26 de março de 2017

Introdução de investimento em ações

Ajude o Finanças Forever a crescer ainda mais. Curta e compartilhe nossa página!

Conheça um dos métodos de investimento em ações negligentes

Há diversas maneiras de investir na Bolsa de Valores, porém apenas investir em ações de empresas mais conhecidas não é um grande negócio. Temos que saber quando entrar e quando sair. Além de escolher as melhores companhias. Portanto, reconhecer e compreender quais são as ações de valores negociados a preços baixos é o objetivo de todo investidor. Mas como identificar as ações negligentes? Como saber quais são as companhias negligenciadas pelo mercado?

Anos atrás, Sir John Templeton[1] concedeu uma palestra, na qual disse palavras tão simples e sábias de como os investidores deveriam recondicionar seus pensamentos sobre investimentos. Para alcançar o sucesso no mercado de capitais, investindo em papeis negligenciados pelo mercado.

Ele disse então:

“- Se você vai ao médico e ele te passa o diagnóstico e qual o tratamento a ser seguido, você então visita outros 10 médicos e todos dizem o mesmo, você deveria fazer o tratamento o quanto antes. Se você encontra 8 engenheiros que concordam nas mesmas teorias para a construção de uma determinada ponte, deveria seguir estritamente o plano deles para a construção de uma ponte segura. Portanto, quando pensamos em comprar uma ação na bolsa, você não deve seguir a análise de dezenas de analistas e consultores, pois provavelmente elas vão render menos que uma ação negligente.”

 A partir deste ponto de vista, fica claro que uma empresa tida como “popular” pode representar fracos retornos. Uma vez as perspectivas destas empresas já serem conhecidas pelo mercado, e com as avaliações de cada uma delas já publicadas, um grande ônus recai sobre a empresa para atender as expectativas, o que atrapalha no preço das ações. Os papeis sentem certa pressão do mercado. Além do fato de os preços podem estar petrificados.

Veja um exemplo prático ocorrido no ano passado (2010).

A Vale do Rio Doce (VALE5) foi a empresa com o maior número de  recomendações de compra segundo o índice de consenso da InfoMoney (web.infomoney.com.br[2]), portanto entre 31/12/2009 a 31/12/2010 teve um rendimento de 17,27% no preço de suas ações negociadas na bolsa de valores.

Enquanto no mesmo período a Marcopolo S/A (POMO4) recebeu quase 10 vezes menos recomendações e obteve um rendimento histórico de 118,44%. Se compararmos com uma empresa do mesmo setor, transporte e industrial, mesmo assim ela esta na frente. Vejamos o caso da Randon S/A (RAPT4) em todo o ano de 2010 teve o dobro de recomendações que a Marcopolo S/A, mas obteve apenas um rendimento de 21,68% em seu valor de mercado.

Fica claro que, se considerarmos esta como uma estratégia de investimento, os riscos são maiores, mas também se pode ter um rendimento superior do que muitas empresas tidas como vedetes do mercado.

Temos que levar em consideração no entanto que todo o processo de escolha na hora da compra de um determinado papel ou ações requer estudos, e acompanhamento dos dados fundamentalistas e econômicos de cada empresa.

Nesta análise procure levar em consideração três itens que eu particularmente acho muito importante; a margem de lucro, prospecção de mercado para os negócios e as dívidas da compania.

Por fim, não quero dizer que este seria o melhor caminho, mas que seguramente pode ser uma boa alternativa para aplicar pelo menos uma porcentagem de seus investimentos. Diversificando sempre. Diversifique pouco mas diversifique. A maneira mais fácil e inteligente de investir em Bolsa de Valores é através dos ETFs. Saiba mais sobre esse forma de investimento em ações => O que é ETF ?

Se estás interessado a aprender mais sobre investimentos, recomendo fortemente a leitura do resumo do livro Como Investir Dinheiro de Rafael Seabra.

Um forte abraço a todos e bons negócios, até a próxima.

FONTE: [1] Livro: Investing in Neglected Stocks (Scott Phillips)

                 [2] InfoMoney (web.infomoney.com.br)

Gostou disto? Curta nossa página e compartilhe este conteúdo com seus amigos.
2 Comentários

Adicionar comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *