25 de junho de 2019

Mesada para os filhos: Como tornar ela educativa?

Ajude o Finanças Forever a crescer ainda mais. Curta e compartilhe nossa página!

Young girl counting her coins.

Dar uma boa educação aos filhos é o dever de todos os pais, como assim diz a Constituição Federal de 1988 e outras leis que fazem parte do corpo jurídico brasileiro.

É importante não só colocá-los em escolas com o objetivo de garantir que desenvolvam habilidades como raciocínio lógico, relacionamento interpessoal, liderança e que aprendam matérias básicas, como português e matemática, mas também educar em casa.

Uma forma de fazer isso é criar regras a serem observadas pelos seus filhos antes de você dar a eles mesadas. A seguir, veja como tornar esse benefício em algo educativo!

Educação financeira

Convém ressaltar que quando os pais não criam limites para conceder mesadas aos seus filhos, as coisas podem sair do controle e fazer com que eles (seus filhos) não saibam gerir suas finanças. Isso pode se projetar por toda uma vida.

A educação financeira deve começar na infância, pois, assim as crianças aprendem a valorizar o seu dinheiro, economizando para casos especiais.

É importante que os pais estabeleçam limites, não cedendo sempre que a criança pedir e nem aumentando o valor, pelo contrário, deve criar um parâmetro com base na idade do filho. Caso não crie regras, isso pode se tornar um círculo vicioso.

Ensina a gastar com responsabilidade

Outra coisa que precisa observar, que também está vinculado à educação financeira, é que a mesada é uma oportunidade que tem para ensinar o seu filho a gastar o seu dinheiro com responsabilidade. Quando os filhos aprendem isso, passam a entender que guardar parte do dinheiro é fundamental para uma boa gestão financeira.

Ensina a respeitar

O respeito é tudo e deve nortear a formação da criança, pois, assim ela aprende a se relacionar com outras pessoas de forma ética e educada, sem feri-las.

Então, uma maneira de valorizar a educação de seu filho é estabelecer regras, de modo que ele aprenda que quando errar será penalizado. Por exemplo, se desrespeitar o coleguinha da escola, poderá ficar sem mesada.

Obediência

É na infância que a criança passa a incorporar valores e princípios que vão guiá-los por toda a sua vida. Alguns, é claro, serão deixados de lado, já outros, não.

É importante que os pais eduquem seus filhos relacionando obediência e compensação, porque assim eles aprendem que sempre quando fizerem algo de errado, poderão sofrer penalidades, como já alertamos no caso anterior.

Por exemplo, se a criança desobedece a uma ordem dos pais, ela precisa aprender que fez algo de errado e, por conta disso, poderá deixar de ganhar a mesada como castigo.

É claro que outros aprendizados podem fazer parte do processo educacional, como deixar a criança sem videogame, por exemplo. Nada impede que os pais possam conciliar formas de castigos a depender da regra que o seu filho infringiu.

Como vimos, é possível educar o filho a partir da mesada, desde que os pais criem regras antes de concedê-la. No entanto, assim como tudo na vida, é preciso ponderar, para que assim ele não desenvolva uma dependência.

Gostou deste texto? Então, acesse o nosso blog e confira outros! Nele, estamos sempre publicando conteúdos que podem facilitar bastante o seu dia a dia.

Gostou disto? Curta nossa página e compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Adicionar comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *