25 de junho de 2019

Os 4 erros frequentes na hora de pedir empréstimo

Ajude o Finanças Forever a crescer ainda mais. Curta e compartilhe nossa página!

4-erros-frequentes-na-hora-de-pedir-emprestimo

Em tempos de crise, em que as finanças consequentemente ficam mais apertadas e as dívidas começam a surgir, pedir empréstimo, em certas situações, pode ser necessário. Para não ter dor de cabeça no futuro, é essencial tomar cuidado para não cometer erros frequentes na hora de executar a operação como, por exemplo, não pesquisar juros mais baixos, não se informar sobre a experiência que clientes antigos tiveram e, ainda, não ler o contrato antes de assinar. Conheça os 4 erros frequentes na hora de pedir empréstimo e veja como evitá-los:

Não pesquisar os juros mais baixos

Ao pedir empréstimo, já é público e notório que será necessário arcar com os juros embutidos na operação. No entanto, apesar de terem isso em mente, muitas pessoas não tomam o cuidado de fazer uma pesquisa com diversas instituições para analisar qual delas cobra os juros mais baixos. Não cometa esse erro! Pesquise os juros cobrados em bancos e financeiras e, ainda, compare o Custo Efetivo Total (CET) da operação.

Não avaliar o feedback de clientes antigos

Outro erro frequente na hora de pedir empréstimo é não se informar sobre a experiência que clientes antigos tiveram com o banco ou financeira. Ao não ter esse cuidado você aumenta o risco de ser lesado por uma instituição que não seja idônea. Evite cair em ciladas fazendo uma pesquisa sobre a empresa e procurando na internet o depoimento de pessoas que já pediram empréstimo com ela. Cheque se número de telefone e/ou endereço são reais e em hipótese alguma dê algum tipo de sinal em dinheiro antes de receber o empréstimo.

Não ler o contrato na hora de pedir empréstimo

Não são poucas as pessoas que têm uma surpresa desagradável depois de pedir empréstimo simplesmente porque não se deram o trabalho de ler o contrato com atenção. Mesmo que o funcionário do banco ou da financeira dê todas as informações que você acha que precisa, não deixe de ler com atenção o documento antes de assinar, prestando atenção especialmente às letras miúdas. O cuidado deve ser redobrado caso tenha aceitado a oferta de empresas que oferecem crédito rápido e fácil.

Não controlar as finanças

Um erro frequente na hora de pedir empréstimo é achar que o dinheiro que vem do banco ou da financeira é a solução para todos os problemas nas finanças. Esse pensamento pode prejudicar muito a vida financeira, pois as chances de se enrolar novamente no futuro é enorme. Para isso não acontecer com você é essencial investir no controle financeiro e se certificar de que não gasta mais do que ganha. Além disso, pegue emprestado apenas o que for estritamente necessário. Lembre-se que quanto maior for o valor do empréstimo, maiores os juros que você irá pagar.

Pedir empréstimo, muitas vezes, é um mal necessário. Para não errar, é fundamental sempre ler o contrato antes de assinar, pesquisar a reputação da empresa que irá emprestar o dinheiro e buscar sempre a opção que ofereça os juros mais baixos. Além disso, não deixe de controlar seus gastos para não ter que recorrer a essa alternativa novamente.

Gostou deste conteúdo? Não deixe de compartilhar nas redes sociais.

Gostou disto? Curta nossa página e compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Adicionar comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *