Para onde vai o petróleo da Líbia ?

Para onde vai o petróleo da Líbia ?

A final, para onde vai o petróleo da Líbia? Isso é o que vamos ver neste pequeno post.

O preço do petróleo esta subindo a semanas, escalando uma alta nunca vista antes em um espaço tão curto de tempo. Agora deu uma estabilizada novamente a espera de algo mais que poderá vir dos países localizados no norte da África ( leia-se países do Oriente Medio).

Dia 24 de fevereiro passado o preço do barril de petróleo tanto nos EUA e na Europa chegou perto de U$ 120.

Agora em Líbia a situação é totalmente caótica. O ditador parece ter cada vez menos chances de continuar no poder.

A situação naquele país não tem volta atrás. Porém todas as instalações petroleiras seguirá sem maiores problemas quando um novo “poder” tome mando do país. No entanto a produção já é de 50% menos.

O ditador parece não entender que tem cada vez menos possibilidade de agüentar o mando, portanto quanto mais tempo tardar para o mesmo entregar o poder, mas poderá destruir seu próprio país com a produção do óleo cru parada.

Aproximadamente a Líbia produziu uma média de 1.605 milhão de barris ao dia em janeiro e é o país número 12 na lista de maiores produtores de petróleo mundiais.

Este é o melhor mapa que encontrei na internet para que possamos visualizar quais os países importadores de petróleo da Líbia. Segundo o infográfico apresentado abaixo, a Líbia exporta 32% de seu petróleo para Italia, considerado hoje o maior importador do ouro negro libiano.

Espero que tenham gostado deste pequeno post, um pouco diferente, mas com informações atuais.

Um forte abraço a todos e até a próxima.

Artigo original do Finanças Forever