26 de julho de 2017

Mercado de ações para iniciantes: vale a pena entrar?

Ajude o Finanças Forever a crescer ainda mais. Curta e compartilhe nossa página!

iniciantes-vale-a-pena-entrar-no-mercado-de-acoes

O mercado de ações simboliza a promessa de dinheiro farto e rápido para quem não conhece muito bem o mundo dos investimentos. Com base nessa promessa, muitos iniciantes acabam despejando suas poupanças em ações na esperança de riqueza rápida.

Mas será que o mercado de ações é um lugar recomendado para investidores iniciantes? É verdade que qualquer pessoa pode começar a investir por lá, ou é necessário preparar-se adequadamente antes de comprar as primeiras ações?

É o que vamos descobrir no artigo de hoje. Vamos lá?

Como funciona?

O mercado de ações é rodeado de mitos e uma névoa de desconhecimento. Muitas pessoas ainda não sabem exatamente o que é uma ação ou como funciona o investimento em papéis.

Em resumo, uma empresa pode ser composta por milhares de ações (ou papéis). Essas ações são como pequenos tijolos que formam a empresa e qualquer um pode comprá-las através de uma Bolsa de Valores.

Quando o investidor compra uma ação, esse dinheiro vai para a empresa para ajudar no seu crescimento (ou para o bolso de um investidor que vendeu o papel). Assim, quando a empresa se desenvolve, cresce e se torna mais valiosa, a ação passa a valer mais e você acaba ganhando com a valorização da ação.

Para investir no mercado de ações, basta abrir uma conta numa corretora e utilizar seu dinheiro para comprar e vender ações.

Coisas importantes do mercado de ações?

Estudar e entender o funcionamento do mercado

Um dos erros mais comuns dos investidores iniciantes é começar a investir em ações sem ter realizado nenhum tipo de curso ou estudo. Qualquer coisa que você tente fazer na vida e que não entenda o processo ou seu funcionamento, provavelmente não será bem sucedido. Investir no mercado de ações não é um jogo de azar, é preciso ter conhecimento, caso contrário você muito provavelmente irá perder dinheiro.

Saber quais impostos e taxas são cobrados

Assim como em qualquer tipo de investimento, investir no mercado de ações gera a necessidade de pagar impostos e taxas de administração para os corretores e quem cuida das suas ações.

Entender o custo desses impostos e taxas é essencial para poder investir com sucesso em ações sem dor de cabeça e imprevistos no futuro.

Conhecer a empresa em que vai investir

É necessário que o investidor que pretende comprar ações de uma empresa conheça bem onde está colocando seu dinheiro. É necessário saber se a empresa tem registrado lucros com frequência e como esses lucros são conseguidos; se a empresa trabalha de maneira sustentável, quais os seus próximos projetos e muitos outros fatores.

Esse conhecimento é necessário para saber se fazer este tipo de investimento é seguro e se renderá bons frutos a curto ou longo prazo.

Vale a pena um iniciante investir em ações logo de cara?

Considerando que a lucratividade do mercado de ações é muito volátil em curto prazo (o que pode assustar os iniciantes) e entrar no mercado exige bastante conhecimento e preparação, podemos concluir que o mercado de ações não é um lugar indicado para iniciantes. Mas não se assuste, ninguém nasce sabendo tudo, estude e obtenha conhecimento necessário e você poderá ser um grande investidor.

Se você quer começar a investir, o mais indicado é procurar investimentos mais seguros como renda fixa e títulos públicos. Preparar-se antes de realizar qualquer investimento é muito importante! Aposte em um curso de investimentos e na leitura de bons livros sobre o tema.

Você está disposto a se preparar adequadamente para investir no mercado de ações no futuro? Então que tal curtir a nossa página no Facebook e receber nosso melhor conteúdo e interagir com nossa equipe e outros investidores como você?

Gostou disto? Curta nossa página e compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Adicionar comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *