O que é coworking - e como ele vai revolucionar seu trabalho

O que é coworking - e como ele vai revolucionar seu trabalho

Você já considerou trabalhar num espaço compartilhado com outros profissionais de diversas áreas? Esse é o conceito dos escritórios de coworking, ambientes que estão ganhando seu espaço nas capitais do Brasil e mostrando resultados positivos. As rotinas de trabalho desses locais são colaborativas e podem gerar inúmeras vantagens para os coworkers — profissionais que trabalham em escritórios de coworking.

Quer aprender mais sobre o trabalho colaborativo e saber quais são as vantagens para o seu negócio? Então acompanhe o nosso post de hoje!

O que é coworking?

O coworking é um espaço físico compartilhado por profissionais de diversas áreas de atuação. Os profissionais trabalham juntos no mesmo ambiente, normalmente sem vínculos com empresas e chefes, e têm o objetivo de trocar ideias, experiências e fazer o networking (contatos profissionais).

O movimento do coworking surgiu nos Estados Unidos por conta dos profissionais autônomos que, cansados de trabalhar isoladamente dentro de suas casas, optaram por unir-se para trabalhar em um escritório partilhado. A ideia funcionou como uma produtiva troca de experiências e logo migrou para outros países, incluindo o Brasil, onde tem ganhado força.

Quem são os coworkers?

O público do coworking é variado. Em sua maioria, são pessoas que trabalhavam em casa, no conhecido método de home office e que viajam muito a trabalho. Entre os coworkers também estão os profissionais de grandes empresas que precisam ser alocados por um tempo, comumente porque a empresa cresceu além da sua capacidade de infraestrutura e agora precisa alocar funcionários vindos de outros estados e países.

Quais as vantagens do coworking?

Trabalhar diariamente em um espaço de colaboração, onde é possível contar com a ajuda de diversos outros profissionais, é um processo engrandecedor para aquele que opta pelo coworking. Mas as vantagens não param por aí! Confira outras:

Organização e produtividade

Quando se é um coworker, é preciso saber organizar finanças, horários e ter disciplina para cumprir as tarefas diárias, o que traz reflexos positivos não só na vida profissional, mas também pessoal.

Os profissionais autônomos necessitam de criar as próprias atividades e ser os próprios patrões, o que requer muita atenção, cuidado e, especialmente, capacidade de organização. No coworking, você exercita essas habilidades, cria motivação e cultiva novas ideias. Mesmo uma conversa com os colegas coworkers pode ser muito produtiva e trazer novas diretrizes para o seu negócio.

Relacionamentos

O escritório de coworking não é apenas um espaço de trabalho, mas também de networking. Fazer contatos com profissionais que atuam em diferentes áreas e atendem a vários nichos é uma ótima forma de crescer no mercado.

Atualmente, sabe-se que muitas ideias profissionais são colocadas em prática entre conhecidos. Em um ambiente de trabalho colaborativo, você encontra profissionais de vários ramos que podem agregar ideias novas ao seu próprio negócio.

Será fácil encontrar, por exemplo, designers, programadores e profissionais de marketing dentro do seu ambiente de trabalho, favorecendo possíveis parcerias.

Motivação

Estar em um ambiente repleto de empreendedores como você pode ser inspirador. Em um local de coworking todos os profissionais objetivam a mesma coisa: conquistar seu espaço no mercado e ter um negócio de sucesso. Ter esse apoio vindo dos parceiros de trabalho traz mais disposição e motivação para seguir atrás do seu sonho.

Qualidade de vida

Um ponto positivo que chama a atenção dos coworkers é a qualidade de vida proporcionada por esse tipo de ambiente de trabalho. Os escritórios de coworking costumam ser lugares jovens, interativos e de grande liberdade, o que propicia aos coworkers uma vida profissional de mais qualidade. Ser seu próprio chefe e fazer sua própria grade de horários é desafiador e exige grande responsabilidade, mas potencializa a qualidade de vida dos empreendedores.

Aproveitando a oportunidade, recentemente participei em São Paulo do GCUC - A conferência global de coworking, evento onde acabei conhecendo um pouco mais sobre o assunto e descobrindo alguns outros espaços de Coworking espalhados pelo Brasil a fora. Deixo abaixo o link de alguns deles para quem tiver interesse em conhecer.

Nest Coworking

Localizado na cidade de Vitória - ES, um espaço muito prazeroso, que conta com excelentes eventos, frequento sempre que possível e particularmente acho tudo muito bacana. Parabéns em especial para Fernando Pimenta e para Jean Sampaio.

Clube de Negócios

Instalado em São Paulo - Vila Mariana, é um espaço que ainda não conheço presencialmente, mas tive o prazer de conversar um pouco com a Laura Gurgel, que trabalha la e posso dizer que fiquei bastante interessado, quem sabe em breve eu não faça uma visita rs.

Juntus Coworking

De Londrina - PR, também parece oferecer um espaço muito legal, descobri o Juntus ouvindo um pouco da conversa da Giovana Tóffolo durante o GCUC. Se você estiver próximo a esta região, também acho que vale apena conhecer.

Colatam

Aproveito também para deixar o link do Colatam, grupo de coworking latino-americano, recém lançado no GCUC.

E é isto. Se coworking ainda é um assunto novo para você, recomendo muito que procure saber mais sobre, se possível visitando um desses espaços colaborativos.

Grande abraço e até a próxima!

Sobre autor: Tiago Comério, empresário, blogueiro, desenvolvedor web e mobile, formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Instituto Federal do Espiríto Santo.