23 de julho de 2018

O que é uma startup?

Ajude o Finanças Forever a crescer ainda mais. Curta e compartilhe nossa página!

startupSe você atua no ramo de negócios já deve ter ouvido falar sobre startup. Apesar de serem muito comentadas no cenário de negócios, esse conceito de startup ainda é bastante desconhecido, e maioria das pessoas ainda não sabe oque é uma startup. Se você quer descobrir o que é uma startup, confira agora o artigo que irá desvendar esse mistério e mostrar a você o que é uma startup e quais são seus princípios básicos.

Definição de startup

Quando paramos para analisar a definição de startup, podemos observar que existem diversas visões sobre como conceituá-la. Entretanto, a grande maioria das definições mostram que uma startup nada mais é do que uma pequena empresa cujo o modelo de negócio requer baixos custos operacionais e que permite que o negócio seja sustentável, totalmente escalável, e com grande capacidade de desenvolvimento ao longo do tempo. Para se ter uma ideia, o Google e a Yahoo já foram consideradas startups quando estourou a bolha da internet.

A grande diferença das startups para as pequenas empresas comuns é que elas possuem um modelo de negócio que pode ser escalável de forma “fácil” e “ilimitada”, objetivando máximo de lucro em um curto período de tempo.

Ao se questionar se um empresa é ou não uma startup considere antes fatores como, modelo de negócio inovador, tecnologia, fácil replicação, baixo investimento inicial, crescimento de receita muito maior que os custos operacionais envolvidos, incerteza sobre o sucesso do negócio.

Crescimento no número de startups

Hoje podemos enxergar claramente um grande crescimento no número de startups no Brasil e também no mundo. A grande causa desse aumento se dá devido ao sucesso que algumas pessoas estão fazendo ao adotarem esse modelo de negócio sustentável, repetível e escalável.

Um bom exemplo de startup que podemos citar hoje em dia é o sistema de controle financeiro online Meu Dinheiro. O sistema foi todo concebido pela empresa Easyme Tecnologia e Inovação, que em sua fundação no início de 2011 contava apenas com 3 sócios e funcionários. Apenas 3 anos após seu lançamento o sistema já possui mais de 80.00 usuários brasileiros e estrangeiros, provando ser um exemplo de modelo de negócio de baixo investimento, fácil escalabilidade  e grande potencial de crescimento. Assim como o Meu Dinheiro, diversas outras startups de sistemas de controle financeiro sugiram neste período, apesar disto uma parcela considerável destas empresas acabou sendo desfeita ou vendida possivelmente por uma estratégia errada de mercado ou idealização de um modelo que acabou não se efetivando. No mundo das startups apenas as melhores tendem a sobreviver, este risco faz parte não só do dia a dia de uma startup mas de qualquer empresa fundamentada no ramo de tecnologia e inovação.

Como são os investimentos nas startups

Quando falamos sobre investimento logo devemos fazer a seguinte análise: é de baixo ou de alto risco? Normalmente startup possuem baixo investimento inicial porém na maioria das vezes a chance de fracasso é maior que a de sucesso.  Avaliar este ponto nada mais é do que ter a consciência de que é preciso preservar o dinheiro nos dias de hoje para que no futuro não se tenha falta do mesmo.

Mas então vale apena investir em uma startup? A resposta é sim, uma vez realizado um bom planejamento a partir de uma boa ideia as chances de sucesso aumentam bastante e caso seu negócio alcance o sucesso existe uma chance muito grande de obter grandes retornos financeiros em um espaço muito curto de tempo.

Dessa maneira, os investimentos em startups devem ser feitos em algo que possa ser inovador, pois inovação é, também, um fator que poderá fazer uma startup se tornar uma grande empresa.

Não se esqueça de que todo investimento precisa de uma boa organização financeira. Antes de investir é necessário fazer uma pesquisa de mercado e analisar todo o cenário econômico a curto e longo prazo, pois um erro ao investir no negócio errado poderá lhe trazer muitos prejuízos.

Como abrir uma startup

Abrir uma startup é mais fácil do que você provavelmente imagina porém o seu sucesso depende de um conjunto de fatores mais complexos, como planejamento e até mesmo experiência na área. Tenha em mente que startup é uma pequena empresa como outra qualquer, oque muda de fato é a execução e o modelo de negócio idealizado.

A melhor forma de abrir uma startup hoje em dia é começar com um negócio online que, futuramente, poderá até se tornar também algo físico. A explicação para investir em um negócio online é que com ele você terá menos gastos, não irá depender do aluguel de um ponto comercial, assim como contas de água, energia, até mesmo funcionários, além de conseguir validar sua ideia não só para um público local mas para pessoas do Brasil inteiro e quem sabe de todo o mundo.

Se você pretende abrir a sua própria startup não deixe de conferir o seguinte artigo 15 Dicas para criar seu negócio na internet

Grande abraço!

 

 

Gostou disto? Curta nossa página e compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Adicionar comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *