20 de julho de 2017

Resumo do livro Análise Fundamentalista de José Kobori

Ajude o Finanças Forever a crescer ainda mais. Curta e compartilhe nossa página!

Li, gostei, recomendo fortemente e vou sortear um exemplar deste livro autografado por Gustavo Cerbasi na próxima semana.

O livro Análise Fundamentalista de José Kobori é parte integrante da coleção de livros Expo Money. Gustavo Cerbasi é o coordenador desse grupo de livros escritos por diversos autores renomados.

A obra Análise Fundamentalista – Como obter uma performance superior e consistente no mercado de ações, de José Kobori da editora Elsevier Campos conta com ensinamentos que não aprendemos na escola, muito menos no dia a dia.

Pois, faz um panorama geral sobre o ambiente macroeconômico e sobre a política econômica brasileira já nas primeiras páginas.

Entendendo o ambiente de investimento

Sou administrador e um eterno estudante. Cursando faculdade de Engenharia Civil, meus colegas de sala simplesmente não entendem nada de investimentos. Alguns por serem muitos jovens outros por falta de interesse ou oportunidade. Porém, diversos deles sabem bastante sobre o ambiente empresarial. Mas quando pergunto do ambiente setorial, as discussões vão muito além do esperado.

Por isso a importância de conhecer pessoas com pensamentos diferentes e emoções diversas. Portanto, voltando a pauto do texto, nesta primeira parte do livro “Análise Fundamentalista o autor mostra todo o potencial da escolhas de bons investimentos. Como obter uma rentabilidade analisando profundamente os acontecimentos passados e, de certa maneira, “prevendo” o futuro.

Como as metas da inflação e o câmbio flutuante podem perfeitamente arruinar nosso dinheiro se for mal investido.

Além disso, o autor fala de finanças pessoais mirando os investimentos. José explica como utilizar de nossas habilidades financeiras do dia a dia para exemplificar a leitura do livro. Quando você gasta mais do que seu salário mensal, precisa cobrir essa diferença ou ficará em dívida. Isso é chamado como déficit. Já para diminuir essa dívida você obrigatoriamente necessitará gastar menos do que se ganha. Essa diferença que “sobra” no final do mês quando se consegue gastar menos do que se ganha é o que os economistas chamam de “superávits primários”. Isso tudo também é ensinado nessa primeira parte do livro. Um panorama geral sobre finanças direcionado para os investimentos.

Entendendo retorno, entendendo riscos e quais são as ferramentas conceituais dos investimentos fecham a primeira parte. Com muitos exemplos, planilhas e análises de instituições financeiras perante algumas companhias que fazem parte do índice Bovespa.

Entendendo finanças empresariais

Essa é a parte do livro onde seu autor explica e ensina como analisar os demonstrativos financeiros das companhias. Balanço patrimonial, receitas, lucros, fluxo de caixa e muito mais. Tudo bem orientado e com objetivos da análise financeira.

A segunda parte do livro “Análise Fundamentalista” é bem técnica, no entanto, José Kobori conseguiu exemplificar diversificando nos exemplos práticos de empresas que realmente fazem parte do Bovespa. Incluindo os métodos de análise de desempenho, como: análise vertical e horizontal.

Empresas comerciais com tamanho médio, possuem um tempo médio, em dias, de compra da mercadoria até sua venda. Ou o tempo médio necessário até a completa renovação dos estoques. O cenário ideal é o da empresa que consegue prazos maiores de pagamento com seus fornecedores e prazo menos de entrega de matéria-prima. Já as vendas devem ser rápidas, com prazos menores de recebimento de recursos. Com isso seu ciclo de caixa, necessidade de capital de giro, seria bastante reduzido.

Terminando esse capítulo onde aprendemos a entender e analisar as demonstrações financeiras, mesmo que sendo muita informação para pouco livro, mostra-me que realmente é possível compreender de maneira eficiente tudo que acontece dentro das companhias. Poderá haver falhas, e a prática é muito melhor que a teoria, mas de uma maneira geral fica claro que o livro é uma excelência em simplificar a teoria.

Empresas devem criar valor

O autor inicia essa parte do livro com uma pergunta: “Quanto sobra no caixinha?”

José Kobori ensina como determinar o fluxo de caixa, tanto operacional como financeiro. Abrange ainda para os investimentos da empresa. Compreendemos que há uma necessidade boa de toda empresa fazer investimentos. É dever de cada executivo focar em seus planejamentos uma melhoria contínua na companhia onda trabalha. Todas necessitam de novos equipamentos, tecnologia e gestão de pessoal.

Ajustando o risco e determinando o custo de capital pode-se projetar o fluxo de caixa operacional para os próximos 10 anos. Isso requer cálculos que o autor do livro ensina e explica através de planilhas e fórmulas. Não se preocupe! É tudo muito claro de se entender.

Comentários finais e resumão

O livro é excelente para quem quer obter um plano de investimento duradouro e crescente. Pensando no longo prazo, o planejamento estratégico é importante para determinar a rentabilidade.

Inclusive nesses comentários finais o autor ensina estratégias genéricas que podem perfeitamente ser utilizadas em nossos investimentos.

COMPRAR

 

 

Pra finalizar, não custa relembrar vocês que li, gostei e recomendo fortemente este livro para quem já é investidor ou está planejando ser um investidor de sucesso em um curto espaço de tempo. Vou sortear um exemplar deste livro autografado por Gustavo Cerbasi na próxima semana. E quem já faz parte da lista VIP Finanças Forever já estará concorrendo! :-)

Gostou disto? Curta nossa página e compartilhe este conteúdo com seus amigos.
2 Comentários

Adicionar comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *