19 de maio de 2019

Os 5 maiores erros da gestão financeira empresarial

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Não há talento ou esforço que salve uma empresa sem gestão financeira sólida e organizada. Tida como a parte excessivamente complexa da estrutura empresarial, o setor de finanças é a fundação que impede qualquer organização de afundar-se em dívidas intermináveis e do fracasso comercial iminente. Separamos aqui cinco dos principais erros de gestão financeira empresarial. Ficou curioso? Confira!

Os 5 maiores erros da gestão financeira empresarial

Fluxo de caixa desorganizado

Incontáveis empresários iniciantes acabam se perdendo nos valores que correm pela sua organização e na real dimensão de suas dívidas, inevitavelmente entrando no vermelho em um piscar de olhos.

Para evitar tal catástrofe, saiba exatamente quanto dinheiro está saindo e entrando em sua empresa. Tenha em mãos os valores exatos de dívidas, receitas, empréstimos, taxas e créditos. Para isso, é ideal aplicar um sistema informatizado padrão que consiga rapidamente registrar o fluxo financeiro de seu negócio, atualizando constantemente as informações.

Folhas de pagamento impraticáveis

Equipes demasiadamente dispendiosas tendem a minar os recursos de uma empresa e deixá-la despreparada para qualquer evento imprevisível.

Sendo assim, controle o tamanho da sua equipe e otimize seus processos internos para que todo o pessoal trabalhe com o máximo de potencial. Tente deixar os gastos com folha de pagamento na casa dos 30% do faturamento da empresa. Qualquer coisa acima disso já pode ser um sinal de alerta.

É fundamental também ter fundos para gastos comuns como: férias, 13º e demissões para não ser pego de surpresa.

Atraso de demandas e prazos

Planeje bem o crescimento de seu negócio e evite demandas superiores ao patamar atual. Uma escalada gradual é normalmente mais segura do que um pulo ao desconhecido. Coloque prazos de pagamentos como prioridade de seus gastos futuros para não ter dívidas intermináveis e crescentes.

Informações diagnósticas à mão são críticas para determinar os próximos passos de sua empresa. Conheça suas capacidades, falhas e potenciais para planejar o momento de ser cauteloso e quando é a hora de arriscar.

Fundos próprios descontrolados

Tente evitar ao máximo a utilização de capital próprio para gastos diversos. Ao tirar do próprio bolso, você coloca seu negócio no rumo do risco desnecessário e à beira da falência. Determine limites rígidos para retiradas de dinheiro para seus sócios para que você não perca metade de seus fundos disponíveis de um dia para o outro.

Lembre-se de que o dinheiro investido na empresa deve ser majoritariamente utilizado para a melhoria dela e não para tapar buracos feitos ao longo do percurso.

Informações de difícil acesso

Organize e utilize ativamente toda informação interna de sua corporação. Tenha um rígido controle do estoque, patrimônio, pessoal e contratos para ter uma imagem precisa do atual estado que a empresa encontra-se.Tente ter ferramentas que centralizem as finanças e informações relevantes de sua empresa sempre ao alcance para uma melhor gestão e planejamento.

Gostou de nossas dicas? Deixe seu comentário sobre o assunto! Descubra também como uma boa ferramenta de gestão financeira pode ajudar sua empresa a conter gastos inesperados e impulsionar a eficiência geral de seus processos!

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