20 de julho de 2017

Para os jovens a Globalização representa…

Ajude o Finanças Forever a crescer ainda mais. Curta e compartilhe nossa página!
Segundo uma recente enquete realizada a nível mundial pela entidade francesa Fundação Fondapol,[1] a população jovem de países emergentes tem uma visão de oportunidade com a globalização, no entanto encontra partida nos países desenvolvidos (leia-se Europa) e subdesenvolvidos (leia-se África) a mesma faixa etária da população entende que com a globalização pode ser uma ameaça.
Esta pesquisa foi realizada com 32.700 jovens entre 16 a 29 anos, em 25 países. Foram feitas perguntas sobre 242 temas diversos com ênfase na real situação econômica mundial e sobre perspectivas para o futuro próximo.
A pergunta que me chamou mais atenção, foi sobre a globalização, podendo notar que a população jovem do mundo tem uma clara opinião de que dependendo de onde se vive, a globalização afeta suas vidas de maneira diferente.
A enquete se realizou de forma online, portanto receberam respostas das sociedades mais “avançadas” tecnologicamente, vocês podem notar que vários países foram “excluídos”, pois, ou não tiveram conhecimento da pesquisa ou acesso da mesma.
Clique na imagem para ampliar.

Os resultados que podemos observar no gráfico acima é a opinião dos jovens sobre o valor da globalização, e como podemos observar, os jovens dos países BRIC, menos Rússia, responderam positivamente a favor da globalização mundial, entendendo como um grande momento de oportunidade. Diferentemente dos mesmos em países desenvolvidos.
Um elemento que se pode observar generalizando a pesquisa é que os jovens do mundo todo, vêem mas vantagens com a globalização que ao contrario, comparando com suas ameaças. Também analisando quanto satisfeitos estão os jovens com esta situação de um mundo mais globalizado, tudo isso tem muito haver com a situação atual de cada país, exemplo: China, Índia e Brasil. Com uma esperança de um futuro melhor para todos, e com resultados corporativos, aumento da classe média, entre outros fatores.
Nos países europeus, o resultado é o inverso, eu diria interessante e reveladores, pois sabemos que a zona euro não se encontra em sua melhor época.   
Podemos concluir que o desenvolvimento da globalização ao longo das décadas se a estabelecido com uma realidade, e además, esta realidade é muito boa para nós brasileiros. É verdade que o Brasil ainda tem muito a crescer, tanto economicamente, politicamente, e em infraestrutura, porém já podemos notar a diferença na vida de cada um de nós.
Novas oportunidades aparecem todos os dias, se estivermos qualificados adequadamente podemos agarrar as melhores chances que surgem no mercado. Sabendo escolher as corretas e aproveitando-as da melhor maneira possível.
Aproveitem o momento!!
E para finalizar, acredito ser um estudo interessante.
Um forte abraço a todos e até a próxima.


Fonte:[1] http://www.fondapol.org/
Gostou disto? Curta nossa página e compartilhe este conteúdo com seus amigos.
2 Comentários

Adicionar comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *