25 de abril de 2019

Quais são os tipos de empréstimos e qual é o melhor?

Ajude o Finanças Forever a crescer ainda mais. Curta e compartilhe nossa página!

Quais são os tipos de empréstimos e qual é o melhorEmpréstimo é uma daquelas palavras que às vezes parecem cercadas por mistério. Muitas pessoas precisam de um ao longo da vida — para quitar dívidas, comprar um carro ou pagar os estudos — porém, a maioria não entende realmente como este tipo de recurso funciona. Afinal, existem vários gêneros de suprimento financeiro promovido pelos bancos e instituições financeiras afins. Mas qual seria o melhor tipo de empréstimo? E quais as diferenças entre cada um? Se você tem dúvidas sobre o assunto, leia este post e entenda de uma vez por todas!

Empréstimo pessoal

Este tipo é aquele que é solicitado, mediante contrato, ao seu banco ou a uma agência financeira. É estipulado um valor preciso que será concedido e você passa por uma análise completa antes que o crédito seja aprovado. A principal vantagem deste tipo de empréstimo é a praticidade: está disponível para todos e geralmente a contratação é muito rápida. A desvantagem é que você precisa tomar cuidado com os juros e prazos de pagamento que muitas vezes podem ser abusivos. Antes de assinar um contrato, pesquise bastante para garantir que o banco ou financeira é idôneo e confiável.

Empréstimo consignado

A principal vantagem desse tipo de empréstimo é o custo. Ele tem um limite máximo de pagamento mensal, equivalente a 30% do seu salário, pensão ou aposentadoria. Para completar, as taxas de juros geralmente são bem menores. A principal desvantagem é a forma de pagamento das parcelas — realizada diretamente através de desconto em folha de pagamento. Ou seja, a flexibilidade é quase inexistente. Não há como, por conta de alguma emergência, adiar ou mudar a data do pagamento do empréstimo.

Empréstimo via cheque especial

Esta modalidade possui as mesmas vantagens e desvantagens do empréstimo pessoal, embora seu funcionamento seja diferente. No caso do cheque especial, não é preciso fazer uma solicitação; o valor do seu crédito é pré-aprovado pelo seu banco e, geralmente, embutido automaticamente nos limites de sua conta corrente. Ele está lá, para ser usado quando você quiser. A vantagem novamente é a praticidade, enquanto a desvantagem são as altas taxas de juros, que são muito, mas muito altas.

Empréstimo rotativo

Este empréstimo está associado ao uso do cartão de crédito. Quando você faz uma compra no valor de 1.000 reais com o cartão, mas só paga o mínimo de 100 reais, está pegando emprestado do banco os 900 reais restantes. O banco paga sua dívida com a loja, mas continua cobrando esses 900 reais nas suas próximas faturas, com juros. E juros bem altos! A principal vantagem é que o empréstimo evita que seu nome seja colocado em sistemas de proteção ao crédito por falta de pagamentos no comércio. Além disso, o pagamento é bem flexível — já que você pode pagar qualquer valor por mês, entre o mínimo e o valor total da fatura. O lado negativo é o efeito bola de neve que isso pode gerar, devido à cobrança de juros mensais sobre o montante da dívida e sobre os juros antigos. Este tipo de empréstimo deve ser bastante evitado, pois pode causar um endividamento sem controle.

Qual é o melhor tipo de empréstimo?

Todos os principais tipos de empréstimo possuem a mesma desvantagem: os altos juros aplicados na quantia cedida ao mutuário. Mas se você realmente precisa do dinheiro prontamente, o empréstimo consignado ainda oferece as melhores condições. A grande recomendação seria planejar muito bem suas finanças.

Vale lembrar que esta indicação de melhor empréstimo é generalizante e talvez outro gênero mais interessante possa caber no seu bolso e situação, basta pesquisar e se informar sempre. Você já teve alguma experiência ao pegar empréstimo? Como foi? Conte para nós através dos comentários!

E se você gostou do texto, aproveite e conheça o sistema Meu Dinheiro, que pode te ajudar a controlar as suas finanças evitando desta forma que você a precisar realizar um empréstimo!

Gostou disto? Curta nossa página e compartilhe este conteúdo com seus amigos.
2 Comentários

Adicionar comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *