26 de julho de 2017

O difícil planejamento financeiro

Ajude o Finanças Forever a crescer ainda mais. Curta e compartilhe nossa página!

Planejando já é difícil. Imagine se você for fazer tudo na loucura, ouseja, em cima da hora. Um exemplo simples e prático: foi a entrega da declaração doimposto de renda. Existe uma quantidade enorme de atrasos na entrega da declaração do imposto de renda de este ano de 2011, apesar que a Receita Federal não fornecer o número exato dos “atrasadinhos”, todos sabemos que existe, e não são poucos, os que deixaram de ser entregues.

A vida particular de cada um de nós depende de um simplesplanejamento diário: ir ao banco, passar no posto de gasolina, pegar ofilho no colégio etc. Tudo elaborado na noite anterior. Portanto oplanejamento de suas finanças deve ser feito antecipadamente e comclareza nos objetivos. Veja também o que escrevi sobre dicas básicas de controle financeiro mensal.

Coloque em um papel tudo aquilo que você deseja alcançar neste ano de2011 e nos 2 ou 3 próximos. Porém seja realista, não faça ilusões,controle seus pensamentos conforme sua realidade. Não viva uma vida desonhos na hora de fazer o planejamento financeiro.Se o seu sonho e trocar de carro, por exemplo, pense no que você pode economizar para conseguir juntar a quantia necessária para a compra à vista.
[...]

Créditos da imagem: freedigitalphotos.net

Suponhamos que seja R$ 200.00 mensais. Agora calculequantos meses isso ira tardar para chegar em seu objetivo. Seja persistente, persevere (falei sobre a importância da perseverança aqui), controle, planeje e tudo correrá bem.

Procure eliminar o que realmente não te fará falta alguma, como aquilo quepode ser esquecido e deixar de ser utilizado sem dores emocionais.A educação financeira começa a partir do momento que você procura seinformar e assim tornaria consequêntemente mais consciente perante teus gastos. Gastando comsabedoria, chegou a hora de se planejar. Procure planejar quase tudo,pois com o passar das horas em nosso dia a dia surgem os pequenosimprevisto que devemos resolver e dominá-los. E sei que planejar tudo, exatamente tudo é quase impossível. Eu mesmo não faço e nem penso em fazê-lo. É muito complicado.

Planeje comprar uma coisa a menos no dia seguinte, aquilo que você costuma pagar diariamente, poderia ser dois cafés a menos, um jornal ou revista, ou ainda deixar de ir ao trabalho de carro um dia na semana, utilizando o transporte público.

Posteriormente passará a dar mais valor naquilo que se deixou de ler ou fazer, porém também saberá dominar seus desejos de consumo. Tornaria uma espécie de treinamento para a mente e o corpo. Deixe seus instintos de lado, tente controlá-los.

Falei anteriormente da importância de fazer exercícios físicos ao ar livre, economizando na mensalidade da academia, também comentei algo sobre comprar produtos usados, produtos que ainda possuem um tempo útil de utilização. Este último, não entendo o motivo, mas é tão difícil de conscientizar a maioria, acredito ser algo cultural, ou vergonha dos amigos.

Tento deixar claro que não existe uma receita para se tornar rico financeiramente, todos já saber da importância de cuidar de seu dinheiro.

Se você ainda está lendo este artigo é porque está procurando algo novo. Tentarei passar dicas, mas dificilmente será algo inédito. A maneira de utilizar sabiamente seu dinheiro é você quem decide. Podemos sim te ajudar, escrevendo sobre novas idéias de economia doméstica. Tornaria tudo mais fácil se cada um de nós compartilharmos nossas idéias e pensamentos sobre a frugalidade e a sabedoria no consumo consciente. Veja também o que escrevi sobre dicas básicas de controle financeiro mensal.

Eu tento fazer exatamente isso e conto com vocês, que todos façam um belo de um planejamento pessoal e financeiro. Espero do fundo do meu coração que cada um de vocês, amigos e leitores, tenham consciência de seus atos de consumo.

Consumindo menos estamos ajudando a natureza e nosso bolso. Pense nisso.

Aproveite para CURTIR No Facebook a página do Finanças Forever.
E siga no www.twitter.com/everton_ric

Um forte abraço a todos e até a próxima.

Artigo original do Finanças Forever

Gostou disto? Curta nossa página e compartilhe este conteúdo com seus amigos.
8 Comentários

Adicionar comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *