26 de junho de 2019

Planejamento Financeiro Pessoal: como montar seu patrimônio

Ajude o Finanças Forever a crescer ainda mais. Curta e compartilhe nossa página!

planejamento-financeiro-pessoal-como-montar-seu-patrimonio

Saber gerenciar o salário de forma que ocorra o pagamento de todas as despesas e ainda sobre dinheiro para diversos investimentos não é uma tarefa fácil. Muitas pessoas perdem o sono por não conseguir juntar dinheiro suficiente para conquistar objetivos pessoais e empresariais.

Para alcançar seus objetivos e a tão desejada independência financeira é importante montar um patrimônio sólido. Porém, para isso é necessário um excelente planejamento financeiro pessoal e um correto controle de suas finanças. Portanto, se deseja aprender o que deve ser feito, acompanhe as dicas financeiras a seguir!

O que é planejamento financeiro?

O planejamento financeiro é a organização de todas as suas finanças de modo que você consiga saber exatamente quanto ganha, quanto gasta e, principalmente, onde gasta seu dinheiro.

Ao realizar um bom planejamento financeiro pessoal, ou empresarial, você estará criando um fluxo de caixa de suas despesas, tanto aquelas que já passaram quanto às que ainda estão por vir. Dessa forma, torna-se mais simples iniciar seu patrimônio financeiro e controlar a sua própria saúde financeira ou de sua empresa.

Por que fazê-lo?

Um bom planejamento financeiro pessoal ou empresarial com certeza trará diversos benefícios. Dentre eles destaca-se a já citada saúde financeira. Com ela você conseguirá se planejar para sair do vermelho, melhorando sua situação econômica.

É possível também reduzir despesas. Ao saber exatamente como e onde você gasta, você perceberá quais gastos são supérfluos, podendo assim reduzi-los ou os eliminá-los de uma vez por todas.

Outra grande vantagem é que, com um planejamento confiável será possível se preparar para poupar dinheiro, dando mais um passo para montar seu patrimônio.

Como montar um planejamento financeiro pessoal?

Para criar um planejamento financeiro pessoal é imprescindível que você anote todos os seus gastos. Com a finalidade de facilitar essa rotina de controlar os gastos é vantajoso utilizar planilhas ou um bom sistema de controle financeiro.

Você deve utilizá-las para incluir seus gastos fixos (contas a serem pagas e investimentos) e seus gastos diários (como o cafezinho antes do trabalho ou aquele bombom após o almoço). Por conseguinte, você saberá exatamente quanto tem que gastar no mês com suas despesas e investimentos e quanto vai sobrar na sua conta corrente para diversão e extravagâncias.

Realizar o controle financeiro através de planilhas ajudará a organizar suas finanças pessoais e a fazer o planejamento de orçamento pessoal ou de sua empresa. Comece logo!

Como montar um patrimônio?

Após ter ciência de suas finanças pessoais, o devido pagamento das dívidas será feito e você terá a oportunidade de começar a criar seu patrimônio. Obviamente, ao se falar de patrimônio, o investimento em imóveis sempre vem à tona. Como diziam os mais velhos: “Quem compra terra, não erra!”

A partir desse pensamento, é necessário se preparar para comprar um imóvel ou outro bem. A prática mais comum do mercado é procurar por financiamentos seguros ou empréstimos com baixas taxas de juros. Pesquise qual é a melhor alternativa, se resguardando de qualquer imprevisto futuro.

Além dos imóveis pode-se considerar outros tipos de investimentos como os títulos do governo e a bolsa de valores. Pesquise e veja qual investimento é compatível com seu perfil de investidor!

Devo planejar para investir?

Não pense que investir seu dinheiro sempre dará retorno. É importantíssimo conhecer e utilizar práticas de educação financeira para que se tenha sucesso em investimentos. Portanto, planejar seus investimentos é uma das etapas do sucesso.

Busque ainda definir objetivos e metas financeiras para que você sempre saiba onde quer chegar. Não se esqueça de sempre os rever e ajustá-los à realidade do momento, focando sempre no alvo escolhido.

Montar um patrimônio exige muito estudo, disciplina e foco. Fazer a correta gestão de suas finanças não é uma escolha, e sim uma obrigação. Seguindo as dicas de planejamento financeiro pessoal aqui informadas você conseguirá atingir seus objetivos e realizar seus sonhos! Não perca tempo e mude de vida já!

Gostou das nossas dicas? Compartilhe esse artigo no seu Facebook para ajudar outras pessoas a montarem seu patrimônio!

Gostou disto? Curta nossa página e compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Adicionar comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *