24 de abril de 2018

O que é e como funciona o bitcoin?

Ajude o Finanças Forever a crescer ainda mais. Curta e compartilhe nossa página!

afinal-o-que-e-e-como-funciona-o-bitcoin

É fácil perceber que o avanço tecnológico invade todos os aspectos do mundo globalizado, criando, inclusive, novas formas de riqueza, como a famosa bitcoin. Apesar de toda a atenção, muitos ainda não entendem o que é bitcoin de fato.

Essa é apenas uma das dúvidas que cercam esse novo modelo de investimento que vem atraindo cada vez mais adeptos. Assim, os interessados procuram entender quais são as regras, na tentativa de arrecadar fundos e até mesmo uma renda extra. Ficou interessado? Então continue a leitura!

Afinal, o que é bitcoin?

Bitcoin é uma moeda totalmente eletrônica, chamada também de criptomoeda ou moeda da internet. Ou seja, ela não existe fisicamente, apenas de forma online.

Supostamente, foi criada por Satoshi Nakamoto e causou grandes abalos no cenário econômico mundial. Como não está ligada diretamente com órgãos reguladores ou fiscais, como corretoras ou bancos, acaba reduzindo as taxas ligadas a ela.

A venda e compra da bitcoin é feita diretamente de usuário para usuário, mesmo que ambos estejam em países diferentes, ou seja, sem influência cambial. Apesar de parecer arriscado por não ter nenhum intermediário, ela possui seu próprio sistema de segurança!

Como funciona a bitcoin?

O objetivo principal da bitcoin é viabilizar movimentações financeiras feitas pela internet, sendo utilizada como moeda. Contudo, seu alto valor de mercado a transformou rapidamente numa forma de investimento, considerado de alto risco por conta da volatilidade.

Os usuários criam uma conta online numa corretora especializada, para custodiar suas moedas, e cada transação gera um código que será analisado pelo “minerador”. Quando esse código é aprovado, o bloco de moedas entrará em um sistema protegido chamado de blockchain.

Esse sistema de análise e aprovação é feito de forma totalmente online e a segurança da operação está na criptografia de cada bloco de bitcoin que entra na blockchain. Por isso, a bitcoin é também chamada de criptomoeda.

Onde posso conseguir bitcoin?

Os interessados em adquirir bitcoin têm a sua disposição algumas formas para coletar a moeda. Em geral, três táticas são as adotadas por investidores. Confira:

  • Comprando: o processo envolve pagar o valor atualizado de uma bitcoin em real para adquirir a quantidade equivalente em moedas virtuais;
  • Recebendo: é possível receber bitcoin como forma de pagamento por algum serviço ou produto; basta checar se a loja aceita a moeda;
  • Minerando: nesse método, o usuário disponibiliza computadores para servir de rede matriz para a blockchain e, em troca, é beneficiado com bitcoins.

É viável investir em bitcoin?

A instabilidade do valor da bitcoin faz dela um investimento de alto risco. Ela segue o padrão de procura do mercado: quanto maior a demanda, maior sua cotação. Hoje, 01/02/2018, o valor de uma moeda equivale a incríveis R$ 30.971,85.

Atualmente, a bitcoin enfrenta um grande “boom” de popularidade. Com seu surgimento, outros tipos de criptomoedas também foram lançadas para tentar competir com seu crescimento desenfreado.

Agora, que você já sabe o que é bitcoin e como ela é aplicada no mercado, basta decidir se seu perfil de investidor condiz com os riscos da volatilidade da moeda. Em todo caso, a ajuda de um profissional especializado é essencial para sua decisão.

Gostou do conteúdo? Então siga nossa página no Facebook e tenha acesso mais informações relevantes!

Gostou disto? Curta nossa página e compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Adicionar comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *