26 de julho de 2017

Planejamento financeiro de 2017: por que começar agora?

Ajude o Finanças Forever a crescer ainda mais. Curta e compartilhe nossa página!

planejamento-financeiro-de-2017-por-que-comecar-agora

Já reparou que já no mês de novembro, as lojas da cidade já começam a se preparar e se enfeitar para o Natal? E não dá uma sensação de desespero, perceber que o ano já está acabando? Pois é, este pode ser o sinal de que você precisa cuidar melhor do seu planejamento financeiro.

Um bom planejamento financeiro, tanto para empresas quanto para famílias, deve começar no ano anterior. Ou seja: se você está preocupado que 2016 está terminando, saiba que já está na hora de sentar e planejar o seu 2017.

As vantagens de planejar

Realizar um planejamento financeiro antes do novo ano começar é uma prática que traz tranquilidade e visão a longo prazo. Sabendo exatamente como será o seu ano na parte financeira, você não será pego de surpresa quando ocorrerem situações de emergência, que sempre nos deixam em maus lençóis.

E esse hábito não precisa estar presente somente em empresas. Você também tem a ganhar fazendo o planejamento financeiro dos seus gastos familiares com antecedência. Veja 3 dicas de como realizar este trabalho:

1. Organize-se

Se você não tem o hábito de organizar seus custos utilize um bom site de controle financeiro. Saiba que com uma boa organização financeira você pode mudar completamente o rumo das suas finanças, deixando de ser apenas uma pessoa que trabalha para pagar as contas no final do mês e passando a ser uma pessoa que faz o dinheiro trabalhar para você.

É  fundamental que todas as movimentações financeiras da família constem no seu controle financeiro. Assim você terá condições de saber onde estão ocorrendo inconsistências no orçamento.

2. Planeje as suas férias

As férias são o momento mais esperado do ano e você deve incluí-las no seu orçamento. Pense no seu momento de descanso, programando-o de acordo com a sua necessidade. Se você estiver com a vida financeira tranquila, basta escolher o mês em que vai querer viajar, o destino, e se preparar.

Mas se você estiver precisando descansar e economizar, o planejamento antecipado também poderá ser útil. Procure colocar suas férias em meses de menor movimento, de preferência aqueles de meio de semestre, como março, abril, setembro ou outubro. Assim você vai pagar menos para ir para o destino que desejar.

Agora, para quem está muito endividado, as férias podem ser uma maneira de resolver o problema. Utilize o dinheiro extra recebido para quitar suas dívidas e ficar tranquilo. Só não use o adiantamento do salário: você vai precisar dele no mês seguinte!

3. Faça uma revisão do ano

Antes de planejar, é fundamental que você faça uma revisão do ano que passou. Veja quais foram os meses em que teve gastos adicionais e reserve recursos para esses meses no ano seguinte. Assim você poderá se prevenir e passar o próximo ano com menos sustos.

Este conteúdo ajudou você a preparar seu planejamento financeiro? Então curta nossa página no Facebook e tenha acesso a mais posts como este!

Gostou disto? Curta nossa página e compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Adicionar comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *