20 de agosto de 2017

Os 5 benefícios de uma planilha de gastos pessoais

Ajude o Finanças Forever a crescer ainda mais. Curta e compartilhe nossa página!

planilha-de-gastos-pessoais

Ter uma noção de como a sua vida financeira caminha e, principalmente, como você tem gasto o seu dinheiro, são hábitos fundamentais para manter as suas finanças em ordem.

Existem muitos fatores que nos obrigam a ter mais cuidado na forma como usamos o nosso dinheiro, por isso, a melhor forma de controlá-lo é manter o hábito de utilizar uma planilha de gastos pessoais.

Neste artigo, mostraremos quais são os benefícios de manter essa ferramenta na sua vida. Confira!

1. Reduzir os gastos mensais

Esse é um dos primeiros benefícios perceptíveis de quem utiliza uma planilha de gastos pessoais.

Inicialmente, é importante anotar todos os seus gastos, não importando a sua origem, sejam eles fixos, como contas de luz, água, telefone, ou até mesmo aqueles variáveis, como pequenas compras, gastos em restaurantes, etc.

Ao planilhar todos os gastos, você poderá começar a analisar para aonde o seu dinheiro está indo, e também cortar aquilo que não é necessário no seu orçamento.

2. Guardar mais dinheiro

Ao identificar para onde o seu dinheiro está indo, analisar seus gastos e cortar aquilo que era supérfluo, você notará um aumento no seu rendimento.

Afinal todo aquele dinheiro, usado de forma inadequada, vai sobrar. Como consequência, você poderá guardar esse dinheiro e juntar uma boa quantia.

Isso pode até se tornar um hábito, e quando você perceber, terá um bom montante para te ajudar em alguma emergência ou mesmo no futuro.

3. Manter a conta bancária sempre no azul

Pense na seguinte possibilidade: não se preocupar com a situação da sua conta no próximo mês, pois tem certeza de que ela estará no azul. Isso é possível graças a planilha de gastos e o controle que ela proporciona sobre as suas finanças.

Sabemos que os juros são um dos grandes vilões para qualquer trajetória financeira. A imprevisibilidade de alguns, como os cobrados no cartão de crédito ou mesmo no cheque especial, podem ser um grande problema.

Não é à toa, portanto, que o hábito de controlar os rendimentos pode evitar que você enfrente juros com os quais não consegue lidar. Além disso, manter os gastos sob controle, ajuda a evitar dívidas, uma vez que você sabe o quanto tem e o quanto pode gastar.

4. Identificar facilmente gastos exagerados

Graças ao hábito de anotar todos os seus custos, e depois analisá-los, você pode identificar facilmente os exageros: aqueles gastos que você pensa que não são tão relevantes assim, como comer todo dia fora — quando você poderia levar comida de casa —, ou mesmo, comprar roupas todo o mês.

Atitudes como as descritas acima, que não parecem fazer muita diferença, mas que configuram exageros, poderiam ser contidos ou mesmo evitados, dando a você um retorno financeiro muito melhor.

5. Melhorar o seu planejamento financeiro

Um dos benefícios mais relevantes para a sua vida é como uma planilha de gastos pode ajudar a desenvolver o seu planejamento financeiro.

Ao adquirir esse hábito, você será capaz de controlar melhor o seu futuro, projetando seus custos e prevendo o quanto sobrará. Assim, poderá usar o dinheiro em seu benefício, e não apenas para quitar dívidas e juros.

Planejar aquela viagem dos sonhos, por exemplo, uma vez que você sabe o quanto pode economizar a cada mês, ou até fazer um curso para melhorar o seu desempenho profissional. Com a ajuda da planilha de gastos, isso será possível.

Agora que você já conhece os benefícios de uma planilha de gastos pessoais, construa esse hábito e melhore de vez a sua vida financeira.

Compartilhe também este post nas suas redes sociais e ajude amigos e familiares a resolverem a vida financeira deles também!

Gostou disto? Curta nossa página e compartilhe este conteúdo com seus amigos.
Um comentário

Adicionar comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *