26 de julho de 2017

Resumo do Livro: Investimento Futebol de Juliano Fontes

Ajude o Finanças Forever a crescer ainda mais. Curta e compartilhe nossa página!

Bacana demais conhecer o livro Investimento Futebol, de Juliano Fontes. A Bolsa Esportiva está ai em nossas vidas como forma de investimento!

Recebi como cortesia uma cópia do e-livro de meu amigo Juliano Fontes e escrevo uma resenha resumida, para clarear as idéias de quem está interessado em investir nas Bolsas Esportivas de todo o mundo. Esse é um tipo de investimento de alto risco. Pois, são operações de DayTrade. Que é a operação de investimento efetuada no mesmo dia. Em pouco tempo o operador (investidor ou especulador) compra e vende um ativo, podendo ser em questão de minutos.

Nunca tinha visto, ou ouvido falar de um livro sobre Bolsa Esportiva. É a primeira vez que tenho contato com esse material e me surpreendi. Superou minhas expectativas. É uma obra de alto nível, com dicas e tutorias. Há diversos exemplos práticos, dicas de proteção (como proteger sua operação), análise de diferentes mercados do mundo da bola. Além de dois vídeos bônus, planilhas de entendimento e gerenciamento de resultados, diário de operação, entre uma dezena de conselhos e explicação. A pessoa que adquirir o livro tem direito de manter contato com o autor (para esclarecimento de dúvidas e conselhos, com muitas dicas) por três meses de suporte técnico, além da garantia de 200% do se dinheiro de volta. Isso mesmo!! Se você não gostar do material, o Juliano lhe devolve seu dinheiro em dobro!

São 101 páginas de muita informação. 35 minutos de vídeos. Com grupos de discussão, e treinamentos antes de começar a investir.

Clique aqui para saber mais sobre o livro: Investimento Futebol.

Resenha do livro “Investimento Futebol – Descubra os segredos dos profissionais da bolsa esportiva”.

PARTE 1 – INICIAÇÃO

A obra inicia com uma introdução detalhada sobre finanças e investimento. Fala sobre o futebol brasileiro, os modelos de investimentos no futebol nacional e, as vantagens e desvantagens de se arriscar no mercado nacional. Destaque para a desvantagem mais importante nesse mercado: baixo interesse de investidores internacionais. Pois, no mercado da bola, o dinheiro mais movimentado é o Dólar, assim sendo, os investidores estão voltados para os jogos que acontecem no exterior. O mercado Europeu é o maior nos dias de hoje.

Juliano, esclarece o que é educação financeira, juros compostos, o famoso juros sobre juros, as vantagens de se investir a longo prazo etc, etc, etc.. Tudo que o leitor desse blog está careca de saber. Tem até uma tabelinha bacana sobre juros compostos.

No final da primeira parte, o autor fala sobre a legalidade de se investir no mercado esportivo. No Brasil, esse mercado é visto como “aposta”. As apostas esportivas são ilegais no Brasil. Já no exterior, o mercado é analisado como investimento. Já que o operador pode sair e entrar a qualquer momento. Efetuando operações de daytrade. Porém os brasileiros podem investir através de sites que possuem seus escritórios centrais na Europa. Como: Betfair. Que é a maior bolsa esportiva do mundo, e a que o autor recomenda.

E Juliano, explica minudenciado, tudo sobre investimento em bolsa esportiva. Quais sites ele utiliza e quais fica longe. Os porquês de tudo isso, e ainda como fazer a melhor escolha.

PARTE 2 – TRADING

A maior parte do livro. É um pouco cansativo, pois exige muito do leitor leigo, assim como eu, no primeiro contato com um material de aprendizagem, onde tudo é novidade. Aqui estamos na parte técnica do livro. É detalhadamente explicado cada mercado e como operar, quanto investir inicialmente, as operações de segurança, protegendo seu dinheiro, e as operações para iniciantes.

Profissão trader: pós e contras. O autor Fontes trabalha com o mercado esportivo há alguns anos e por isso escreveu o livro com tanta sabedoria. Conhecimento de causa. Então, ele destaca o poder de escolha do operador, vantagens como: tempo, horário flexível, trabalha no que gosta e trabalha através da internet.

Mercados onde podemos operar:

Esse é o capítulo que ele ensina se cadastrar na Betfair, como escolher o melhor mercado do dia, etc..

Investir no time favorito pode ser o caminho mais fácil. Mas também o mais perigoso.  Pois o valor que a casa Betfair oferece, caso o time favorito ganhe é baixo e o valor da zebra é alto. Assim, se o time “zebra” fizer um gol, o melhor é fechar a operação no intervalo, com pouco prejuízo, já que você não é obrigado a ficar até o final do jogo com seu dinheiro investido. Você vende sua posição para outro trader. Por isso, Juliano Fontes, aconselha fazer uma operação de proteção, investindo uma pequena parte de sua banca no time contrário.

Também há o mercado dos “empates”: aqui podemos investir no daytrade de um empate e aguardar até o final do jogo. Mas, se você estiver assistindo o jogo no tempo real, poderá notar que conforme o tempo vai passado e, a partida se aproximando de seu final, o valor do prêmio aumenta consideradamente. Portanto, o autor aconselha, fechar a operação no intervalo. Assim conseguindo embolsar um lucro. Explico como: experiências práticas citas pelo autor.

Você investe U$ 100,00 (dólares) no empate entre Liverpool e Arsenal. No inicio do jogo a Betfair estava pagando 1.50 para o empate, ou seja, 50% + o dinheiro investido pelo investidor, se o jogo terminar empatado. Mas ao decorrer da partida, um dos dois times estarão atacando mais, e o valor do empate aumenta, pois a Betfair entende que não é mais provável que o empate permaneça até o final do jogo. No intervalo, a Betfair estará pagando algo em torno de 1.65, ou seja, 65% de lucro sobre o capital investido. Então, o operador fecha a operação. Vende sua posição para outro investidor. Assim, você sai da operação com 15% de lucro, pois é a diferença entre a primeira e a última oferta que a Betfair lhe ofereceu.

No final desse capítulo o autor, finaliza explicando todas as possibilidades de operações no mercado da bola. Dá dicas e esclarece dúvidas.

Cita todas as estratégias e lhe faz uma pergunta: existe a melhor estratégia? Obviamente ele responde segundo suas experiências próprias. Ainda, termina dizendo algo sobre como divulgar sua estratégia ganhadora e porque divulgá-la. Já que ele crê que o melhor para o mercado é que todos os operadores se conheçam e compartilhem suas idéias.

PARTE 3 – PÓS-TRADING

Aqui, na terceira parte do livro: Investimento Futebol, Juliano Fontes, bate um papo com seus leitores. Futuros traders. É um bate-papo informal. Uma conversa entre amigos.

Fontes, fala sobre o que fazer após fechar o trade. Conselho: desligue o computador e pare de assistir o jogo. Assim de claro. Pois, a tendência é o operador ficar se martelando por dentro sobre o resultado obtido, seja lucro ou perda. Então, a melhor coisa que há que fazer é mudar de assunto. Ler outra coisa, sair, dar uma volta etc.

Ele fala sobre a importância do diário do trader. Dá exemplos de uma planilha de operações, com foco no resultado de longo prazo. Fazendo 95 operações, qual foi o resultado final? Quantas operações você obteve lucro e quantas saiu com perdas? 50% x 50% ou mais lucros que perdas? Essas são algumas perguntas que sua planilha de operações, juntamente com o diário do operador, poderão lhe responder.

Juliano escreve sobre os perigos do vício. Quais cuidados evitar. Investimento em Bolsa Esportiva através do Futebol é muito arriscado para nós brasileiros pois estamos envolvidos emocionalmente. Além disso, Juliano dá dicas de sites e links que falam sobre o tema. Comenta que investir em futebol requer controle emocional e muito mais.

Depois comenta sobre como gerenciar sua banca (valores investidos) . Ou seja, seu capital para esse tipo de investimento. Ele aconselha iniciar com U$ 100.

Clique aqui para saber mais sobre o livro: Investimento Futebol.

Bom, é isso ai pessoal. Gostei muito do livro. Prometo fazer uma pesquisa mais detalhada sobre o tema e investir nesse mercado. Bacana mesmo saber que podemos ganhar um dinheirinho extra no final do mês.

Vale a pena analisar, pois necessitamos ganhar mais do que se gasta. Ou, gastar menos do que se ganha? Eu, particularmente, prefiro ganhar mais do que gasto mensalmente. E esse mercado pode me ajudar a aumentar meu capital. Mas fiquem ligados na questão do risco. É um mercado arriscado. Por isso comece pequeno. O autor sugere iniciar com 100 dólares porque tem conhecimento de causa.

Abração a todos e até a próxima.

Gostou disto? Curta nossa página e compartilhe este conteúdo com seus amigos.
6 Comentários

Adicionar comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *