24 de julho de 2017

Onde encontrar conselhos e dicas sobre finanças e investimentos

Ajude o Finanças Forever a crescer ainda mais. Curta e compartilhe nossa página!

Incluindo uma lista interessantíssima de Twitters para você seguir.

Baixe o áudio deste artigo direto em seu computador em MP3.

Texto de Everton Ricardo. – Narração de Fred Schiera.


Créditos da imagem: freedigitalphotos.net


A melhor coisa a se fazer quando se pensa em investir seu precioso dinheiro é diversificar. Ou seja, nunca coloque todos os ovos em uma única cesta. Procure as diversas maneiras existentes no mercado financeiro para investir seu dindim. Então, se diversificar é bom, será melhor ainda se eu puder também diversificar meus conhecimentos. E mais ainda, se eu, você e todos nós conseguirmos diferentes fontes de conhecimento. Diversificando as consultas.

Justamente, o intuito desse texto é aconselhar você a encontrar as melhores dicas de investimentos. Focando assim nos contatos e, fugindo dos falsos amigos. Fuja de conselhos de pais, parentes e amigos que não trabalhem na área financeira, daqueles que são metidos a experts, assim como, dos gerentes de bancos. Os gerentes são vendedores, estão lá para lhe oferecer as melhores opções de “investimento” dentro da suas metas à serem cumpridas. Não pensem mal, até entendo que alguns deles tenham boas intenções.

Alguns blogueiros amigos já escreveram sobre isso, exemplo: “Gerentes de bancos: lobo em pele de cordeiro” de autoria de Jônatas, via blog Efetividade, onde escreveu contando sua experiência quando foi ajudar um amigo a investir, fugindo dos conselhos de uma gerente.E “[guest post assustador] Confissões d um gerente de banco…”de autoria do leitor Carlos do blog Valores Reais, onde ele conta detalhadamente as pressões que os funcionários de bancos sofrem por cumprimento de metas mensais, que aumentam continuamente.

Continuando nosso bate-papo, aconselho você a estudar muito antes de começar a investir. Entretanto, não é necessário ler todos os livros disponíveis nas livrarias, busque dicas de livros que lhe vão lhe enriquecer, pois sabemos que nem todos são bons. Mais abaixo vou listar todos os Twitters, que eu sigo e, que são referentes a pessoas e/ou sites e blogs de finanças e investimentos. Sigo outros mais, porém são sobre conteúdos diferentes e que não vem ao caso agora.

Entretanto, tudo que estou escrevendo aqui serve apenas para você começar a seguir uma linha em estar sempre buscando mais informações que venham a seus anseios. Informação de qualidade.

Além, é claro, de conselhos de profissionais da área financeira. Isso é muito útil e importante. Então vou contar uma pequena historinha. Eu tenho um amigo que é agente autônomo de investimento, trabalha como consultor de investimento e é sócio de uma empresa que oferece diversos tipos de fundos de investimentos, assim como debêntures e títulos do Governo, o famoso Tesouro Direto. Mas eu, não necessariamente invisto meu dinheiro através de sua empresa, mas sim converso com ele sobre assuntos correlacionados com o tema, o que é bem normal, já que sou fascinado pelo assunto e ele profissional da área financeira. Por diversas vezes, liguei à ele e pedi conselhos, outras, almoçamos juntos, ou ainda apenas uma chamada rápida através do MSN. Inclusive foi ele quem me indicou as duas corretoras de valores com quem trabalho hoje.

Outro detalhe é saber selecionar as informações que vão de encontro com seus anseios. Há muita coisa na internet, e nem todas as páginas são informativas o suficiente, e também,  existirá aquelas que são para níveis avançados. Não queira dar o passo maior que a perna. Ande no seu ritmo, faça suas experiências, busque os melhores conselhos e selecione-os.

Muitos consultores financeiros trabalham com a idéia de aperfeiçoamento e não com o intuito de lhe mostrar somente os seus erros. Mesmo se você já for um investidor nato, mas ainda assim há dúvidas, não vejo problemas em contratar um consultor, para que, com duas ou três visitas, você saiba diversificar melhor seus investimentos fugindo dos riscos desnecessários e aumentando as rentabilidades mensais e posteriormente anuais. Crescendo em conhecimento, desenvolvendo novas habilidades e incrementando seus contatos. Criando assim amizades com pessoas mais informadas que você, quando o assunto é finanças. Incorporando amigos em seus círculos de parcerias. Imagine tomar uma cerveja com seu consultor financeiro e “pescar” algumas dicas gratuitamente.

Aliás, a próxima entrevista na seção Blogueiros Notáveis é com um consultor financeiro profissional. Na verdade ele é muito mais que um blogueiro notável, o mesmo tem mais de 30 anos de experiência no mercado. Fui apresentado a ele através de uma amiga, blogueira e parceira. Grato @LarissaSchucht (@Larinha). EDITADO: Essa entrevista já aconteceu e você pode ler aqui > Entrevista com Saulo Gouveia.

Os Twitters que você obrigatoriamente tem que seguir são: divididos em dois grupos: pessoas e sites/blogs.

Pessoas que vale a pena seguir no Twitter: @gcerbasi @navarro @victinhu @jonatasrs @miriamleitaocom @carloshilsdorf @tatinasci @fabio_portela @andremassaro @gauchotaura @phillipsouza @ricamconsult @ulissesnehmi @julianagarcon @bastter @prof_elisson @saulogouveia @seiitiarata @gustavorueda @marcossilvestre @denysegodoy @ricardopereira @calilecalil @odetefreis @gilbertousilva @antoniodejulio

Sites/blogs interessantes que merecem atenção. Sugestões para seguir no Twitter: @dinheirama @chrinvestor @doutormoney @hcinvestimentos @valoresreais @fin_inteligente @blogfinancas @blogdobetoveiga @queroficarrico @clubedopairico @pairico @financapratica @viannainvest @economizeblogbr @bloginvestidor @educarfinancas @enriquecemos @donododinheiro @mba60segundos @tempo_dinheiro @_tesouro @traderbolsa @dinheirosa @portalinfomoney @eutonabolsa @info_bmfbovespa @bovespabrokers @valor_economico @investimetria @investmais @exame_noticias @br_economico @bolhaimoveis @diaiooperacoes @idefensivo @oeconomista @aefinancas @financasint @hjeuncomprei @investidorjovem @peqinv

Apesar de esses serem os que sigo, são também só alguns exemplos e espero não ter esquecido de ninguém/nenhum. Siga o que lhe interessa. Mas seja participante. Corra atrás de todas as fontes.

Baixe o áudio deste artigo em seu computador (MP3). É Grátis!

Texto de Everton Ricardo. – Narração de Fred Schiera.

Um forte ABRAÇO a todos é até a próxima!

No Twitter atendo como: @everton_ric

Gostou disto? Curta nossa página e compartilhe este conteúdo com seus amigos.
7 Comentários

Adicionar comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *