Livro Economizar sem perder o prazer de viver

Livro Economizar sem perder o prazer de viver

Este é o título do primeiro livro do empresário, Coach e analista de perfil comportamental Cleiton Oliveira, lançado em 2014 pela All Print Editora. O nome da obra, por si só, já desperta curiosidade: afinal, economizar e viver com prazer parecem duas condições opostas e aparentemente inconciliáveis.

A capa do livro também atrai a atenção do leitor logo de cara: ao invés de cifrões, cédulas, moedas e cofres – símbolos que automaticamente vinculamos à economia e finanças – há uma mulher na praia, de biquíni, visivelmente relaxada e feliz.

Uma contradição? Que nada! O autor Cleiton Oliveira sabia exatamente o que pretendia quando escolheu o título e a imagem de capa de seu livro. Tanto, que basta folhearmos as primeiras páginas da obra para entendermos por que economia e satisfação pessoal são sinônimos para o autor.

Cleiton Oliveira trabalha com planejamento financeiro pessoal e familiar há mais de cinco anos, além de manter o portal **Resenha Virtual **(www.resenhavirtual.com.br/blog), onde disponibiliza textos, vídeos e artigos, além de cursos gratuitos sobre educação financeira. Durante este tempo, observou que as pessoas, incluindo seus familiares e amigos próximos, possuíam mais dívidas do que capacidade de quitá-las, e a origem deste endividamento era uma só: a dificuldade de se relacionar com o dinheiro de uma maneira inteligente e saudável.

Foi quando surgiu a ideia de escrever um livro que pudesse não somente colaborar para libertar seus leitores das dívidas, mas também preveni-los para que estas mesmas dívidas não voltem a lhes assombrar.

O resultado é o livro Economizar sem perder o prazer de viver, uma obra didática sobre (re) educação financeira, de leitura acessível e agradável, e esclarecimentos valiosos.

Creio que o maior mérito de Cleiton for ter conseguido transpor para o papel, de maneira simples, clara e certeira, todo o conhecimento adquirido em anos de trabalho, junto a pessoas que acreditavam nunca conseguir sair do endividamento no qual se encontravam – que dirá então economizar e investir seu dinheiro!

O livro busca oferecer aos leitores a educação financeira inteligente que, infelizmente, não recebemos nem em casa e nem na escola, o que resulta no alto número de consumidores inadimplentes e incapazes de quitarem suas próprias contas.

No entanto, a obra Economizar sem perder o prazer de viver vai além; afinal, de nada adianta eliminar as dívidas hoje, se amanhã as contrairemos novamente, e talvez até mais. É preciso planejamento para sair do endividamento, mas é necessário educação e inteligência para não voltar a se endividar.

Cleiton também se utiliza de paramentos psicológicos, pois sabe que, para frear nossos impulsos consumistas, é preciso entender por que gastamos o que gastamos e por que consumimos o que consumimos. Somente assim poderemos cortar despesas desnecessárias sem sofrer, e sem ficar com a sensação de que estamos abrindo mão de algo que nos faz felizes. Por que o dinheiro, apesar de ser algo genuinamente material, está diretamente ligado a questões emocionais, relacionadas à satisfação, status e bem-estar. E é preciso compreender estes detalhes pequenos, porém intensos, que permeiam nossa relação com o dinheiro.

Economizar sem perder o prazer de viver é um livro para pessoas que se encontram endividadas, e também para quem não possui dívida alguma. Para adultos que precisam aprender a lidar com o seu próprio orçamento, e também para crianças e adolescentes que só recebem mesada – mas que amanhã serão consumidores, e como tais precisarão compreender o mecanismo do endividamento para não caírem em armadilhas financeiras.

E, principalmente, trata-se de um livro para quem procura viver com maior tranquilidade e segurança, utilizando o dinheiro ao seu favor, e não contra você.

A obra Economizar sem Perder o prazer de viver está disponível para venda em diversas livrarias ou pelo site www.economizareviver.com

artigo_patrocinado1-300x51