21 de outubro de 2018

Os maiores mitos sobre finanças

Ajude o Finanças Forever a crescer ainda mais. Curta e compartilhe nossa página!

os-maiores-mitos-sobre-financas

Se você está se enveredando pelos caminhos das finanças pessoais, provavelmente já ouviu uma série de frases como “comece cancelando o cartão de crédito” ou “poupança é sempre a melhor opção”. Assim como em outras áreas, o campo financeiro também está recheado de mitos e sensos comuns ultrapassados que acabam se cristalizando como verdade, mas não se aplicam à nossa realidade. Por esse motivo, é sempre importante estar atento ao que realmente vale a pena e o que é só lenda. Vamos repensá-los juntos?

Repensando quatro mitos financeiros:

Fuja do cartão de crédito!

Talvez esse seja o maior mito sobre finanças. De fato, se utilizado da forma errada, o cartão pode transformar sua vida em uma bola de neve, já que os juros costumam ser elevados para quem atrasa o pagamento das faturas. A palavra-chave nesse caso se chama controle financeiro. Com organização, o cartão pode ser um excelente recurso para realizar suas compras sem perder tempo. Portanto, fique atento às datas e pague suas contas em dia. Equilíbrio é tudo.

Diga não ao aluguel

Assim como o cartão de crédito, a questão do aluguel talvez seja o assunto mais debruçado por especialistas e estudiosos do ramo. E não é difícil ouvir por aí que pagar aluguel é jogar dinheiro fora, já que investir em um imóvel que não seja o nosso próprio pode parecer desperdício. Mas você já parou para pensar nos benefícios que alugar uma casa pode trazer? Se você está apertado, o preço de um aluguel é menor do que o da prestação de uma casa. Além disso, ele pode significar a chance de morar perto do trabalho e da faculdade sem ficar preso em um lugar fixo – e ainda não ter que se preocupar com certos custos de responsabilidade do proprietário do local. Não se endivide na busca pela casa própria.

Chega de empréstimos

Antes de apresentar um novo olhar sobre os empréstimos, é importante destacar que recorrer a múltiplos empréstimos pode destruir a sua vida financeira graças aos juros altos. Por outro lado, há determinados momentos em que essa opção pode ser interessante (fique atento aos juros!) para você conseguir investir naquele negócio desejado há alguns anos ou dar uma ajeitada na sua vida. Para fazer boas escolhas e não cair em cilada, fique atento às suas necessidades e as condições de pagamento.

Só trabalhe!

“Quer muito dinheiro? Trabalhe muito!”. Se você nunca ouviu isso na vida, saiba que é uma exceção. Existe um senso comum de que só é possível aumentar nossa renda com muito trabalho, o que está parcialmente errado. O segredo para fazer dinheiro não é se tornar refém do trabalho, mas saber como trabalhar corretamente para conseguir alcançar seus objetivos. Se você anda se desgastando e vive uma vida de stress por conta do financeiro, talvez seja a hora de repensar seus hábitos. Aprenda a poupar e invista seu dinheiro. A possibilidade de lucro nesses casos tende a ser muito maior.

Gostou disto? Curta nossa página e compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Adicionar comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *