24 de julho de 2017

Preço, qualidade ou localização. Escolha dois.

Ajude o Finanças Forever a crescer ainda mais. Curta e compartilhe nossa página!
O título deste texto é intuitivo a pensar que a dificuldade de encontrar em um mesmo imóvel os três adjetivos citados é real. Porém com muito dinheiro e um pouco de paciência é possível.

Mas, para muitos de nós, sabemos que a realidade das coisas não é bem como nós desejamos. Morar próximo ao trabalho, com uma garagem para dois carros, piscina e churrasqueira é uma tarefa difícil.

Pesquisei um pouco mais sobre o assunto e este texto está incluso na seção: imóveis.  Também escrevi uma carta detalhada, contando uma história real de um familiar próximo. Leiam aqui >> “Investimento não consciente em imóveis“. Outro texto sobre o tema: “Leilão de imóveis é uma boa?”. Ou ainda, “como investir em imóveis“.
Portanto, antes de mais nada gostaria de dizer que não sou um especialista em imóveis, muito menos um corretor de imóveis. Apenas sou investidor no mercado imobiliário à mais de 10 anos e, conheço sim diversos corretores, dos quais, alguns já me ajudaram a garimpar bons imóveis e outros prometeram e não cumpriram, então, fizeram sacanagem.
Pretendo sempre escrever algo sobre o tema, pois o considero como um importante ativo em minha carteira de investimentos. E claro, além de, creio que estamos passando pela formação de uma grande bolha no setor imobiliário brasileiro: Bolha imobiliária.

[...]

Parte deste artigo, de minha autoria, foi publicado originalmente no blog do amigo Guilherme, o excelente Valores Reais. Veja neste link: http://www.valoresreais.com/2011/05/31/o-que-escolher-na-compra-de-um-imovel-preco-qualidade-ou-localizacao/

Melhorei o mesmo, exclui algumas frases e inclui algumas informações que, conforme meus estudos sobre o mercado imobiliário, são dados informativos que merecem atenção. Inclusive a introdução da imagem que é mostrada mais abaixo, onde ilustra perfeitamente os três adjetivos que são citados neste texto.

Boa leitura a todos!

Obviamente quando o consumidor está pensando em comprar um imóvel ele está preocupado como a qualidade do bem, a localização e como não poderia ser diferente, considera o preço do imóvel como uma peça chave.

E procurarei explicar que é quase impossível alcançar todos estes objetivos em um mesmo imóvel, a não ser que você seja rico e muito rico, diga-se de passagem. Pois à certos locais onde gostariamos de investir, porém os valores estão absurdamente altos. Ou ainda, se um dia pretendemos comprar uma casa na praia ou no campo, vale lembrar que este tipo de imóvel não é considerado investimento, por ser um passivo. Pois só dão despesas.

Passivo é tudo aquilo que faz você por dinheiro periodicamente, ou seja, pagar as contas mensais, tais como: energia elétrica, água, limpeza, reformas e trocas de móveis, melhorias em geral. Um exemplo clássico de um passivo é o seu carro.

A chave no sucesso para adequar estes três adjetivos em seu bem de consumo é colocá-los em ordem de importância. Seja realista com você mesmo, procure escolher o mais pratico primeiro e em seguida pense no valor do imóvel, se esse já não for o primeiro item de seu ranking.

Três adjetivos

Se não for possível adequar devidamente os três principais adjetivos, escolha dois.

Qualquer um de nós adoraria viver em um imóvel bem localizado, ou seja, próximo ao centro de uma das grandes capitais do país, com uma construção moderna e modelo, com alta qualidade nos materiais utilizados em sua arquitetura e acabamento, não se esquecendo de um razoável preço acessível.

Todos nós queremos um imóvel de R$ 100.000,00, sendo pronta entrega, nunca utilizado antes por outra família e com um terreno de 1.000m2. Sinto em lhe dizer mais este sonho não existe. Na realidade é só um sonho. E não vai nunca existir.

Se você esta pensando seriamente em comprar uma casa ou apartamento, você terá que definir suas metas atingíveis considerando que cada caso é um caso diferente em sua pesquisa.

Primeiramente vejamos o valor: Preço

A pior decisão que você nunca deve tomar, ou aceitar, é financiar um imóvel 100% de seu valor junto a uma instituição financeira, seja ela, banco ou uma construtora entre outras alternativas existes no mercado. Talvez você, consumidor ou investidor, pode dar ao luxo de comprar um bem de 1 milhão de Reais, porém sem um grande empréstimos de dinheiro, este montante é palpável por poucos. Se você leitor esta lendo este blog, eu o considero um consumidor consciente e sei que todos nós podemos comprar e viver em uma residência com um patamar mais baixo. Portanto, seja realista e humilde em suas decisões que envolvem dinheiro.

Em segundo lugar em meu ranking: Qualidade

Qualidade pode significar muitas coisas para muita gente. Porém aqui eu estou usando o termo “qualidade” como uma qualidade material, significados como: tamanho da residência em metros quadrado (m2), materiais utilizados na construção e engenharia, arquitetura e design, assim como o projeto em si, tamanho do terreno, lazer e infraestructura em geral. Talvez uma família grande, com mais de quatro (4) pessoas (o casal e dois filhos) precisaria viver em um imóvel de 200m2, porém se pode viver com menos. Pense no termo qualidade como uma de suas duas prioridades.

E por fim: Localização

Localização é normalmente a prioridade na maioria dos casos. A maior parte dos consumidores estão pensando na comodidade de morar perto de “tudo”: Supermercado, escola, farmácia, seu local de trabalho, assim como padaria, pizzaria, estação de metrô entre outras coisinhas mais.

Apartamentos e casas ensolarados e com facilidade de circulação de ar, eu o considero como “qualidade” e não localização.

Algumas pessoas preferem morar no norte do que no sul de determinadas regiões centrais. Normalmente os bairros mais distantes do centro, os chamados subúrbios, são mais baratos. Mas, dirigir por mais de duas (2) horas para chegar ao trabalho e depois passar novamente no final da tarde, duas (2) horas mais para chegar em casa e relaxar, pode ser considerado uma importante questão a ser discutida.

Temos que garimpar as melhores oportunidades de compra, seja como consumidor final ou investidor. Portanto, cuidado quando for investir e imóveis.

Embora o preço e a qualidade são extremamentes importantes para você, talvez a região onde determinado imóvel se encontra pode fazer você desistir do negocio.


Explicando a imagem acima:

Quando alguém conseguir reunir preço e localização é considerado que a opção esta boa, sugestão de compra.

Reunindo preço e qualidade, o imóvel pode estar em um bairro distante do centro, ou seja, localização equivocada.

Juntando os dois adjetivos seguintes; qualidade e localização: Só se você for rico.

E por último, quando unindo os três temas e termos discutidos aqui, chegamos ao sonho perfeito: O nosso próprio e individual sonho de consumo.

Em tempo:

Tomar importantes decisões como escolher qual a melhor localização, com alta qualidade e a preço acessível, não é uma tarefa fácil, porém você pode “morar” melhor se escolher “viver” distante de tudo e todos. Seja consciente, realista e honesto consigo mesmo. Escolher pagar um pouco menos com uma garagem menor, ou sem uma bela piscina no quintal, pode ser uma ótima oportunidade de negócio. Se você escolher uma residência maior, localizada em um bairro circulado por área verde, parques e etc. Irá pagar mais, no entanto terá muito mais qualidade de vida.

Procure tomar decisões adequadas a seu orçamento e estilo de vida. Viver melhor que seus amigos e parentes não significa ter uma belíssima casa e três carros na garagem. Escolha viver, e não sobreviver pagando juros abusíveis de financiamentos sem fim.

Os princípios aplicados aqui, podem servir para muitas outras coisas em nossas vidas, como na educação e em nossa formação profissional, calculando o custo beneficio. Unindo qualidade e preço.

E ai pessoal, alguém aqui pretende comprar algum imóvel em breve? Ou comprou algo recentemente?

Pense: preço, qualidade e localização. Escolha dois.

Vale lembrar que este não é um blog sobre imóveis, nem específico em imóveis, investimento imobiliário, blog imóveis, ou algo parecido. Investimento em imóveis é muito mais amplo e abrangente. Peço que pesquise, estude e leia muito. Se conselho fosse bom…..

Leia também outro texto que escrevi aqui anteriormente, você poderá gostar de: “Investir em imóveis“.

Um forte abraço a todos e até a próxima.
Sigam me no Twitter.com/everton_ric
Aproveite para CURTIR nossa nova página no Facebook.

Gostou disto? Curta nossa página e compartilhe este conteúdo com seus amigos.
4 Comentários

Adicionar comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *