18 de setembro de 2018

Investimento de longo prazo: saiba como se planejar em 6 dicas

Ajude o Finanças Forever a crescer ainda mais. Curta e compartilhe nossa página!

investimento-de-longo-prazo-saiba-como-se-planejar-em-6-dicas

Planejar-se a partir de investimentos de longo prazo é o melhor caminho para você que se preocupa em desfrutar de um futuro tranquilo, com a certeza de que seu bem-estar e nível de renda não serão comprometidos. E quanto mais cedo você tiver essa consciência, mais facilmente conseguirá se organizar para atingir seus objetivos.

Existem também investimentos voltados para quem esteja procurando soluções rápidas, por isso, é importante também saber escolher o tipo de investimento de acordo com as suas necessidades. Outro ponto importante é manter as contas do dia a dia também organizadas, afinal, não faz sentido se preocupar com o futuro se as finanças atuais estiverem fora de controle.

E para te ajudar nesse assunto, separamos algumas dicas para você conseguir se organizar com o intuito de apostar nos investimentos de longo prazo. Confira logo abaixo!

1. Organize sua rotina financeira

O primeiro passo para conseguir fazer investimentos de longo prazo é organizar suas contas mensais. Aprendendo a consumir conscientemente e com o hábito de guardar parte dos seus rendimentos, a organização financeira será um hábito e automaticamente você evitará gastos desnecessários e compra de supérfluos.

Use planilhas, aplicativos e organizadores financeiros online para facilitar os cálculos.

2. Tenha sempre uma reserva

Lembre-se de que é muito importante saber exatamente o quanto você poderá gastar por mês com as contas fixas e taxas variáveis como as contas de energia elétrica e telefone, por exemplo.

Caso consiga, reduza gastos considerados desnecessários, pois assim será possível também guardar todos os meses uma reserva para emergências, como por exemplo a manutenção do carro.

3. Defina quais são seus objetivos

Você se sentirá mais motivado em investir para o futuro se tiver planos bem definidos, tais como desfrutar uma boa aposentadoria, compra de um novo imóvel que poderá ser usado para a obtenção de outra fonte de renda, entre outras situações.

Então, antes mesmo de começar a pensar nos investimentos, eleja quais são seus objetivos.

4. Aposte nos investimentos certos

Com os objetivos bem claros, será mais fácil identificar quais são os investimentos indicados para os seus planos.

Entre os principais tipos voltados para retorno a longo prazo estão os fundos de investimentos, mercado de ações, fundos de renda fixa, CDB (Certificado de Depósito Bancário), tesouro direto e previdência privada.

5. Diversificação é um bom negócio

Uma das melhores estratégias usadas por quem pensa em resultados a longo prazo é diversificar o mix de investimentos.

No mercado financeiro, os riscos estão por toda a parte, em menor ou maior probabilidade, mas você conseguirá minimizar possíveis perdas apostando na diversificação, combinando diferentes tipos de investimentos como imóveis, previdência privada e tesouro direto.

6. Melhores investimentos de longo prazo

Existem diversos investimentos de longo prazo rentáveis, mas alguns deles são indicados mesmo para quem conta com pouca experiência no assunto. Os fundos de investimentos são perfeitos para essas situações, pois haverá uma equipe técnica por trás cuidando do seu dinheiro, mesmo que você não entenda muito sobre o assunto.

O CDB também oferece a vantagem de informar qual será o seu rendimento total ao final de aplicação, então, é outra alternativa bem interessante para quem tem pouca experiência no assunto. Essas são apenas algumas opções que você poderá apostar pensando no futuro.

E você, já conhecia todas essas informações sobre investimentos de longo prazo? Não se esqueça de conhecer a Finanças Forever para continuar aprendendo mais sobre finanças!

Gostou disto? Curta nossa página e compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Adicionar comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *