26 de março de 2017

Como tirar o melhor proveito das promoções

Ajude o Finanças Forever a crescer ainda mais. Curta e compartilhe nossa página!

Economize dinheiro aproveitando as melhores promoções virtuais.

 

É sempre tentador sair aproveitando todas as promoções que vemos a nossa frente, mas você sabe dos riscos financeiros envolvidos em cada compra? Mesmo não encontrando frequentemente promoções dos produtos que realmente precisamos e queremos, é importante saber como aproveitar uma promoção sem quebrar nosso equilíbrio financeiro.

O intuito deste post é falar sobre o ponto de vista de diferentes maneiras de aproveitar excelentes promoções, sem correr o risco de gastar o que não tem. Sem cair na ilusão da oferta imperdível!

O que é uma promoção?

Muitas pessoas ainda acreditam que uma promoção é apenas a redução no preço de um produto ou serviço que o estabelecimento faz para queimar estoque. Mas nem sempre isso é verdade.

Quando uma empresa lança uma promoção, ela está querendo promover um produto ou serviço. Claro que isso pode envolver um belo desconto, mas também pode ser apenas uma ótima jogada de marketing.

Em fato, o consumidor deve utilizar essas promoções de forma equilibrada e assim, diminuir a quantidade de compras por impulso, que geralmente são estimuladas por promoções.

Ao tentar promover um produto, as empresas utilizam diversas técnicas direcionadas a captar os compradores compulsivos e algumas até jogam sujo nas campanhas de marketing (tentando afetar as emoções do possível comprador, por exemplo).

Como aproveitar melhor uma promoção?

Aproveitar uma promoção é muito complicado de calcular. Porém, antes de tudo, nunca deve ser o seu objetivo sair por ai aproveitando todas as ofertas. Se buscamos promoções aleatoriamente com o intuito de encontrar uma super oferta, as chances de acabarmos comprando algo mesmo sem necessidade são imensas!

Primeiro você deve sentir a necessidade de adquirir o produto ou serviço. Por exemplo, imagine que você não vive sem café e sua cafeteria queimou. Sendo assim, está na hora de buscar cafeteiras em promoções.

Se você planeja comprar algo, também pode ser interessante buscar promoções desse produto em específico num período médio antes da compra. Por exemplo, sabendo que você vai trocar seu notebook no mês de junho, comece a buscar promoções de notebook um ou dois meses antes. Pois apesar de sua necessidade não ser instantânea, este gasto já está nos seus planos.

Sempre as pesquisas online e de loja em loja dão excelentes resultados. Além de que, quanto mais pesquisar, mais você vai se acostumando com a ideia de que realmente necessite trocar seu notebook. Caso isso seja vaidade sua, a ideia torna-se distânte e você provavelmente desistirá da mesma. Economizando assim um bom montante de dinheiro.

Onde buscar promoções?

Sabendo o momento de procurar uma promoção, você pode buscá-las em diversos locais.

  • Lojas físicas: Em geral, não batem as promoções encontradas na internet. Mas, com boas negociações, você poderá conseguir descontos excelentes. E assim, dependedo do preço cobrado pelo frete (por não pagar frete), poderá compensar a compra e ainda sair no lucro.
  • Sites de fabricantes: Hoje em dia, muitos fabricantes de produtos oferecem promoções em seus próprios sites. Ex.: Brastemp, DELL, Apple, entre tantos outros. Basta uma busca profunda e força de vontade, que certamente encontrará a melhor oferta.
  • Lojas virtuais: Atualmente a maioria das lojas virtuais oferece assinatura de newsletter (cartas de novidades), essas as vezes são mensais ou semanais. Assinando a mesma, você receberá promoções por e-mail continuamente. Mas o melhor mesmo é quando lançam um “hotsite” com as promoções!
  • Twitter: Muitas lojas e fabricantes postam promoções pelo twitter diariamente. A maioria deles são companhias áereas. Por serem promoções com datas específicas para terminarem (normalmente de curto prazo), necessita-se muita atenção perante o Twitter. Veja aqui perfis de companhias aéreas e agências de viagem no twitter.
  • Blogs especializados: Alguns blogs se especializaram em buscar promoções diversas e publicam em suas páginas. É o caso do Promoção Virtual, um blog que sempre publica promoções gratuitas ou que não geram um custo adicional para os seus seguidores.

Quais os cuidados primordiais?

Mesmo depois de ler tudo isso, tenha em mente alguns cuidados corriqueiros. Que se deixados de lado provavelmente o levará de volta as dívidas ou a complicação financeira. É exatamente isso que sempre deixo claro que você deve evitar. Evite dívidas, débitos, e parcelamentos. Saia do vermelho, utilize ótimas planilhas gratuitas de controle de gastos (baixe aqui suas planilhas financeiras gratuitas), e leia bons livros para aprender a economizar e investir seu suado dinheiro. Recomendo o resumo do livro Como Investir Dinheiro.

Se você é uma pessoa disciplinada financeiramente, pode até se dar ao luxo de acompanhar blogs ou newsletter de lojas virtuais e comprar só quando precisa. Muitas vezes, estas mídias publicam várias dicas interessantes. Por exemplo, se você possui um cartão Visa e sempre o utiliza, por que não aproveitar a promoção Vai de Visa? Já os que utilizam o cartão Mastercard, por que não se informar e saber o que você está automaticamente concorrendo na promoção Não Tem Preço ou sobre a promoção Surpreenda Mastercard (essa precisa de cadastro)?

Portanto, seguir blogs como um meio de se informar sobre oportunidades, é legal. Não faça disso uma forma de gastar seu suado dinheiro em todas as promoções que encontrar pela frente. Mantenha a disciplina e tenha perseverança nos investimentos.

Entretanto, meu amigo, se você é uma daquelas pessoas que não possui muita disciplina, não dê chance ao pecado! Saia de todas as listas de e-mails das lojas virtuias, não acompanhe blogs e procure promoções apenas quando realmente for comprar.

Então lhe pergunto: Gostou dessa técnica ninja para aproveitar melhor as promoções? Conhece outras? Comente comigo através dos comentários!

:-)

Um forte abraço, conte comigo!

Gostou disto? Curta nossa página e compartilhe este conteúdo com seus amigos.
12 Comentários

Adicionar comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *