22 de novembro de 2017

Medidas diante a crise do petróleo

Ajude o Finanças Forever a crescer ainda mais. Curta e compartilhe nossa página!
A cotação do petróleo esta em pleno raly altista. Até onde pode chegar o valor de um barril de petróleo?
A U$200 o barril?  Não sabemos. O petroleo é substituível?
Porém os temores de que a alta do petróleo possa prejudicar o crescimento econômico fizeram o índice das principais bolsas européias cair nesta quarta-feira dia 02/03/2011.
 A Arábia Saudita o segundo maior produtor de petróleo filiado à OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) apresenta pequenos protestos assim como o Irã, onde também já ouve conflitos e protestos.
Esses dois países citados são os que mais preocupam os governantes europeus. A zona euro já apresenta inflação nos primeiros meses do ano, o que acentua ainda mais com uma possível subida nos preços dos combustíveis. Com a alta na inflação fica difícil manter a taxa do juro praticado próximo a 0%. Quase impossível. Em vista deste novo fenômeno formado pelos conflitos no mundo árabe o ECB (Banco Central Europeu) se reunirá amanha, quinta-feira (03/02), para fazer sua decisão mensal a respeito da taxa de juros do continente.
As preocupações geopolíticas com o Oriente Médio e o norte da África continuam no foco dos europeus. E também com a diminuição das reservas de petróleo no mundo.
A Espanha criou uma proposta de lei. Que deve ser votado esta semana. Este decreto é sobre o limite de velocidade máxima permitida nas auto estradas do país. Antes era permitido dirigir um veículo a 120 K/h, no entanto agora a velocidade máxima permitida pelos radares e pela nova lei é de 110 K/h.
Com esta medida o governo espanhol esta claramente visando uma economia nos combustíveis utilizados por seus cidadãos. Onde os preços neste país já estão em sua máxima histórica. Veja a matéria sobre a alta no preço da gasolina na Espanha, onde completar um tanque de gasolina de um veículo é de $11 a $14 Euros mais caro que a 12 meses, segundo o jornal El País.
Em este sentido, o economista do Instituto de Investigação Econômica, Ifo Gernort Nerd disse que: “Se o preço do Brent do mar do norte permaneça à U$ 120/barril durante um ano, segurará o crescimento econômico da Europa em meio por cento” (0,5%). Segundo entrevista no jornal ABC também da Espanha.
Em fim, estas são más notícias como um todo. Pois a economia mundial necessita de um crescimento na zona euro assim como nos EUA, constante, ano após ano, sem alto e baixo.
E com uma inflação em patamares altos torna mais dificultoso um crescimento que já não é dos melhores.
Enquanto isso aqui no Brasil as cotações das principais companhias de petróleo negociadas na bolsa de valores de São Paulo (Bovespa) segue subindo, subindo e subindo. 


A Petrobras (PETR4) esta sendo negociada a R$ 28,92 cada ação, uma alta de 2,23%. E a OGX Petróleo (OGXP3), companhia de exploração de petróleo do empresário Eike Batista, esta valendo R$ 20,03 cada papel negociado, alta de 3,67% na sessão de hoje (02/02/2011), cotações ás 17:22 horário de Brasilia.
Um forte abraço a todos e boas reflexões, até a próxima.
Gostou disto? Curta nossa página e compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Adicionar comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *