19 de agosto de 2018

Mitos e verdades que você precisa saber sobre a previdência privada

Ajude o Finanças Forever a crescer ainda mais. Curta e compartilhe nossa página!

mitos-e-verdades-que-voce-precisa-saber-sobre-a-previdencia-privada

Quando se trata da Previdência Privada ou qualquer outro benefício é comum que surja uma infinidade de dúvidas. Por isso é imprescindível que se pesquise e obtenha informações confiáveis para não errar na hora de optar por um plano.

Veja os cinco principais mitos e também verdades sobre Previdência Privada:

1º – Você é jovem demais para começar a se preocupar com a Previdência Privada

Mito: muito pelo contrário, se você não atentar para esses assuntos enquanto ainda é jovem, talvez seja tarde demais quando precisar usufruir do benefício. Você terá que enfrentar diversas burocracias que não serão (nada) agradáveis para quem só quer encontrar tranquilidade na aposentadoria.

Isso ocorre porque há a exigência de um tempo mínimo de contribuição para que seja pago o benefício, assim, quanto antes começar a se preocupar com o assunto, maiores as possibilidades de atingir esse valor. Do contrário seria necessário o investimento alto de sua parte para que conseguisse alcançar a taxa no curto prazo.

2º – A Previdência privada rende tanto quanto à renda fixa

Mito: na realidade eles possuem uma tributação diferente, pois nos fundos da renda fixa se paga o valor do Imposto de Renda no seu resgate e cobrança do tributo a cada seis meses. Já com a previdência esse valor é pago no resgate com mais alguns benefícios.

Outra diferença entre ambos é que com a renda fixa se investe em títulos de renda fixa privada e também nos títulos públicos. Por outro lado, a previdência privada oferece a possibilidade de ter ativos na carteira, como ações.

3º – A Previdência Privada auxilia no Imposto de Renda

Verdade: existem certos benéficos caso opte pelo plano PGBL: o valor que depositar pode ser deduzido da base de cálculo da renda anual em até 12% de quem fez declaração completa. Porém, no VGBL isso não ocorre, sua vantagem está no fato de que o IR recai sobre o rendimento e não sobre o total resgatado. O fundamental é que você teste as opções para saber qual se enquadra melhor às suas possibilidades e necessidades.

4º – Existe hora certa para retirar os fundos da Previdência Privada

Verdade: em tese, você poderia sacar seu dinheiro a qualquer momento, justamente por ser seu. Mas, seria um grande equívoco se o fizesse antes da hora, pois a Previdência Privada não é autônoma como a poupança, assim uma retirada prematura poderia sinalizar uma quebra de contrato.

Assim, além de todos os problemas que você teria para se aposentar mais tarde, ainda teria que arcar com uma multa bem alta. A melhor decisão é que você verifique muito bem o contrato e tenha todas as informações, para não se levar por um momento de desespero, colocando tudo a perder.

5º – A Previdência Privada não é para qualquer pessoa

Mito: para que esse modelo torne-se acessível a todas as pessoas que se interessassem por ele existem hoje planos que tem valor mínimo de R$ 30,00. Tudo para que se adaptem às condições e necessidades de qualquer um. Oferecendo também chance de mudança de valor mensal, funcionando de acordo com as suas possibilidades de cada mês.

Gostou disto? Curta nossa página e compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Adicionar comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *