25 de junho de 2019

O que é mais importante para alcançar seu primeiro Milhão: Tempo de Investimento ou Rentabilidade

Ajude o Finanças Forever a crescer ainda mais. Curta e compartilhe nossa página!

Usando uma calculadora financeira HP12C você pode avaliar cenários com diferentes períodos e rentabilidades necessários para alcançar sua liberdade financeira.

Você ficará incrivelmente pasmo quando perceber a diferença de patrimônio alcançado ao comparamos alguns cenários.

Primeiramente vamos tomar como base a rentabilidade média histórica do megainvestidor Warren Buffett, que é de 23%. Considerando as atuais condições econômicas e de taxas de juros praticados no Brasil, uma rentabilidade de 23% ao ano só pode ser obtida com investimentos em renda variável.

No primeiro caso, o período de investimento será de 20 anos. Além disso, para todos os cenários o investidor terá apenas 10mil Reais para investir e não fará qualquer aplicação extra.

Resultado do primeiro cenário: ao final de 20 anos você acumulará 628 mil reais.

Agora vamos fazer o mesmo cálculo só mudando o período para 40 anos. O resultado final será um incrível patrimônio de 39,5 milhões de Reais.

No terceiro e quarto cenários vamos trocar a rentabilidade para 10% ao ano, o que seria perfeitamente cabível num investimento de renda fixa de prazo mais longo.

Após 20 anos seu patrimônio total será de aproximadamente 67mil reais. Já num quarto cenário com 40 anos de duração do investimento, seu patrimônio alcançado será de 452mil reais.

A conclusão que podemos chegar é que um esforço para aumentar a rentabilidade fará uma diferença enorme. Não que o tempo de investimento também não seja crucial, mas a sensibilidade aos altos rendimentos é explosivo. Dos quatro cenários, o único no qual você se torna milionário é obtendo um rendimento anual de 23%, num período de 40 anos.

Lembrando que não será tão simples conseguir uma rentabilidade tão alta, visto que somente as maiores lendas do mercado acionário alcançaram tal patamar. Por isso o importante mesmo é começar a investir o quanto antes e se dedicar a entender o mundo das finanças para alcançar resultados acima da média.

Por fim, deixo aqui a sugestão para você fazer o seguinte o exercício: produza cenários parecidos com os que eu criei, só que agora você irá calcular o patrimônio obtido com a realização de aportes mensais.

Autor: Roberto Coutinho Machado Fundador do canal Escola da Fortuna no YouTube e Instagram.

Graduado em Engenharia de Produção e Contabilidade, trabalhei 3 anos na cadeia de suprimentos da Petrobras. Certificado Seis Sigma Green Belt. Certificado pelo mercado financeiro brasileiro (CPA-20 e CGA) e mercado financeiro canadense (Canadian Securities Course). Pós-graduado em Planejamento Financeiro no Canadá

Gostou disto? Curta nossa página e compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Adicionar comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *