26 de julho de 2017

Possibilidades de áreas de trabalho do bacharel em Economia Doméstica

Ajude o Finanças Forever a crescer ainda mais. Curta e compartilhe nossa página!
No artigo “Bacharelado em economia doméstica” recebemos um incomparável comentário. Primeiramente o leitor José Carlos escreveu (leia aqui) esclarecendo os dados do curso e algumas áreas de atuação. Foi quando resolvi perguntar ao mesmo para esclarecer melhor as opções de trabalho nessa área, já que o amigo, José Carlos é formado em Economia Doméstica e atua na área de controle de qualidade dos produtos que fazem parte do cotidiano das pessoas.
O amigo é experiente na área e sabe tudo sobre o assunto, inclusive os convido a visitarem seu respectivo blog: http://www.economiadomesticaemdiscussao.blogspot.com/
Foi uma troca de experiência bem bacana, e como sei que nem todos leitores e visitantes lêem os comentários, fiz uma seleção dos melhores momentos dos três excepcionais comentários de José Carlos, e o resultado pode ser lido logo abaixo: [...]

Everton, as possibilidades de trabalho são muitas…vou citar apenas aquelas que sei que são as mais recorrentes e que tenho amigos de curso conhecidos trabalhando nela.
EMATER – A Empresa de Assistência Técnica em Extensão Rural existe em todo o Brasil e contrata economistas domésticos desde a abertura do curso. os profissionais são concursados pelos estados e trabalham com extensão rural, em uma equipe multidisciplinar, com diferentes projetos para melhorar a qualidade de vida das pessoas no campo.
Gestão de estabelecimentos de alimentação: tenho amigos que gerenciavam restaurantes comerciais, restaurantes de indústrias e até mesmo trabalhavam na indústria alimentícia. O Economista Doméstico pode trabalhar na gestão de qualidade, de pessoal, na decoração do ambiente (já que temos matérias de decoração), na higiene e na confecção do cardápio. Na indústria pode ainda trabalhar com pesquisa de qualidade dos alimentos e defesa dos seus consumidores.
Decoração - tenho amigos que abriram suas próprias empresas de decoração e claramente nos diferenciamos dos arquitetos pois oferecemos um planejamento do interior com muito mais usabilidade. Minha melhor amiga de curso hoje trabalha para a Todeschini como gerente em projeção de móveis.
Hotelaria – O profissional de ECD (Economia Doméstica) tem durante a graduação disciplinas de vestuário e têxteis, gestão de lavanderias, decoração, alimentação, hotelaria hospitalar, higiene… essas, somadas a outras matérias transformam o economista doméstico em um ótimo profissional em hotelaria, que gerencia o refeitório, os recursos humanos, os serviços de quarto, a lavanderia e até a decoração de um hotel. Pelo forte conteúdo de higiene (microbiologia, lavanderias hospitalares…) o profissional acaba sendo ainda melhor absorvido pelos hospitais, para gerenciar estes tipos de serviços.
Extensão – Além da EMATER, outros tipos de empresas e instituições extensionistas (rurais e urbanas) também têm preferido o economista doméstico. Isso porque temos formação social suficiente (extensão rural, psicologia, sociologia, antropologia social, estudo da família I e II, e etc) para trabalharmos nos mais diversos casos, como aqueles projetos que envolvem políticas públicas das mais diversas, atingidos por barragens, assentamentos urbanos e rurais, questões sociais de habitação (Favelas, cortiços…) dentre outros aspectos…
MINHA ÁREA – minha área é a interface da Economia Doméstica com a indústria, especialmente aquela que fabrica produtos destinados ao uso doméstico ou ao uso cotidiano das pessoas. O que eu faço? Eu testo o design geral dos produtos, suas interfaces, suas informações e seu desempenho. Isso tudo no cotidiano das pessoas, que é o diferencial. Não fazemos simulação, fazemos o que é chamado “Prática situada” e esse é nosso diferencial. Usamos uma gama de teorias e trabalhos pata testar os produtos levando em consideração o usuário, sempre ele.
Neste trabalho do INMETRO que citei, foi solicitado ao Laboratório Interativo, do depto de Economia Doméstica, uma consultoria para testar a segurança e o design de um produto específico. Nosso diferencial é nossa metodologia diferencial, que não é feita por nenhum outro laboratório. O laboratório é de responsabilidade da Profª. Drª. Amélia Carla Sobrinho Bifano e já tem uma parceira com o INMETRO a mais de 9 anos.
O resultado do nosso trabalho foi divulgado, pelo INMETRO claro, no Fantástico. Segue o link pra vocês conferirem:
No relatório divulgado pelo INMETRO eles fazem menção ao laboratório responsável, e lá é possível verificar que foi um serviço nosso.
E quanto ao meu blog, está parado porque estava viajando…hehe, mas retomarei as postagens nesse novo semestre. Abraços…espero ter ajudado.
                                                                                             

Se ajudou? Claro que sim José Carlos, e muito, somos todos gratos por tanta informação de alto nível. É bacana saber que existem pessoas tão apaixonadas pelo o que faz. E em seus comentários ficou claro isso. Pois você escreve com o intuito de esclarecer as diversas funções que um bacharelado em Economia Doméstica pode efetuar atuando na área e, também mostra que você protege o enorme valor que o curso tem perante toda a população.
Espero também ter podido compartilhar a idéia de que a educação financeira de uma nação passa por estarmos informados e formados.
Abraços a todos, amigos, leitores e Josés, que sempre colaboram com o blog.


Gostou disto? Curta nossa página e compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Adicionar comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *