20 de outubro de 2014

O que é orçamento doméstico familiar?

Ajude o Finanças Forever a crescer ainda mais. Curta e compartilhe nossa página!

Economia doméstica para o seu dia a dia.

Créditos da imagem: freedigitalphotos.net - O que é Orçamento Doméstico Familiar?

Dicas práticas do princípio das tão sonhadas habilidades do orçamento doméstico. Poderá ser em um caderninho ou na sua planilha do Excel preferida. Ou ainda, utilizar um programa online gratuito. Até a minha mamãe sabe a importância de anotar tudo diariamente. E você, costuma controlar sua contas em um orçamento ou planejamento financeiro?

Até onde a minha lembrança pode alcançar, a minha mãe mantém um caderninho surrado em cima da geladeira. Lá ela sempre anotou as contas do mês. Até hoje ela anota, principalmente as compras que faz, fiado, na mercearia do Seu Joaquim, na esquina. Quando chega o fim do mês, ela soma tudo e sabe quanto precisa pagar. Se der diferença entre os valores que ela anotou e os que ficaram registrados no caderno da mercearia, como já aconteceu conforme ela conta, então ela reclama e eles refazem as contas. Todos os meses têm sido assim há mais de 30 anos. Antes o caderno era mais recheado, porque tinha eu e o meu irmão, contas da escola e outras mais. Hoje o caderninho está bem fácil de manter e ela tira de letra, nem usa a calculadora. Esse é o modo mais simples usado pelas famílias para controlar o orçamento familiar.

Manter as despesas anotadas num caderninho foi, e ainda é, um hábito de muitas mães. Sim, delas, porque, no passado, era comum as mães, na qualidade de donas de casa, incumbirem-se dessas e outras tarefas, enquanto ao pai cumpria trabalhar e garantir o sustento da família. Hoje, infelizmente, o hábito de anotar as contas tem caído em desuso, parte porque as mães também começaram a sair de casa para trabalhar, de modo que manter as contas na ponta do lápis deixou de ser uma obrigação só delas. Mas também porque a vida das famílias vem se tornando, nas últimas décadas, cada vez mais agitada. Trabalho, cursos, academia, manter a casa em ordem, levar as crianças para a escola, trânsito caótico, distâncias. São tantas coisas para pensar e providenciar, que o controle do orçamento da família é algo muitas vezes nem cogitado.

Outra parte do problema é que, no lugar do caderninho, as famílias começaram a usar laptops e ipads. Como já postei aqui, vale confirir: 5 sites de controle financeiro pessoal online”, onde indiquei 5 sites gratuitos para controle financeiro. Então, hoje vou fornecer cinco planilhas do Excel de controle financeiro.

É GRÁTIS: Baixe as 5 melhores planilhas financeiras gratuitas.

Poderiam até substituir com mais propriedade a função dos velhos e práticos cadernos, mas isso não aconteceu, afinal laptops e ipads servem para muitas outras coisas. Por decorrência disso, ou seja, pelo fato das pessoas não possuírem o hábito de controlar o seu orçamento familiar, tem sido cada vez mais comuns as situações de endividamento que vínhamos debatendo nas postagens anteriores. Iniciando-se na introdução: como sair do vermelho, depois escrevi sobre a caducidade das dívidas e ainda, como negociar suas dívidas.

Em geral, a questão da falta de controle sobre o que se paga é muito grave no Brasil. Para se ter uma ideia, segundo uma pesquisa da Associação Nacional dos Executivos em Finanças Auditoria e Contabilidade (Anefac), os brasileiros cuja renda não ultrapassa mil reais, gastam em média 37,5% da sua renda somente para pagar juros – o que significa que um terço de seus salários escoa de seus bolsos devido à falta de planejamento financeiro. Enquanto isso, o nível de endividamento das famílias atinge patamares assustadores: 62,5%, em agosto de 2011 – conforme demonstrado em um estudo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Depois de ler, compreender esse texto, analisar cada planilha de orçamento financeiro, e começar a utilizar uma delas, volte aqui e nos conte como foi sua experiência. Deixe seu recado!

No próximo tópico vamos entender porque é preciso, o quanto antes, não apenas saber como preparar um orçamento doméstico familiar, mas trazê-lo para a prática efetiva do nosso dia a dia.

 

Gostou disto? Curta nossa página e compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Adicionar comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *