25 de junho de 2019

Quer diminuir suas despesas domésticas? Então veja 5 dicas!

Ajude o Finanças Forever a crescer ainda mais. Curta e compartilhe nossa página!

Brunette woman calculating bills in the kitchen

Despesas domésticas são sempre um assunto difícil para se tratar, já que muitas vezes elas podem extrapolar nosso orçamento mensal sem que tenhamos nos planejado para isto. Existem situações onde evitar gastar dinheiro é impossível (saúde, impostos, educação e alimentação), então, para fugir do aperto, que tal aprender onde é possível diminuir os gastos domésticos, evitando imprevistos e rombos no seu orçamento e de toda a sua família? Neste texto daremos sequência a uma série de posts exclusivos com excelentes dicas para que você possa organizar e manter suas finanças em dia. Destacamos 5 dicas simples que podem te ajudar a se organizar melhor e reduzir as suas despesas ao longo do ano.

Organização das despesas

O primeiro passo para nos organizarmos é ter consciência do que gastamos. Para isto, como mencionamos no post sobre como organizar seu orçamento em uma planilha de custos, é fundamental deixar registrada cada uma de suas despesas e receitas. Se você ainda não leu este post, clique aqui e confira esta que talvez seja a dica mais importante.

Separe despesas essenciais de não essenciais  

Em seguida separe as despesas em “essenciais” como aluguel e alimentação, e “não essenciais” como idas frequentes ao cinema. Com esta divisão pronta procure avaliar, no primeiro tipo, se existem opções de serviços que ofereçam os mesmos benefícios porém com preços melhores, ou com apenas os benefícios que você realmente utiliza. Por exemplo, é possível encontrar operadoras de celular que cobrem mais barato para cliente novos, ou então opte por trocar para um plano com menos minutos de ligação caso você não utilize toda a franquia. Dentre os gastos “não essenciais” veja o que é possível cortar de imediato para reduzir gastos.

Planeje antes de fazer as suas compras

Quem nunca chegou ao final de uma compra no supermercado e pensou: “Eu tinha certeza que esta lista poderia custar a metade!”. É muito comum comprarmos mais do que precisamos quando não fazemos uma lista de produtos que precisamos adquirir antes de sair de casa. É bom evitar também ir para o mercado quando estiver com fome, já que tendemos a comprar muito mais itens de alimentação quando nosso estômago está vazio. Para gastar menos planeje melhor suas compras e saia de casa com tudo pronto para comprar o que realmente precisa. É interessante também tentar se organizar para fazer compras que vão te abastecer por mais tempo, já que gastos realizados em parcelas menores nos dão a falsa impressão de que estamos consumindo pouco do orçamento financeiro por mês.

Reduza gastos podem trazer outros benefícios para você e toda a sua família

Que tal pensar um pouco sobre a mobilidade da sua família, sua saúde e o meio ambiente? Gastar menos com transporte é uma maneira de cuidar destes três aspectos da sua vida. Seu carro, por exemplo, é realmente necessário? Ou então é essencial ter mais de um ou dois veículos por família? Lembre-se que proporcional ao valor do seu carro incidirão impostos, seguro e manutenção. Reduzir o número de veículos em casa, além de fazer bem pro seu bolso, pode te proporcionar mais saúde e bem-estar, já que vai te obrigar a caminhar mais ou utilizar meios de transportes alternativos como a bicicleta, além de fazer muito bem para a natureza agradece.

Faça mais refeições em casa e reduza a despesa de alimentação

Ir à feira com o seu cônjuge e filhos e depois aproveitar o tempo para cozinhar juntos são exercícios valiosos para o convívio dentro e fora da família. Lembre-se que existe uma tendência mundial para as pessoas se dedicarem mais às suas próprias tarefas domésticas, contribuindo para a independência e o seu desenvolvimento pessoal influenciando, principalmente, os filhos.

Com estas cinco dicas, além de reduzir suas despesas domésticas, você vai aprender a valorizar mais o que você adquire e o que realmente precisa, deixando o gasto financeiro para situações que realmente importam. Queremos ouvir também a sua opinião: o que você costuma fazer para reduzir suas despesas domésticas? Conte pra gente!

 

Gostou disto? Curta nossa página e compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Adicionar comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *