa e sua caixa de entrada do e-mail vazia, e por último nós ajudará a manter o foco em que estamos fazendo, sem distrações.

O sistema que o autor propõe me parece brilhante. Sendo simples e objetivo com a vida teria que ser para todos nós. Prometendo que se colocados em prática o sistema como um todo vamos fazer as coisas acontecerem de verdade.

Os 10 hábitos propostos pelo ZTD:

  1. Capture: Hábito captura onipresente: carregue um caderninho, bloco de notas ou qualquer coisa onde você possa anotar as idéias e livrar seu cérebro das informações que te surgem todo momento.
  2. Processe: Hábito processe e decida rápido: tenha poder de decisão, para que possa selecionar as atividades mais importantes, super importantes e as simples.
  3. Planeje: Hábito defina Tarefas Importantes, com planejamento você pode deixa sua vida mais simples e organizada.
  4. Faça: Crie o hábito de fazer uma tarefa de cada vez, sem distrações.
  5. Sistema confiável e simples: Adquira o hábito de manter um sistema simples e fácil de acompanhá-lo.
  6. Organize: Hábito: um lugar para tudo. Deixe tudo em seu devido lugar.
  7. Revise: Faça revisões semanais, mensais e anuais de seus projetos e de suas Tarefas Mais Importantes.
  8. Simplifique: Simplifique sua vida.
  9. Rotina: Crie uma rotina saudável e com hábitos de organização, assim você tem tudo controlado e sabe exatamente o que vai acontecer a cada dia.
  10. Encontre sua paixão: Hábito: procure o trabalho pelo qual você é apaixonado.

Uma parte essencial do método ZTD é adquirir os 10 hábitos, um de cada vez.

Você pode também adquirir somente alguns hábitos e não todos os 10. Defina os mais importantes para você e simplifique o máximo.

O ZTD se concentra em simplificar. Tire o tanto quanto puder dos seus deveres, pra que você possa se concentrar em fazer o que é importante, e fazer bem feito. Os ensinamentos do livro (método ZTD) pede pra que você identifique as coisas grandes que você quer fazer na semana e no dia. Outro hábito doZTD é o de rever suas metas a cada semana, de modo a continuar concentrado nelas durante o ano.

Após a leitura (há mais de 3 anos) me considero muito mais produtivo. O que me permite ter tempo suficiente para procurar, estudar e compriender sobre temas financeiros e aprimorar minha vida financeira, buscando assim os melhores investimentos e as mais rentáveis diversidades de uma carteira de investimento. Minha vida agora está muito mais sã, mais simples e mais concentrada. Faço minhas coisas normalmente, porém com mais produtividade — as tarefas do meu emprego, escrevo no meu blog, escrevo em outros blogs como convidado, sou colaborador de uma revista na Irlanda, completo projetos pessoais, e ainda assim tenho tempo pra minha família. Sou mais feliz e produtivo, e tudo graças a poucas e simples mudanças de hábitos.

Leitura agradável. Recomendo !!


Uma das versões para o nosso idioma disponíveis gratuitamente (e legalmente!) é a tradução feita pelo Lucas Teixeira.

No próprio site de Lucas existem diferentes formatos para download:

Um forte abraço a todos e até a próxima.

Gostou disto? Curta nossa página e compartilhe este conteúdo com seus amigos.
44 Comentários

Adicionar comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *