21 de outubro de 2017

Quer cortar gastos na sua empresa? Veja essas 5 dicas!

Ajude o Finanças Forever a crescer ainda mais. Curta e compartilhe nossa página!

cortar-gastos-na-sua-empresa-veja-essas-5-dicas

A gestão financeira de um negócio é uma das tarefas que mais exige atenção dos gestores e carece de diversos cuidados. O controle de custos de uma empresa é essencial para que ela se mantenha em operação e garanta boa lucratividade.

A atual recessão econômica vivenciada pelo país tem feito com que as empresas batalhem bastante e enfrentem muitos concorrentes. Isso exige que os gastos sejam reduzidos ao máximo, visando sempre à potencialização dos ganhos e à diferenciação diante da concorrência.

Reduzir as despesas não é uma tarefa simples, pelo contrário, exige muito cuidado para que o negócio não seja prejudicado. Então, para ajudá-lo no assunto, separamos 5 dicas para você cortar gastos na empresa de forma efetiva. Confira!

1. Faça uma análise periódica dos gastos da empresa

Em momentos de dificuldade ou instabilidade econômica, é extremamente comum encontrar empresas e gestores que começam a fazer inúmeros cortes, sem que sejam realizadas as devidas análises. Isso pode, a princípio, proporcionar ganhos e até mesmo apresentar a falsa ideia de que foi a melhor decisão; porém, em longo prazo, pode prejudicar bastante as finanças da empresa.

Por isso, é fundamental que, antes de qualquer tomada de decisão, sejam realizadas análises periódicas das contas e das despesas da empresa. Somente assim é possível economizar corretamente e fazer cortes de forme eficiente. Outro detalhe importante é que as análises permitem que os responsáveis financeiros saibam quais são os custos necessários para manter a empresa em operação, evitando cortes errados e prejudiciais.

2. Adiante os pagamentos

Uma das melhores formas de renegociar pagamentos e economizar é adiantando o pagamento de fornecedores. Obviamente, isso demanda dinheiro disponível em caixa. Então, caso o fluxo esteja positivo, o ideal é conversar com as empresas parceiras e negociar o pagamento antecipado de contas, bem como pedir descontos para proporcionar ao negócio uma redução significativa dos gastos.

3. Negocie pacotes de serviços

Outra forma de tentar conseguir bons descontos com empresas parceiras é negociando pacotes de prestação de serviços. Ao fechar um contrato para o fornecimento de vários produtos ou serviços, consegue-se preços mais acessíveis.

Uma dica importante é não focar apenas em um fornecedor, mas em vários. Dessa forma, os preços poderão ser ainda melhores, e o corte de gastos se mostrar mais significativo.

4. Controle o fluxo de caixa

O fluxo de caixa é um dos principais pilares da administração financeira de qualquer negócio. O seu controle permite que os gestores saibam exatamente quais são as despesas e os proventos. Conhecendo todas as entradas e saídas, pode-se encontrar com maior facilidade os pontos a serem melhorados e os itens a serem cortados para diminuir os gastos da empresa.

5. Utilize um software para gestão

Por último, todas as pessoas que desejam cortar gastos na empresa não podem deixar de considerar o uso de um software de gestão. Ao utilizar plataformas específicas para o controle das finanças, consegue-se aperfeiçoar os processos e diminuir as tarefas manuais. Além disso, pode-se evitar que erros aconteçam e permitir uma excelente redução de custos para a empresa.

Gostou disto? Curta nossa página e compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Adicionar comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *