23 de março de 2017

Investimento em CRA: o que é essa opção de investimento?

Ajude o Finanças Forever a crescer ainda mais. Curta e compartilhe nossa página!

investimento-em-cra-o-que-e-essa-opcao-de-investimento

O mercado financeiro apresenta diversas opções de investimento para pessoas físicas e jurídicas. As operações, portanto, exigem atenção e cuidado daqueles que querem ter prosperidade financeira, diminuindo os riscos e aumentando o retorno. O investimento em CRA se tornou uma alternativa viável, uma vez que apresenta aspectos muito vantajosos para as partes envolvidas.

Ficou curioso? Continue a leitura desse artigo e saiba mais!

O que são os investimentos em CRA?

O termo CRA abrange os Certificados de Recebíveis do Agronegócio, isto é, ativos financeiros emitidos por empresas securitizadoras, sendo títulos de crédito privado do setor de agronegócio.

Empresários e cooperativas do ramo optam por esse tipo de ação para receber financiamento das atividades agrícolas e, assim, as securitizadoras garantem o financiamento aos produtores, adquirem e transformam a dívida em um produto comercializável e, para receberem parte dos recebíveis em curto prazo, colocam à venda os títulos, oferecendo aos investidores parte dos juros que receberiam.

Por que investir em CRA

Em momentos de crise, novos caminhos se mostram como alternativa para driblar as dificuldades e melhorar a situação econômica. Com fortalecimento a partir de 2014, as aplicações em CRA são altamente rentáveis, ótimas opções para investimento em médio prazo, mais atrativas que alternativas tradicionais e mais flexíveis.

Quem é beneficiado

O primeiro fator a ser destacado é que esse tipo de ativo concede benefícios e vantagens não só para o investidor, mas também para a empresa que emitiu o título e para o governo.

A empresa securitizadora garante uma parcela do financiado ao produtor rapidamente e visto que o setor agrícola compreende uma grande parte do PIB brasileiro e que o governo não consegue aplicar o investimento necessário, os investidores aparecem como peça fundamental para a movimentação da economia e desenvolvimento dessas áreas.

Características gerais

Além disso, o investimento em CRA é um ativo de renda fixa, isto é, os fluxos de pagamento são previsíveis e apresentam taxas de retorno ainda mais atrativas comparado a outros títulos de renda fixa, como CRI (Certificado de Recebíveis Imobiliários), CDB (Certificado de Depósito Bancário), fundos DI (investimento em títulos públicos atreladas a taxas) ou tesouro direto. São, também, flexíveis e concedem várias possibilidades de rentabilidade, liquidez e prazo de vencimento do título.

Isenção de impostos

Outro fator muito interessante para o investidor é a isenção tributária. Há isenção do Imposto de Renda (IR) para pessoas físicas e Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) para pessoas físicas e jurídicas. E os rendimentos resultantes das aplicações também são isentos de impostos.

Quais são os riscos e desvantagens do CRA

Como qualquer outro investimento, existem riscos e benefícios que valem ser avaliados antes de qualquer negociação e compra. Como ainda é um ativo com fortalecimento recente, muitas pessoas desconhecem a aplicação e, por isso, a venda dos títulos pode ser ainda mais complicada, resultando em uma liquidez baixa.

Além de que, não há garantia do FGC (Fundo Garantidor de Crédito), mecanismo de proteção a investidores, e sim, garantias específicas de cada emissão, variando de companhia para companhia e de negócio para negócio.

A não garantia também concede à aplicação um perfil moderado, considerando tanto as remunerações quanto o tempo de investimento e retorno. Outro fator é a restrição para investidores com poucos recursos, dado que o investimento inicial é de R$ 300 mil, geralmente.

Considerando todos os aspectos do CRA, cabe a cada investidor avaliar se é uma boa maneira de captar recursos e se vale o investimento. Agora, você gostou e aprendeu com o post? Compartilhe-o nas suas redes sociais!

Gostou disto? Curta nossa página e compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Adicionar comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *