26 de março de 2017

Investimento em ações segundo a fórmula de Greenblatt

Ajude o Finanças Forever a crescer ainda mais. Curta e compartilhe nossa página!

Conheça a fórmula de investimento de Joel Greenblatt. Investimento em Bolsa de Valores através dessa fórmula mágica.

Investir em papeis no mercado acionário requer muito estudo, cuidado e prática por parte do investidor, porém sabemos que existem fórmulas e estratégicas “mágicas” que as vezes dão certo e outras não.




Uma das maiores dificuldades na hora de investir é achar ações de empresas financeiramente boas e com preços razoáveis, ou seja, papeis de companhias com um bom potencial de crescimento ao decorrer dos anos, poucas dívidas e com o preço da cotação não muito alto (com desconto) no mercado acionário.


Quem é Joel Greenblatt

O autor e economista Joel Greenblatt [3] propôs em seu livro The Little Book that Beats the Market uma fórmula “mágica” e fácil para garimpar essas ações sub-precificadas.


A fórmula de Greenblatt tenta achar empresas saudáveis e lucrativas e que estejam sendo negociadas na bolsa de valores com valor baixo. Para isso, ele relaciona dois indicadores fundamentalistas muito famosos, o P/L e o ROE.


O P/L [1](Preço/Lucro) é o índice da relação entre o preço da ação dividido pelo lucro líquido por ação. O resultado do P/L teoricamente é a quantidade de anos que você vai rever o retorno do capital investido. Ele nos dá uma idéia se o preço do papel está barato ou caro. Na teoria quanto menor melhor. Você pode entender um pouco mais sobre o indicador no portal InfoMoney clicando aqui.

O ROE [2](Retorno sobre Patrimônio) é calculado a partir do lucro líquido da empresa dividido pelo patrimônio liquido. Quanto maior, melhor. O indicador representa quanto uma empresa consegue gerar de lucro em relação ao capital investido pelo acionista. Ele nos dá uma idéia de como anda a saúde financeira da empresa.




Eu particularmente e em meu portfólio de investimentos individuais não acredito em fórmulas mágicas, porém toda informação que ajudar a garimpar ações é bem vinda. Procuro sempre observar outros fatores além destes dois indicadores fundamentalistas citados acima.


Como por exemplo: O setor onde a companhia atua esta em crescimento? A empresa investe em tecnologia e equipamentos? Entre outros tantos. Algumas vezes mesclando análise fundamentalista e análise técnica.


O ideal seria, quando se vai fazer uma pesquisa de qual ação comprar, ou em qual empresa investir é você investigar companhias de um mesmo setor de atuação. Como por exemplo: petróleo e gás, bancos, saúde, transporte, consumo, e etc.


Faça uma analise profunda nos fundamentos financeiros das companhias de um mesmo setor, só assim você poderá diminuir os riscos de seus investimentos no mercado de capitais. Seja investidor, porém seja consciente, faça a lição de casa, estude onde estará colocando seu precioso dinheiro.


A fórmula de Greenblatt é bem simples de ser calculada.


Como um exemplo prático, utilizaremos companhias que atuam no setor de consumo e varejo, utilizando apenas quatro (4) empresas que as considero “boas”, porém existem outras que vocês podem considerar melhores ou piores.


Este é apenas um exemplo demonstrativo e prático para uma melhor visualização da formula de Greenblatt.


A partir de dados coletados no dia 15/03/2011 as 8:00 am (GMT 00) no site Fundamentus. 


São três passos básicos:


1º passo: Ordene todas as ações que deseja estudar pelo valor do P/L do menor para o maior. Guarde a posição de cada ação na lista:


Empresa e Código da  Ação

P/L

Posição

Lojas Renner         (LREN3)

21,25

1

Hypermarcas         (HYPE3)

38,93

2

Lojas Americanas  (LAME4)

45,14

3

B2W Varejo           (BTOW3)

121,19

4

2º passo: Ordene as mesmas ações pelo valor do ROE do maior para o menor e guarde a posição:


Cód. da Ação

ROE

Posição

LAME4

45,9%

1

LREN3

30,2%

2

BTOW3

9,2%

3

HYPE3

5,9%

4

3º passo: Some a posição do P/L com a posição do ROE de cada ação e ordene pelo valor dessa soma:


Cód. Ação

Posição ROE

Posição P/L

Soma das posições

LREN3

2

1

3

LAME4

1

3

4

HYPE3

4

2

6

BTOW3

3

4

7

A fórmula mágica de Greenblatt, sugere que compramos ações de uma empresa com um P/L baixo e ROE alto, então após o trabalho de coletar os dados em um site confiável ou até mesmo no site da BM&F; Bovespa, colocar-los devidamente em uma planilha, adequar a sua realidade de investimentos e etc.




Segundo Joel Greenblatt, nesta pequena comparação entre quatro companhias do setor de consumo a ação mais atrativa para compra é a da empresa Lojas Renner. Que opera na Bovespa sobre o código LRNE3, uma companhia do setor de consumo que atua no comercio varejista, como: vendas de tecidos, vestuário e calçados.


Para finalizar vocês podem ver que não existe segredo na utilização desta formula, no entanto vale lembrar que se fosse tão fácil assim investir em ações todos nos estaríamos bilionários em poucos anos. Peço a todos que tenham cuidado com as formulas apresentadas por ai, em sites, livros e etc…, pois como todos nós sabemos não existe uma receita de bolo para se ganhar dinheiro na bolsa de valores.


O que vale mesmo é estudar, ler, aprender. Eu particularmente leio muito, leio todos os dias o máximo de informação que posso, estou sempre lendo no caminho ao trabalho, de volta para casa e nas horas disponíveis em minha agenda.


Selecione as melhores informações que se enquadre ao seu perfil de investidor. Maximizando seu tempo, evite desperdiçar seu precioso tempo com a TV (desligue a televisão), redes sociais, vídeo games, entre outras coisas que não agregam valor ao seu conhecimento, atribuindo um maior valor possível a ele (seu conhecimento). Para aprender mais sobre diferentes maneiras de investimentos, desde poupança até Bolsa de Valores, recomendo a leitura do resumo do livro Como Investir Dinheiro, de Rafael Seabra.

Bom, é isso ai pessoal, um forte abraço a todos, e até a próxima.

Links visitados em 20/03/2011 às 11:00 (GMT 00).

[1] http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%8Dndice_Pre%C3%A7o/Lucro

[2] http://pt.wikipedia.org/wiki/ROE

[3] http://en.wikipedia.org/wiki/Joel_Greenblatt

Gostou disto? Curta nossa página e compartilhe este conteúdo com seus amigos.
6 Comentários

Adicionar comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *