24 de junho de 2019

Como se tornar um empreendedor

Ajude o Finanças Forever a crescer ainda mais. Curta e compartilhe nossa página!

empreendedor

Texto grande e direcionado a empreendedores

Caso esteja em dúvida sobre empreender e não goste de textos grandes leia somente o primeiro parágrafo.

Se você está a procura de um manual ou de um curso para se tornar um empreendedor, sinto muito em te dizer mas isto não existe. Se você já comprou algum livro ou fez algum curso que te prometia algo do tipo, muito provavelmente você foi enganado. A fórmula do empreendedorismo não existe.

Sim, você pode e deve fazer cursos e ler livros que te ajudem na sua jornada empreendedora, mas saiba que isto jamais irá torná-lo um empreendedor. Existem muitos empreendedores que sabem muito mais do que todo tipo de curso que você possa imaginar mesmo sem nunca ter estudado mais do que o suficiente para saber ler e escrever. Talvez esta seja uma das coisas mais legais do empreendedorismo.

Quando você estuda, quando você sai de casa para assistir uma palestra ou até mesmo se reúne para conversar com alguns amigos numa mesa de bar, você sempre acaba aprendendo algo que pode te ajudar a ser um empreendedor melhor, mas independente de qualquer coisa que você faça, o único jeito de se tornar um empreendedor de verdade é empreendendo.

Se fazer uma faculdade de empreendedorismo te torna-se um empreendedor, boa parte dos problemas do mundo estariam resolvidos, afinal de contas os empreendedores estão ai sempre dispostos a encontrar soluções para todo tipo de problema. Se você tem um professor de empreendedorismo, saiba que ele tem muito conhecimento que pode te ajudar, mas mesmo que ele seja doutor neste assunto, na maioria das vezes as melhores coisas que ele vai conseguir te ensinar estarão relacionadas a histórias e experiências de empreendedores.

Eis a grande questão, porque será que seu mestre acadêmico de empreendedorismo não é um grande empreendedor, afinal de contas ele sabe, ou deveria saber, tudo sobre este assunto. Lembre-se pequeno gafanhoto, “o único jeito de se tornar um empreendedor de verdade é empreendendo”.

 

Coisas que você precisa ter para ser um empreendedor

Disciplina e persistência. Para ser um empreendedor você precisa de disciplina, persistência e mais um monte de outras coisas. Se você não tem disciplina nem é uma pessoa persistente pode poupar seu tempo e parar sua leitura aqui mesmo. A persistência é a base de tudo, se você não consegue ler um texto como este até o final é muito improvável que você consiga se tornar um empreendedor.

Quais outras coisas você precisa saber? Você vai descobrir pesquisando e estudando. Na maioria das vezes você só vai descobrir o que precisa saber quando estiver precisando de fato. Existem coisas que ninguém sabe ainda, mas que você irá dar um jeito de aprender quando se tornar um empreendedor.

Vamos roubar um pouco e encurtar o caminho falando sobre algumas coisas importantes, bastante comuns e que talvez te ajude na sua jornada como empreendedor.

 

Disposição e medo

Depois de persistência a coisa que você mais precisa ter como empreendedor é disposição. Disposição pra caralho. Disposição pra aprender qualquer tipo de coisa e pra superar qualquer tipo de medo. Falando em medo, utilize-o sempre a seu favor. Medo é bom, faz parte da vida e ajuda a te proteger, mas você precisa dele na dose certa. Se você tem medo de perder por exemplo, com certeza você também tem medo de ganhar. Caso o medo não esteja te protegendo de nada ou esteja te impedindo de fazer alguma coisa, dispense-o. Se o seu medo for apenas correr o risco de ficar sem dinheiro empreendendo, avalie se você é capaz de ter dinheiro e todas as outras coisas que precisa para ser feliz não se tornando um empreendedor. Na maioria das vezes, apenas trabalhar para ter um bom salário não é suficiente para um empreendedor. Empreendedor gosta muito de muitas coisas, gosta de muito problema, muito dinheiro, muito conhecimento, muitas dúvidas, etc.

Eu particularmente sou péssimo para falar em público. Gravar uma entrevista, por exemplo, mesmo que para um canal no YouTube era algo que nunca tinha feito na vida e mesmo sendo muito ruim nisto eu não deixei de tentar. (Link do canal). Mesmo que você seja muito ruim em qualquer coisa nunca deixe de ter disposição para aprender. O fato de você não saber ou ser muito ruim em alguma coisa não significa que você não consiga fazer algo bom algum dia nesta mesma área. Além de ser ruim para falar em público minha ortografia é daquele geito, mas apesar disto já consegui escrever textos que ajudaram muitas pessoas e que me renderam bons resultados, muitos elogios e como era de se esperar belas críticas de português. A gente só nasce uma vez, então é melhor ter dado o seu melhor e ter feito ruim do que nunca ter feito, além disto, outra coisa que você não consegue adquirir sem ter feito é experiência.

 

Sócios

Ter sócios, principalmente com qualidades diferentes que suas, pode te ajudar muito. Bons sócios são aqueles que tem o mesmo objetivo que você. Se o seu sócio é tecnicamente muito bom em alguma coisa mas não tem o mesmo propósito que o seu, muito provavelmente isto vai acabar “dando ruim” em algum momento. Não é fácil encontrar bons sócios, mas isto não significa que você não consiga. Está ai uma coisa que eu não posso ajudar e que talvez você vá ter que aprender sozinho, como encontrar bons sócios, os meus caíram de paraquedas na minha vida, como eu pulei essa parte eu não tenho experiência pra compartilhar.

 

Feeling ou sentimento em português

Na maioria das vezes a diferença entre o sucesso e o fracasso está associado a coisas muito pequenas e simples. As coisas que mais fazem diferença costumam ser quase invisíveis e você vai precisar evoluir muito a forma como você enxerga o mundo para conseguir entender estas coisas.

Pessoas muito simples, com bem menos conhecimento e estudo, podem fazer você entender porque algumas pessoas conseguem se tornar empreendedores e outras não. Eu tenho um tio por exemplo, que só estudou até a quinta serie e mesmo assim foi um grande empreendedor e um ser humano muito bem sucedido. Ele era martelinho de ouro, montou sua própria oficina de automóveis e foi capaz de perceber uma coisa que fazia muita diferença na qualidade final do serviço que ele oferecia, algo simples, talvez óbvio e que inclusive pode ser aplicado em diversas outras realidades, mas que a maioria das pessoas não é capaz de perceber. A 50 anos atrás, no trabalho de funilaria dos carros, ele percebeu que tinha um funcionário canhoto que era capaz de realizar a reparação do lado esquerdo dos automóveis com uma qualidade muito superior aos funcionários que eram destros. A simples atitude de destinar os reparos do lado esquerdo dos automóveis para este funcionário fez toda diferença no negócio dele, que tinha uma qualidade tão grande que lhe permitia escolher os clientes e os serviços que ele iria prestar. E você ai, formado, fluente em inglês, provavelmente morreria sem ter percebido isto e poderia estar rindo agora de alguém que não sabe a tradução da palavra feeling. Nunca é tarde para mudar a forma como você enxerga o mundo.

Detalhes simples assim, são os que mais fazem diferença, por exemplo, entre uma campanha de marketing de muito sucesso ou não. Uma boa capacidade de observação de coisas simples, pode valer mais que meses, anos ou uma vida inteira de estudos técnicos. Por isto, por mais que você estude muito, nunca se ache superior a uma pessoa que nunca estudou por exemplo, ela pode ser capaz de te ensinar muito mais do que você imagina. Aprenda a ouvir e observar. 

(Na foto abaixo, meu tio, o rei do feeling rsrsrs)

feeling

 

Marketing

Marketing é um negócio que serve pra várias coisas. Serve para enganar as pessoas mas também serve pra ajudar as pessoas a se defenderem, além disto ajuda muito quem precisa vender alguma coisa. Em algum momento da sua vida como empreendedor você perceberá que precisa aprender um pouco sobre marketing. É algo bastante útil e sugiro que você comece enxergando isto de uma outra forma. Pense em marketing como a forma de entender como alguma coisa funciona, talvez seja mais útil começar enxergando desta forma do que como a coisa milagrosa que irá fazer você realizar milhares de vendas. Feeling e marketing são bons amigos.

Quando você começa a entender um pouquinho de marketing você consegue perceber facilmente quando estão tentando te vender uma coisa que cumpre ou não de fato aquilo que promete. Isto acontece porque no geral os marqueteiros ruins e os maus marqueteiros costumam não ser tão bons assim de marketing, eles entendem mais de falta de caráter do que de marketing. Os marqueteiros maus, costumam fazer algum sucesso pois ainda existe um número gigantesco de pessoas que estão desprotegidas por não terem conhecimento algum sobre marketing. Por isto, aprenda marketing o quanto antes, isto costuma ser mais útil do que você imagina. Marketing pode te ajudar na hora de realizar uma compra, escolher um serviço, contratar uma pessoa, identificar um picareta, vender, etc.

 

Controle financeiro

Como eu sou sócio de um serviço de controle financeiro eu sou muito suspeito a falar deste item e por isto mesmo eu não vou falar sobre isto. Se você acha que entende de finanças e sabe exatamente quanto ganha e quanto gasta de cabeça, sem anotar nada, boa sorte. Convide o gerente do seu banco para ir em todas as festas e churrascos que você fizer, você vai acabar precisando muito dele.

 

Só preciso de dinheiro

dinheiro

Se você é daqueles que acha que já está pronto, que já adquiriu todo conhecimento suficiente e que a única coisa que te falta é dinheiro para ganhar mais dinheiro, muito provavelmente você ainda precisa aprender muito mais do que imagina.

O dia que dinheiro for a única coisa necessária para fazer com que você consiga ganhar muito dinheiro, conseguir dinheiro vai ser o menor dos seus problemas.

Se você nunca perdeu um pouco de dinheiro, eu disse um pouco, tendo certeza que iria perder um pouco para aprender a não perder muito, preste um pouco de atenção no que eu vou escrever. Uma vez fui convidado para ser mentor em um pequeno evento para pessoas que queriam empreender, e fui la, bastante empolgado para aproveitar mais uma oportunidade de aprender, ouvindo e conversando com outras pessoas.

Um rapaz chegou até mim e me contou um pouco sobre sua história e me explicou como pretendia fazer com que diversas pessoas se tornassem consumidoras da sua granola. O diferencial do produto seria a qualidade, ele seria capaz de oferecer uma granola com uma qualidade bastante superior as oferecidas no mercado. Depois de ouvir sua história eu perguntei qual era o seu maior problema, a maior dificuldade que ele tinha, meu objetivo ali era tentar ajudá-lo de alguma forma. Ele me contou que o maior problema dele era o preço da castanha que ele precisava incluir na granola e que de forma óbvia a forma mais fácil de conseguir um preço mais em conta seria comprar castanhas em grande quantidade, mas o grande problema é que a castanha é um produto com valor bastante considerável. Depois de ouvir isto, eu expliquei pra ele que a castanha de fato não era seu maior problema, e que ele também não precisava comprar castanhas a um custo baixo para colocar o seu negócio em prática. Minha sugestão foi que ele vendesse a granola por um preço competitivo, assumindo o prejuízo pelo alto valor pago na castanha e a medida que o número que o número de clientes interessados no produto fosse aumentando, ele poderia aumentar a quantidade de castanhas que ele comprava pagando um valor mais baixo por elas. Expliquei a ele que assumir as primeiras vendas com prejuízo poderia sim ser um grande negócio e que evitaria que ele gastasse todo seu dinheiro apenas para validar se o maior problema que ele tinha era de fato o preço da castanha.

Apesar de ser algo muito simples, poucos empreendedores que estão começando, consideram a possibilidade de começar tomando um pouco de prejuízo antes de arriscarem investindo tudo aquilo que eles tem para investir.

 

Ser específico

Quanto menor e mais específico você começar, mais fácil será entender o seu negócio e o seu público-alvo. Se você não sabe oque está vendendo e para quem está vendendo, nem o mais milagroso profissional de marketing deverá ser capaz de te ajudar.

Ao invés começar querendo vender tudo, para todo mundo, comece vendendo alguma coisa para poucas pessoas. Procure entender a real necessidade delas e o motivo pelo qual elas compram de você.

O gerenciador financeiro no qual eu sou sócio, começou dentro de um portal com um monte de outros serviços e só começou a deslanchar quando tomamos uma simples decisão de torná-lo um serviço independente e específico. Mesmo que você seja capaz de vender tudo, para todo mundo, talvez seja mais fácil começar sendo bastante específico.

 

Como conseguir clientes

Seu negócio não é um episódio de largados e pelados. Clientes não são animais que precisam de uma isca e uma armadilha para serem capturados.

Oque mais tem neste mundo é gente precisando de bons produtos e serviços, ofereça um e você terá milhares de pessoas querendo comprar de você. Você gasta menos tempo fazendo isto do que tentando enganar, capturar ou convencer alguém a força de que você tem algo interessante.

Quando comecei tinha muito pouco conhecimento e nosso negócio nem tinha algo que fosse tão bom assim para oferecer, afinal de contas tínhamos acabado de começar. Apesar de ter certeza que todos no nosso negócio estavam determinados a fazer o melhor, tenho que reconhecer que ainda não tinha o melhor produto. Logo no início pedi para que alguns amigos e conhecidos conhecessem e utilizassem as nossas soluções. Fiquei bastante frustrado, que eu me lembre apenas um colega de faculdade acabou utilizando um dos nossos primeiros serviços. Com um tempo fui capaz de entender porque este colega utilizava um dos serviços e também porque todos os outros não utilizavam. Oque utilizava fazia isto porque o serviço fazia todo sentido pra ele e também porque era um serviço relativamente bom. Os outros não utilizavam porque realmente não fazia sentido nenhum pra eles, pelo serviço em si e também pela qualidade. Isto foi uma das coisas que aprendi anos depois estudando sobre marketing, não adianta vender algo pra pessoa errada. Você aproveita muito mais o seu tempo evoluindo o produto que você possui e oferecendo ele pra pessoa que precisa, do que tentando convencer qualquer pessoa, até mesmo um amigo, de que você tem algo bonito e legal.

Digite “controle financeiro” no Google que você irá encontrar o negócio do qual sou sócio em primeiro lugar. Existem dois motivos pro nosso site estar na primeira posição, o primeiro é estudei e me esforcei pra fazer algum trabalho de SEO, o segundo é porque ele é um serviço extremamente relevante para as pessoas que buscam controle financeiro. Por mais que você tente roubar e trapacear o Google com técnicas de SEO, você nunca irá conseguir ganhar deles pra sempre. Existem milhares de pessoas no Google trabalhando para que a primeira posição da sua busca exiba sempre o conteúdo mais relevante, pense nisto. Sempre que você precisa vender algo saiba que o vendedor terá um papel fundamental, mas lembre-se que as coisas não dependem só do vendedor, é um trabalho em conjunto, isto vale igualmente para quem trabalha ou quer trabalhar com SEO.

 

Ter calma 

Pode ser que logo depois dos primeiros passos você pense que a única coisa que falta é as pessoas conhecerem oque você tem. Antes de achar isto, saiba que pior do que ter um produto ruim é ter um monte de gente sabendo que você tem um produto ruim. Por isto, pense bem, comece devagar e amadureça com calma. Depois de algum tempo você entenderá a diferença entre uma pessoa falar que ainda não conhece o seu negócio e uma pessoa falar que já conhece e que não é bom. É muito mais fácil uma pessoa que não conhece experimentar seu produto ou serviço do que uma do que já conhece voltar para ver se as coisas melhoraram.

 

Compartilhe o pouco que você sabe

Quanto mais você ajuda as pessoas, mais pessoas terão condições de te ajudar quando você precisar. Não faça esperando nada em troca, se tiver que fazer algo assim, troque a vista por dinheiro, é mais eficiente. É evidente que todas as suas ações geram alguma coisa, talvez você comece conseguindo fazer algo bem pequeno e ajudando poucas pessoas, mas pode ser que um dia isto faça bastante diferença pra muitas pessoas. Neste exato momento eu preferia estar dormindo pois tenho muito trabalho amanhã, depois de amanhã, depois e depois, mas ficarei feliz se tiver conseguido ajudar alguém que está começando. Faça o mesmo você também, ajude alguém antes de se questionar porque você deveria ajudar.

Me perdoe pelo português ruim e pela péssima formatação do arquivo. Compartilhe este conteúdo com seus amigos, seja em uma rede social ou absorvendo conhecimento e ensinando você mesmo. Faça o máximo que puder. No mais, nunca desista dos seus sonhos, dos seus objetivos, seja feliz e sempre que puder me convide pra tomar uma cerveja e comer um churrasco.

startup weekend

 

 

startup Weekend

Especialmente para:

#ECOSISTEMACAPIXABA

#ILHAVALLEY

#STARTUPWEEKEND

#EUFACOADIFERENCA

Autor: Tiago Comério

Gostou disto? Curta nossa página e compartilhe este conteúdo com seus amigos.
2 Comentários

Adicionar comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *