17 de junho de 2019

Pagamentos à vista: saiba como eles influenciam na sua economia

Ajude o Finanças Forever a crescer ainda mais. Curta e compartilhe nossa página!

pagamentos-a-vista-saiba-como-eles-influenciam-na-sua-economia

Opção em uma única parcela tem suas vantagens, mas é bom ficar atento. Entenda.

Veja os principais benefícios desta forma de compra e entenda os riscos.

O pagamento à vista é uma das formas mais atrativas de adquirir produtos e bens que tanto desejamos. Além de conseguirmos um ótimo desconto, contribui para a própria consciência do consumidor que não terá que se preocupar com parcelas a serem pagas todos os meses.

Entender como os pagamentos a vistam influenciam na sua economia é mais que apenas economizar bons recursos; é tornar esse método um hábito que contribuirá em inúmeras situações, principalmente para que você não contraia grandes e onerosas dividas. Veja como essa forma de pagamento influenciará na sua vida financeira.

1. Descontos geram dinheiro

Quando você compra à vista com desconto não estará apenas poupando os juros das parcelas: gerará dinheiro para você mesmo. Isto afeta diretamente na sua economia, pois sobrarão mais recursos do que investir em outras modalidades de pagamento. Com os valores excedentes e um bom controle financeiro, pode-se começar a planejar a próxima compra à vista de outro produto de necessidade ou desejo.

2. Traz planejamento

Outro ponto de destaque dos pagamentos à vista é o planejamento financeiro: quando se deseja adquirir algo, precisa-se guardar o montante suficiente para quitar o valor total do produto. Além de trazer economia, ajuda você a planejar melhor suas contas.

Vale ressaltar: compras à vista dependem de planejamento para que não comprometam o orçamento e os valores não sejam retirados de outros locais – como contas fixas, alimentação, investimento, planos, entre outros.

3. Não cria uma ‘bola de neve’

O problema que muitos brasileiros enfrentam é o endividamento. E uma parcela considerável não contraiu dívidas em apenas um produto: são várias parcelas que, mês a mês, se não forem pagas, viram uma verdadeira bola de neve, principalmente quando são efetuados pelo cartão de crédito e seus juros assombrosos.

Assim, ao pagar à vista, não terá dívidas intermináveis e impagáveis, contribuindo para que possa organizar melhor suas finanças e impedir de pagar o dobro do valor do produto que adquiriu em relação ao item à vista.

4. Aumenta o limite de crédito

Linhas de crédito são concedidas, em grande parte do comércio e instituições financeiras por dois fatores básicos: renda pessoal e histórico de compras. Quando você compra à vista terá a possibilidade de possuir uma linha de crédito maior, que será muito útil para a aquisição de produtos futuros.

Como? Simples: quando você não tem uma linha de crédito alta, poderá pagar por um item que deseja em locais mais caros e, consequentemente, tirar dinheiro excedente do bolso a mais. À vista gera um bom ‘nome na praça’.

Ressalvas sobre o pagamento à vista

Assim como pagar à vista tem vantagens bem claras, como definidas acima, também pode trazer problemas sérios para a sua economia. Por isso é bom saber se há a necessidade e dinheiro disponível para fazer o pagamento no ato, ou se é melhor guardar o montante necessário, adiar a compra e, depois, efetuar a aquisição à vista.

Outro ponto é: se o item não possui desconto à vista e é o mesmo valor parcelado, desde que você não esteja comprometido com outras compras mensais, vale a pena dividir em prestações – tudo, novamente, depende da sua situação e do momento financeiro em que vive.

Vários assuntos como esse você pode encontrar no nosso blog e entender ainda mais sobre o amplo mundo da economia e finanças.

Gostou disto? Curta nossa página e compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Adicionar comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *