Por que ler o livro Pai Rico Pai Pobre?

Por que ler o livro Pai Rico Pai Pobre?

Quando Robert Kiyosaki escreveu o livro Pai Rico Pai Pobre, pensava criar apenas mais uma boa obra sobre como se obter a tão sonhada independência financeira. O que não poderia prever é que seu livro se tornaria um verdadeiro manual sobre o assunto, sendo bem recebido em todo o mundo e se tornando um verdadeiro best-seller. Neste post você vai conhecer alguns motivos pelos quais deve ler Pai Rico Pai Pobre e quais lições ele pode te ensinar. Confira!

1. Entender a diferença entre passivos e ativos

Acumulamos passivos e ativos durante nossa vida, ao constituir aquilo que consideramos como patrimônio, mas sem ter muita clareza sobre o que de fato são esses conceitos e quais os impactos efetivos que eles têm sobre nossas finanças. Kiyosaki explica de maneira simples que ativo é tudo aquilo capaz de gerar renda para seu detentor, enquanto passivo é tudo aquilo que consome nossa renda.

Um automóvel, por exemplo, é um passivo, pois após adquirido demandará gastos para sua manutenção, seja mecânica ou via pagamento de taxas e impostos. Assim sendo, um automóvel consome parte de sua renda sem gerar nada em troca. Por consequência, investir em passivos seria um erro comum. Deve-se priorizar investimento em ativos, capazes de multiplicar o valor investido. Títulos de renda fixa, parceria em negócios e fundos de investimento são exemplos de boas aplicações.

Kiosaki ressalta, ainda, a natureza dúbia de alguns bens, como imóveis. Uma casa própria é entendida como passivo, pois consumirá parte da renda do proprietário para sua manutenção. Entretanto, o mesmo imóvel — se destinado à locação, por exemplo —, passa a ser um ativo, pois criará renda.

2. Compreender que o supérfluo é desnecessário

Muitas pessoas gastam grandes somas de dinheiro para adquirir objetos considerados supérfluos. Faz parte do desejo humano querer determinados bens, mesmo que sua finalidade prática ou real necessidade seja questionável. Kiyosaki não vê problema algum nisso, desde que o dinheiro gasto para suprir esses desejos não gere dívidas. Endividar-se em função de supérfluos é outro erro comum, facilmente corrigido, que o autor aponta no livro Pai Rico Pai Pobre.

3. Reconhecer o valor da educação

Ao falar de investimento em educação, Kiyosaki não se refere à escola tradicional, que, segundo ele, estaria ultrapassada e não serviria de nada aos interessados na busca pelo enriquecimento. Aos que almejam tal sucesso, Kiyosaki recomenda o investimento em um aprendizado constante de áreas e atividades que efetivamente o auxiliem no ganho de dinheiro. Quanto mais conhecimentos detiver e mais áreas dominar, maiores as chances de gerar riqueza a partir da aplicação prática desse conhecimento.

4. Aplicar a lógica do fluxo de caixa à sua vida pessoal

Segundo o autor, pessoas ricas invariavelmente gastam menos do que ganham. Se você observar um milionário realizando algum gasto extravagante, tenha certeza de que aquele gasto cabe em seu orçamento. Por mais básico que isso possa parecer, é o ponto vulnerável de muitas pessoas que objetivam o enriquecimento. Jamais deve-se gastar mais do que se ganha, entendendo que suas finanças são como um caixa de qualquer empreendimento e que, para ser bem-sucedido, ele deve operar em um fluxo sempre positivo.

5. Perceber que a segurança não é o único caminho

Você está seguindo perfeitamente os ensinamentos acima elencados e sobra uma boa quantia de dinheiro ao final de cada mês. Seu fluxo opera no positivo e seu gasto com passivos está controlado. Como melhorar ainda mais essa situação? Faça o dinheiro trabalhar para você. Transforme-o em um verdadeiro ativo através de investimentos.

Normalmente, investimos em alternativas consideradas mais seguras, mas que, por esse motivo, oferecem ganhos menores. É o caso da tradicional poupança. Mas é isso que os ricos fazem? Será que aquele empresário bem-sucedido em quem você se espelha está investindo na poupança? Dificilmente. Kiyosaki nos mostra no livro Pai Rico Pai Pobre que ricos buscam sempre operações mais rentáveis, mesmo que ofereçam maiores riscos. Como fazer isso de maneira controlada? Investindo em educação financeira, como dissemos anteriormente.

Agora que você conhece um pouco mais sobre o que o livro Pai Rico Pai Pobre tem a lhe oferecer, leia toda a obra e aprofunde seus conhecimentos.